Pular para o conteúdo principal

JS

JavaScript, frequentemente abreviado como JS, é uma linguagem de programação interpretada de alto nível, caracterizada também, como dinâmica, fracamente tipificada, prototype-based e multi-paradigma. Juntamente com HTML e CSS, o JavaScript é uma das três principais tecnologias da World Wide Web. JavaScript permite páginas da Web interativas e, portanto, é uma parte essencial dos aplicativos da web. A grande maioria dos sites usa, e todos os principais navegadores têm um mecanismo JavaScript dedicado para executá-lo.

É atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. É também bastante utilizada do lado do servidor através de ambientes como o node.js.

Como uma linguagem multi-paradigma, o JavaScript suporta estilos de programação orientados a eventos, funcionais e imperativos (incluindo orientado a objetos e prototype-based), apresentando recursos como fechamentos (closures) e funções de alta ordem comumente indisponíveis em linguagens populares como Java e C++. Possuí APIs para trabalhar com texto, matrizes, datas, expressões regulares e o DOM, mas a linguagem em si não inclui nenhuma E/S, como instalações de rede, armazenamento ou gráficos, contando com isso no ambiente host em que está embutido.

É baseada em ECMAScript, padronizada pela Ecma international nas especificações ECMA-262 e ISO/IEC 16262. 
JavaScript é a linguagem de programaçao da Web
JavaScript é fácil de aprender

  1. Como testar meu código Javascript?
  2. Variáveis e tipos de dados
  3. Operadores
  4. Funções
  5. Operadores lógicos
  6. Operadores unários
  7. Estrutura léxica
  8. Instruções condicionais - if
  9. Tipos de dados e objetos
  10. Truthy e falsy
  11. Condicional ternário
  12. Escopo de variáveis e funções
  13. Funções - retornos e parâmetros com arrays e objetos
  14. Instruções condicionais - switch
  15. Operador virgula
  16. Estruturas de repetição - while
  17. Operador módulo
  18. Um pouco mais sobre Arrays
  19. Estruturas de repetição - for
  20. Introdução a programação funcional
  21. Hoisting
  22. IIFE - immediatley-invoked function expression
  23. Wrapper objects
  24. typeof
  25. Estruturas de repetição - do / while
  26. Estruturas de repetição - for in
  27. Saltos
  28. Criação de objetos
  29. Métodos de objeto
  30. Métodos de arrays - push, pop, length, join, reverse e sort
  31. Métodos de arrays - toString, concat, unshift e shift
  32. Métodos de arrays - Slice e splice
  33. Métodos de arrays - forEach, every e some
  34. Métodos de arrays - map e filter
  35. Métodos de arrays - reduce e reduceRight
  36. JS no browser
  37. O objeto this
  38. Arguments
  39. use strict

Comentários

Mais visitadas

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a...

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...

Centralizar Texto em Edit

Como todos sabemos o Edit mantém todo texto digitado a esquerda, o que não fica bem quando o usamos para a entrada de números, pois bem, o exemplo abaixo apresenta uma alternativa para centralizar um determinado valor dentro de um Edit: procedure EditChange(Sender: TObject); var vl_label : TLabel; //variável do tipo Label begin vl_label := TLabel.Create(self); //criamos um label WITH vl_label DO BEGIN Font.Name := TEdit(sender).Font.Name; //pegamos a fonte usada no edit Caption := TEdit(sender).Text; //pegamos o conteúdo do edit SendMessage(TEdit(sender).Handle, EM_SETMARGINS, EC_LEFTMARGIN, (TEdit(sender).Width-vl_label.Width) div 2); //centraliza no label e retorna para o edit END ; vl_label.Free; end ;