Pular para o conteúdo principal

JS - Introdução a programação funcional

Em resumo, programação funcional é o paradigma de programação baseado em funções e suas características que evita estados ou dados mutáveis. Para trabalhar nesse paradigma a linguagem deve possuir algumas características:

Funções são objetos de primeira classe

As funções são tratadas como objetos, ou seja, tudo que é possível fazer com objetos também pode ser feito com funções.

Um objeto literal

var pessoa = { nome: 'Eduardo', sexo: 'Masculino'}

Uma função literal

function soma(a, b) { return a + b; }

Atribuição de um objeto

var carro = {};

Atribuição de uma função

var func = function func() {};

Uma função pode retornar um objeto

Permite que e as propriedades desse objeto possam ser acessadas a partir da execução da função:

function recuperarCarro() {
  return {
marca: 'Fiat',
modelo: 'Palio'
  }
}

recuperarCarro().marca;

Uma função pode retornar outra função

Permite a execução de uma função após a execução de outra, no exemplo abaixo a função principal recebe um valor que é usado como base pela função retornada:

function calculoBase(valorBase){
  return function(valor) {
     return valorBase + valor;
  };
}

var calcBase = calculoBase(2);
calcBase(3); (retorna 5)
calcBase(4); (retorna 6)
calculoBase(2)(5); (retorna 7)

Uma função pode receber um objeto por parâmetro

var carro = { cor: 'Prata' };
function recuperarCor(c) { return c.cor; };

Uma função pode receber outra função por parâmetro

No exemplo abaixo temos uma função que executa outras funções:

function executarFuncao(func) { return func(); };
executarFuncao( recuperarCarro );
executarFuncao( function() { return 'Teste'; });




Comentários

Mais visitadas

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...

Palavra com a primeira letra em Maiúsculo (Delphi)

Para casos onde temos palavras que são armazenadas todas em maiúsculo, geralmente surge a necessidade de utiliza-la de uma maneira mais elegante, como o título sugere, então vamos lá: function Primeira_Letra_Maiuscula(p_texto: string): string; begin IF p_texto <> '' THEN result := UpperCase(Copy(p_texto,1,1))+LowerCase(Copy(p_texto,2,Length(p_texto))); end;

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD...