Pular para o conteúdo principal

Clojure - Preparando o ambiente

Antes de mais nada precisamos preparar nosso ambiente para podermos começar a brincar, no link oficial temos os processos de instalação de acordo com os SOs suportados, nessa postagem iremos falar sobre as instalações no Linux e no Windows.

Windows

Para a instalação no Windows podemos usar o instalador ou fazer o processo via linha de comando com o PowerShell, esse último seguindo as seguintes instruções (conforme indicado aqui):

  • Se certificar que o PowerShell esta na versão 5 ou posterior, para tal basta abrir o mesmo (pressione "Windows + X", escolha "Executar" e digite o comando "Powershell"), e em seguida digitar o comando "get-host":

Versão do PowerShell

  • Também devem estar instalados o ".NET Core SDK 2.1+ or .NET Framework 4.5+ (ou mais recente)". Além disso precisaremos do Java 8+ e a variável de ambiente JAVA_HOME configurada;
  • Se tudo estiver certo basta executar o comando para o download "iwr -useb download.clojure.org/install/win-install-1.10.3.1058.ps1 | iex":
Baixando o Clojure

  • Como podemos ver acima, após o download nos é apresentada uma lista de possíveis locais para a instalação, no nosso caso escolheremos a opção "2":
Instalando o Clojure

  • Se tudo correu bem até aqui temos nossa configuração inicial pronta;

Linux

  • Em nosso caso estamos usando a distribuição Ubuntu 18.4;
  • Precisamos garantir que as seguintes dependências estão instaladas: bash, curl, rlwrap e o Java (em nosso caso precisamos instalar apenas o Java,  e para tal utilizamos esse artigo);
  • Se estiver tudo OK basta baixar um script pronto (com o curl), depois executar ele:

Baixando e instalando o Clojure no Linux

Conclusão

Concluímos a instalação base do Clojure tanto no Windows como no Linux, nas próximas postagens começaremos nossa caminhada!

Saiba mais

Comentários

Mais visitadas

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...