Pular para o conteúdo principal

Oracle

O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia.
Ellison e os co-fundadores da Oracle Corporation, Bob Miner e Ed Oates, perceberam que havia um tremendo potencial de negócios no modelo de banco de dados relacional tornando assim a maior empresa de software empresarial do mundo.
O SGBD da Oracle é líder de mercado. O Oracle 9i foi pioneiro no suporte ao modelo web. O Oracle 10g, mais recente, se baseia na tecnologia de grid. Recentemente fora lançado o Oracle 11g que veio com melhorias em relação ao Oracle 10g.
Além da base de dados, a Oracle desenvolve uma suíte de desenvolvimento chamada de Oracle Developer Suite, utilizada na construção de programas de computador que interagem com a sua base de dados. A Oracle também criou a linguagem de programação PL/SQL, utilizada no processamento de transações.

Matérias e dicas relacionadas ao Oracle e ao PL/SQL
  1. Consulta Top-N Oracle
  2. Usando o Oracle I
  3. Usando o Oracle II
  4. Como verificar qual simbolo é o separador decimal (Oracle)
  5. Funções de Data Oracle
  6. Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)
  7. Array no PL/SQL (Oracle)
  8. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 1: Introdução ao SQL
  9. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 2: Usando comandos DDL para criar e manipular tabelas
  10. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 3: Manipulando dados
  11. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 4: Recuperando dados usando o comando SELECT
  12. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 5: Restringindo e ordenando dados
  13. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 6: Usando funções de linha única (single-row) para customizar a saída de dados
  14. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 7: Apresentando dados agregados utilizando funções de grupo
  15. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 8: Apresentando dados de varias tabelas
  16. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 9: Recuperando dados utilizando subconsultas
  17. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 10: Criando outros objetos de schema
  18. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 11: Gerenciando objetos de schema
  19. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 12: Utilizando os operadores SET
  20. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 13: Gerando resultados com o agrupamento de dados relacionados
  21. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 14: Manipulando objetos com as visões do dicionário de dados
  22. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 15: Manipulando grandes massas de dados
  23. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 16: Recuperação hierárquica
  24. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 17: Suporte a expressões regulares
  25. O que devemos conhecer sobre SQL/Oracle Parte 18: Controlando o acesso dos usuários 
  26. Loop com execute immediate (Oracle)
  27. Verificar privilégios de um usuário (Oracle)
  28. Consulta para ver o conteúdo de um pacote (Oracle)

Comentários

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do       begin         if TemAtributo(F.Attr,

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width :=