Pular para o conteúdo principal

Ler de um arquivo de configuração (.INI no Delphi)

Em muitos casos precisamos tornar nossas aplicações customizáveis, disponibilizando parâmetros que possam ser alterados, sejam eles informações a respeito de uma conexão com o banco de dados, uma senha, ou mesmo possibilitar a alteração do layout do sistema, tudo depende da necessidade e de como o programador pensa em termos de mobilidade para o usuário final.

Exemplo de arquivo INI

[PARAMETRO]
SENHA=12345


Lendo um arquivo INI

var
// variável que irá conter o arquivo
config : TIniFile;
// variável que irá armazenar parâmetro a ser lido do arquivo
param : string;

begin
// associa o arquivo de configuração a variável
config := TIniFile.Create('C:\Aplicacao\config.ini');
//variável param recebe 12345
param := config.readstring('PARAMETRO','SENHA','');

end;

Comentários

  1. Eduardo, saberia me falar como faço para alterar uma ini que não tem seção????
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rawgleison Amaral!

    Um arquivo nesse formato não é encarado como "ini", para tal utilize o TStringList:

    with TStringList.Create do
    try
    LoadFromFile('C:\Aplicacao\config.ini');
    ShowMessage(Values['SENHA']);
    finally
    Free;
    end;

    ResponderExcluir
  3. Olá, no caso criei isso para logar com o banco de dados, sem ter nenhuma ferramenta, mas não funciona, alguém sabe me dizer porque?

    Config := TIniFile.Create(‘.\INI\banco.ini’);
    Config.WriteString(‘HELPTECH’, ‘Databasename’,’.\Banco de dados\BANCO.GDB’);
    Config.WriteString(‘HELPTECH’, ‘User_Name’, ‘SYSDBA’);
    Config.WriteString(‘HELPTECH’, ‘Password’, ‘masterkey’);

    Config.ReadString(‘HELPTECH’, ‘Databasename’,”);
    Config.ReadString(‘HELPTECH’, ‘User_Name’, ”);
    Config.ReadString(‘HELPTECH’, ‘Password’, ”);

    Config.Free;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      O que exatamente esta acontecendo? Os valores não são recuperados corretamente?

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Lista de políticos com ficha suja

ATUALIZAÇÃO (08/03/2012 ano de eleição) Representantes de duas pessoas da lista (Eliseu Padilha e Alex Canziani) entraram em contato e pediram que esses fossem removidos, alegando que não houve condenação. É justo essa requisição, porém vale lembrar que escândalos nacionalmente reconhecidos de corrupção não deram em nada, por isso o que realmente conta nesse ano de eleição é uma pesquisa minuciosa sobre os candidatos escolhidos, eu particularmente, por não estar nem um pouco satisfeito, não irei votar em ninguém que já tenha sido eleito. Estou voltando a postar por um motivo nobre, meu tempo continua apertado mas esse post é rápido, na verdade nem meu ele é (visitem o espaço de nosso amigo Lord ), estou apenas repassando essa valiosa informação. Teremos eleição esse ano, e é importante não repetirmos erros passados, vamos ficar atentos em relação a esses nomes e exclui-los de vez do cenário politico nacional. Façamos nossa parte, publicando em nossos blog...