Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo:
- Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto:
var
Minha_caixa : array of TEdit;
- Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez:
setLength(Minha_caixa, 10)
- Agora iremos criar nossa caixa de texto:
// lembrando que o vetor inicia em zero
// logo o índice final é o tamanho total - 1
for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do
begin
Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self);
with Minha_caixa[vl_i] do
begin
Parent := Self;
Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i);
Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !';
ReadOnly := true;
Height := 21;
Width := 65;
Top := 80;
Left := 100;
end;
end;
-Bom tudo certo, agora o que acontece se em determinado ponto do meu programa eu precisar usar essa caixa antes que ela tenha sido criada? Simples irá ocorrer um erro, então para evitar isso devemos verificar se ela já existe para então começar a utiliza-la:
if Assigned(Minha_caixa) then
Mto obrigada por sempre visitar meu Blog!
ResponderExcluirO seu é mto bom;
Apesar de eu não entender quase nada shaushaus
Mas vou me esforças para isso!!
Caso queira parceria, passa no Dona Lau
Bjokas!
Visita la dpois... ta mto legal aki
ResponderExcluirwww.badalokos.com