Pular para o conteúdo principal

JS - Introdução a programação funcional

Em resumo, programação funcional é o paradigma de programação baseado em funções e suas características que evita estados ou dados mutáveis. Para trabalhar nesse paradigma a linguagem deve possuir algumas características:

Funções são objetos de primeira classe

As funções são tratadas como objetos, ou seja, tudo que é possível fazer com objetos também pode ser feito com funções.

Um objeto literal

var pessoa = { nome: 'Eduardo', sexo: 'Masculino'}

Uma função literal

function soma(a, b) { return a + b; }

Atribuição de um objeto

var carro = {};

Atribuição de uma função

var func = function func() {};

Uma função pode retornar um objeto

Permite que e as propriedades desse objeto possam ser acessadas a partir da execução da função:

function recuperarCarro() {
  return {
marca: 'Fiat',
modelo: 'Palio'
  }
}

recuperarCarro().marca;

Uma função pode retornar outra função

Permite a execução de uma função após a execução de outra, no exemplo abaixo a função principal recebe um valor que é usado como base pela função retornada:

function calculoBase(valorBase){
  return function(valor) {
     return valorBase + valor;
  };
}

var calcBase = calculoBase(2);
calcBase(3); (retorna 5)
calcBase(4); (retorna 6)
calculoBase(2)(5); (retorna 7)

Uma função pode receber um objeto por parâmetro

var carro = { cor: 'Prata' };
function recuperarCor(c) { return c.cor; };

Uma função pode receber outra função por parâmetro

No exemplo abaixo temos uma função que executa outras funções:

function executarFuncao(func) { return func(); };
executarFuncao( recuperarCarro );
executarFuncao( function() { return 'Teste'; });




Comentários

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do       begin         if TemAtributo(F.Attr,

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width :=