Pular para o conteúdo principal

PHP - Classes e objetos

Seguindo nosso aprendizado sobre PHP hoje veremos um pouco sobre classes e objetos. Neste post, vamos mostrar como usar classes e objetos no PHP incluindo exemplos práticos (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui).


Classes e objetos foram introduzidos no PHP a partir da versão 4, lançada em 2000, sendo isso um dos principais motivos para sua popularidade crescente como linguagem de programação para desenvolvimento web. Antes disso, o PHP era principalmente utilizado como linguagem de script para a criação de páginas dinâmicas.


Classes em PHP

Uma classe é um modelo para a criação de objetos. Ela define as propriedades (estado) e métodos (comportamento) dos objetos criados a partir dela. Por exemplo, a seguinte classe "Pessoa" define as propriedades "nome" e "idade" e o método "imprimirDados":

    
        class Pessoa {
                public $nome;
                public $idade;
                public function imprimirDados() {
                    echo "Nome: " . $this->nome . "\n";
                    echo "Idade: " . $this->idade . "\n";
                }
            }
    

Objetos em PHP

Os objetos são instâncias das classes. Eles possuem seus próprios valores para as propriedades e podem acessar os métodos da classe. Por exemplo, o seguinte código cria um objeto "pessoa1" a partir da classe "Pessoa" e preenche as propriedades "nome" e "idade" antes de chamar o método "imprimirDados":

    
        $pessoa1 = new Pessoa();
        $pessoa1->nome = "João";
        $pessoa1->idade = 30;
        $pessoa1->imprimirDados();
    

Outro exemplo seria criar uma classe automovel com atributos marca, modelo, ano de fabricação e cor, com metodos para acelerar e frear o carro.

    
        class Automovel {
            public $marca;
            public $modelo;
            public $ano;
            public $cor;
        
            public function __construct($marca, $modelo, $ano, $cor) {
                $this->marca = $marca;
                $this->modelo = $modelo;
                $this->ano = $ano;
                $this->cor = $cor;
            }
        
            public function acelerar() {
                echo "Acelerando...\n";
            }
        
            public function frear() {
                echo "Freando...\n";
            }
        }
        
        // Cria um novo objeto da classe Automovel
        $meuCarro = new Automovel("Ford", "Mustang", 2019, "Vermelho");
        
        // Exibe as informações do carro
        echo "Meu carro é um {$meuCarro->ano} {$meuCarro->marca} {$meuCarro->modelo} na cor {$meuCarro->cor}\n";
        
        // Acelera o carro
        $meuCarro->acelerar();
        
        // Freia o carro
        $meuCarro->frear();
        
    

Conclusão

Podemos concluir que a grande vantagem de trabalhar com classes e objetos em PHP é que elas permitem a organização e a reutilização do código. As classes fornecem uma estrutura para criar objetos que possuem propriedades e comportamentos específicos. Isso nos permite modelar os dados e lógica de negócios de maneira mais clara e organizada, tornando o código mais fácil de entender e manter. Além disso, as classes podem ser herdadas e reutilizadas em outras partes do código, o que ajuda a evitar a duplicação de código e acelerar o desenvolvimento.

Comentários

Mais visitadas

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Centralizar Texto em Edit

Como todos sabemos o Edit mantém todo texto digitado a esquerda, o que não fica bem quando o usamos para a entrada de números, pois bem, o exemplo abaixo apresenta uma alternativa para centralizar um determinado valor dentro de um Edit: procedure EditChange(Sender: TObject); var vl_label : TLabel; //variável do tipo Label begin vl_label := TLabel.Create(self); //criamos um label WITH vl_label DO BEGIN Font.Name := TEdit(sender).Font.Name; //pegamos a fonte usada no edit Caption := TEdit(sender).Text; //pegamos o conteúdo do edit SendMessage(TEdit(sender).Handle, EM_SETMARGINS, EC_LEFTMARGIN, (TEdit(sender).Width-vl_label.Width) div 2); //centraliza no label e retorna para o edit END ; vl_label.Free; end ;