Pular para o conteúdo principal

JS - Tipos de dados e objetos

Iniciaremos nesse post a ver o que são e como são construídos os objetos no Javascript, devemos ter em mente que os objetos em geral refletem um objeto da vida real, possuindo propriedades e comportamentos que o descreve.

Tipos primitivos

Os tipos primitivos são os já vistos até aqui, fornecidos pela própria linguagem:

  • number, números inteiros ou decimais;
  • string, texto contido entre '' ou "";
  • boolean, true ou false;
  • null, sem valor atribuído;
  • undefined, desconhecimento de valor;

Tipo objeto

Tudo o que não for um um tipo primitivo é um objeto, vamos a alguns exemplos:

  • { prop1: 1, prop2: 'Teste' } (objeto anonimo contendo duas propriedades);
  • meuObjeto = { cod: 100, nom: 'abcd', tip: true} (objeto chamado "meuObjeto" tres propriedades);
  • meuObjeto.cod (acessando diretamente o valor da propriedade "cod" do objeto "meuObjeto");
  • var obj = function() {return 'Funcao anonima'}; (objeto "obj" sendo atribuido com uma função anonima);
  • obj() (executando a função); 

Métodos de objeto

São funções atribuídas a propriedades de um objeto, determinam quais açoes um objeto pode executar:

  • var animal = { tipo: 'cachorro', nome: 'fido', idade: 3} (criamos um objeto animal)
  • animal.raca = 'vira lata'; (dessa forma criamos uma nova propriedade no objeto, sem que as informações atuais se perdessem);
  • animal.informacoes = function() { return animal.tipo + ' ' + animal.raca + ' chamado ' + animal.nome + ' com ' + animal.idade + 'ano(s)' } (dessa forma criamos um método no objeto que nos retorna um texto contendo informações sobre o animal);




Comentários

Mais visitadas

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Centralizar Texto em Edit

Como todos sabemos o Edit mantém todo texto digitado a esquerda, o que não fica bem quando o usamos para a entrada de números, pois bem, o exemplo abaixo apresenta uma alternativa para centralizar um determinado valor dentro de um Edit: procedure EditChange(Sender: TObject); var vl_label : TLabel; //variável do tipo Label begin vl_label := TLabel.Create(self); //criamos um label WITH vl_label DO BEGIN Font.Name := TEdit(sender).Font.Name; //pegamos a fonte usada no edit Caption := TEdit(sender).Text; //pegamos o conteúdo do edit SendMessage(TEdit(sender).Handle, EM_SETMARGINS, EC_LEFTMARGIN, (TEdit(sender).Width-vl_label.Width) div 2); //centraliza no label e retorna para o edit END ; vl_label.Free; end ;