Pular para o conteúdo principal

Python: Guia Técnico para Iniciantes e Desenvolvedores

 

Python: Guia Técnico para Iniciantes e Desenvolvedores



Se você quer mergulhar de vez no mundo do Python com uma abordagem mais técnica, este post é para você! Vamos falar sobre como configurar seu ambiente de desenvolvimento usando VS Code, entender a sintaxe da linguagem, aprender a trabalhar com classes, variáveis, métodos e explorar as principais estruturas de dados. No final, você terá uma base sólida para criar aplicações Python.

Configurando o Ambiente no VS Code

Para programar em Python, o VS Code é uma ótima escolha por ser leve, versátil e oferecer diversos recursos. Siga os passos abaixo para configurar:

  1. Instale o VS Code: Baixe e instale a versão mais recente do VS Code.
  2. Instale o Python: Baixe e instale o Python se ainda não o tiver.
  3. Extensão Python: No VS Code, acesse a aba de extensões e instale a extensão oficial "Python" da Microsoft.
  4. Configuração de Linting e Formatação:
    • Recomenda-se instalar o pylint para linting e o black para formatação automática.
    • No terminal, execute:
      pip install pylint black
      
    • Configure o VS Code para usar o black como formatador padrão.

Sintaxe Básica do Python

Declarando Variáveis

Em Python, não é necessário especificar o tipo da variável; a linguagem faz isso automaticamente:

# Inteiros
idade = 25

# Decimais (float)
altura = 1.75

# Strings
nome = "Alice"

# Booleanos
estudante = True

Imprimindo no Console

Use a função print para exibir informações no console:

print("Nome:", nome)
print(f"Idade: {idade}, Altura: {altura}")  # Interpolação de strings

Operações Matemáticas

Python suporta todas as operações matemáticas básicas:

soma = 10 + 5
subtracao = 10 - 3
multiplicacao = 4 * 5
divisao = 10 / 2
potencia = 2 ** 3
print("Resultado da soma:", soma)

Trabalhando com Classes

Python suporta a orientação a objetos, permitindo criar classes com propriedades e métodos:

class Pessoa:
    def __init__(self, nome, idade):
        self.nome = nome  # Propriedade
        self.idade = idade

    def saudacao(self):
        print(f"Olá, meu nome é {self.nome} e eu tenho {self.idade} anos.")

# Criando um objeto
p1 = Pessoa("Alice", 25)
p1.saudacao()

Estruturas de Dados

Listas

Listas são coleções ordenadas e mutáveis:

# Criando uma lista
frutas = ["maçã", "banana", "laranja"]

# Adicionando elementos
frutas.append("uva")

# Removendo elementos
frutas.remove("banana")

# Acessando elementos
print(frutas[0])  # maçã

# Encontrando elementos
if "laranja" in frutas:
    print("Laranja está na lista")

# Iterando sobre a lista
for fruta in frutas:
    print(fruta)

Dicionários

Dicionários armazenam pares de chave-valor:

# Criando um dicionário
pessoa = {
    "nome": "Alice",
    "idade": 25,
    "cidade": "São Paulo"
}

# Acessando valores
print(pessoa["nome"])

# Adicionando novos pares
pessoa["profissão"] = "Engenheira"

# Iterando sobre o dicionário
for chave, valor in pessoa.items():
    print(f"{chave}: {valor}")

Conjuntos (Sets)

Conjuntos armazenam elementos únicos e não ordenados:

# Criando um conjunto
numeros = {1, 2, 3, 4}

# Adicionando elementos
numeros.add(5)

# Removendo elementos
numeros.remove(2)

# Verificando presença
print(3 in numeros)  # True

Conclusão

Python é uma linguagem incrível, não apenas por sua sintaxe simples e direta, mas também pela vasta gama de aplicações que oferece. Com um ambiente bem configurado no VS Code e o conhecimento básico das estruturas de dados e orientação a objetos, você está pronto para explorar ainda mais!

Agora é a sua vez: experimente os exemplos, crie suas próprias classes e listas, e divirta-se com Python. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários!

Comentários

Mais visitadas

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn Se você já desenvolveu uma aplicação Flask básica, sabe que o servidor de desenvolvimento embutido não é ideal para produção. Ele não é projetado para lidar com altos volumes de tráfego ou conexões simultâneas. Para tornar sua aplicação Flask mais robusta e pronta para produção, podemos usar o Gunicorn como servidor de aplicação e o Nginx como proxy reverso. Neste artigo, vamos adaptar o exemplo anterior ( Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker ) para incluir o Nginx e o Gunicorn. O que são Nginx e Gunicorn? Gunicorn O Gunicorn (Green Unicorn) é um servidor de aplicação WSGI que roda aplicações Python como o Flask. Ele é eficiente e simples de configurar, lidando com múltiplas requisições ao mesmo tempo, algo que o servidor embutido do Flask não faz bem. Nginx O Nginx é um servidor web que atua como um proxy reverso. Ele recebe requisições HTTP e as encaminha ao Gunicorn. Além disso, o Nginx pode: Servir arquivos ...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...