Pular para o conteúdo principal

JS - Introdução a programação funcional

Em resumo, programação funcional é o paradigma de programação baseado em funções e suas características que evita estados ou dados mutáveis. Para trabalhar nesse paradigma a linguagem deve possuir algumas características:

Funções são objetos de primeira classe

As funções são tratadas como objetos, ou seja, tudo que é possível fazer com objetos também pode ser feito com funções.

Um objeto literal

var pessoa = { nome: 'Eduardo', sexo: 'Masculino'}

Uma função literal

function soma(a, b) { return a + b; }

Atribuição de um objeto

var carro = {};

Atribuição de uma função

var func = function func() {};

Uma função pode retornar um objeto

Permite que e as propriedades desse objeto possam ser acessadas a partir da execução da função:

function recuperarCarro() {
  return {
marca: 'Fiat',
modelo: 'Palio'
  }
}

recuperarCarro().marca;

Uma função pode retornar outra função

Permite a execução de uma função após a execução de outra, no exemplo abaixo a função principal recebe um valor que é usado como base pela função retornada:

function calculoBase(valorBase){
  return function(valor) {
     return valorBase + valor;
  };
}

var calcBase = calculoBase(2);
calcBase(3); (retorna 5)
calcBase(4); (retorna 6)
calculoBase(2)(5); (retorna 7)

Uma função pode receber um objeto por parâmetro

var carro = { cor: 'Prata' };
function recuperarCor(c) { return c.cor; };

Uma função pode receber outra função por parâmetro

No exemplo abaixo temos uma função que executa outras funções:

function executarFuncao(func) { return func(); };
executarFuncao( recuperarCarro );
executarFuncao( function() { return 'Teste'; });




Comentários

Mais visitadas

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a...