Pular para o conteúdo principal

PHP



O PHP (acrônimo para "PHP: Hypertext Preprocessor") é uma linguagem de programação de código aberto amplamente utilizada para desenvolvimento web. Ela foi criada em 1995 por Rasmus Lerdorf e é atualmente mantida pela comunidade PHP.

A história do PHP começa com Lerdorf criando scripts simples para gerenciar seu currículo online. Esses scripts evoluíram para formar a primeira versão do PHP, chamada de "Personal Home Page Tools". A partir daí, a linguagem continuou a evoluir e a adquirir novos recursos, e em 1997, a versão 2.0 foi lançada com suporte a objetos e outras funcionalidades. Em 2000, a versão 3.0 foi lançada e incluiu suporte a banco de dados e melhorias significativas na performance.


Hoje, o PHP é usado em mais de 80% dos sites na internet, incluindo sites populares como Facebook, WordPress e Wikipedia. Isso se deve, em parte, à sua facilidade de uso e à grande quantidade de recursos e bibliotecas disponíveis. Além disso, o PHP é compatível com diversos sistemas operacionais e servidores web, o que o torna acessível para desenvolvedores de todos os níveis de habilidade.


Uma das principais vantagens do PHP é a sua capacidade de se integrar facilmente a bancos de dados, como MySQL, permitindo a criação de aplicações web dinâmicas e interativas. Isso o torna ideal para desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) e aplicativos web.


Um exemplo de sucesso do uso do PHP é o Facebook. A rede social foi desenvolvida inteiramente usando PHP e, desde então, tem se tornado uma das maiores e mais populares do mundo. Isso mostra a capacidade do PHP de lidar com grandes volumes de dados e tráfego, além de sua escalabilidade e desempenho.


Em resumo, o PHP é uma linguagem de programação de código aberto amplamente utilizada para desenvolvimento web. Sua história se iniciou com um simples script para gerenciar um currículo online e evoluiu para uma linguagem completa e robusta, utilizada em milhões de sites e aplicativos ao redor do mundo. Seu uso facilitado, a grande quantidade de recursos e bibliotecas disponíveis e a sua capacidade de se integrar com bancos de dados são alguns dos motivos que a tornaram tão amplamente utilizada.


Algumas de nossas postagens:

  1. Como instalar?
  2. Criando scripts e os executando pela linha de comando
  3. Variáveis e funções
  4. Classes e objetos
  5. Herança e polimorfismo
  6. Encapsulamento e modificadores de acesso
  7. Construtores e destrutores
  8. Interfaces e classes abstratas
  9. Namespaces
  10. PSRs
  11. Da forma certa


Comentários

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width :=