Clojure é uma linguagem de programação de propósito geral com ênfase em programação funcional. É executada na Máquina Virtual Java (JVM) por padrão, mas existem versões alternativas para outros ambientes de execução, como Clojure CLR, que compila código para a plataforma .NET e ClojureScript, que compila código Clojure para JavaScript.
Ele incentiva imutabilidade e estruturas de dados imutáveis. Enquanto o seu sistema de tipos é totalmente dinâmico, esforços recentes também têm procurado a implementação gradual de tipagem forte. Clojure incentiva programadores a serem explícitos sobre o gerenciamento de estado e identidade. Este foco em programação com valores imutáveis e explícitos no decorrer do tempo se destina a facilitar o desenvolvimento de programas mais robustos.
A Programação Funcional é um dos diversos paradigmas do universo da programação, isto é, uma outra maneira de organizar nosso pensamento ao escrever um código e seu maior diferencial é que as funções são o principal elemento utilizado para criar seus programas.
Nos artigos abaixo veremos as vantagens e desvantagens da linguagem e do paradigma, trabalharemos com estado em um mundo que favorece imutabilidade, entendendo como criar garantias com schemas, trabalhando com boas práticas e criando testes de exemplos e de propriedades.
Veja mais em:
Nossas postagens
- Preparando o ambiente
- Funções, vetores e def
- Criando nossa primeira função
- Símbolos globais e locais
- Usando mais de um símbolo com o let
- Condicionais
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.