Pular para o conteúdo principal

SQL Server



Em 1988 a Microsoft lançou sua primeira versão do SQL Server. Ela foi desenvolvida para a plataforma OS/2 juntamente com a Microsoft e a Sybase.


Durante os anos 90 a Microsoft iniciou o desenvolvimento de uma versão para a plataforma NT. Enquanto o SQL Server estava sendo desenvolvido a Microsoft decidiu que ele deveria ser uma camada encapsulada sobre o sistema operacional NT.
Em 1992 a Microsoft assumiu a responsabilidade maior sobre o futuro do SQL Server para o NT.
Em 1993 o Windows NT 3.1 e o SQL Server 4.2 para NT foram lançados. A filosofia da Microsoft em combinar um banco de alta performance com uma interface fácil de usar mostrou-se um sucesso. Microsoft rapidamente tornou-se o segundo mais popular vendedor de softwares de bancos de dados relacionais.
Em 1994 a Microsoft e a Sybase formalmente encerraram sua parceria.
Em 1995 a Microsoft lançou a versão 6.0 do SQL Server. Esse lançamento foi uma das maiores rescritas da tecnologia SQL Server. A versão 6.0 aumentou a performance substancialmente provendo mecanismos internos de replicação e administração centralizada.
Em 1996 a Microsoft lançou a versão 6.5 do SQL Server. Essa versão trouxe melhoras significativas para a tecnologia e disponibilizou diversas novas funcionalidades.
Em 1997 a Microsoft lançou a versão Enterprise do SQL 6.5.
Em 1998 a Microsoft lançou a versão 7 do SQL Server o qual foi completamente rescrito.
Em 2000 a Microsoft lançou o SQL Server 2000. O SQL Server 2000 é o lançamento mais importante do SQL Server até o momento. Essa versão foi construída sobre o framework do SQL Server 7.0. De acordo com o time de desenvolvimento do SQL Server essas mudanças foram desenvolvidas para tornar essa tecnologia mais nova pelos próximos 10 anos.
2003 - O SQL Server 2000 ganha a sua versão em 64-bit podendo acessar maiores quantidades de memória. Infelizmente o time teve de escolher e optou por lançar o SQL Server 2000 apenas para o Itanium.
2005 - É lançado o SQL Server 2005 (com o codinome Yukon) com grande integração a plataforma .NET. O SQL Server dá mais um passo em direção às grandes plataformas corporativas. A Microsoft exibe alguns grandes casos de sucesso (como a Xerox que consegue realizar até 7.000.000 de transações diárias utilizando o SQL Server 2005 e a Bovespa que é a bolsa de valores do Brasil).

2007 - A Microsoft divulga em uma feira mundial de Business Intelligence o lançamento do SQL Server 2008 previsto para 2008. O principal slogan é "ir um pouco além do relacional". Novas funcionalidades como tipos de dados geográficos, controle de carga por usuário, etc estão previstas.

Matérias e dicas relacionadas ao SQL Server


  1. Consulta Top-N SQL Server

Comentários

Mais visitadas

Array no PL/SQL (Oracle)

Trabalhar com estruturas indexadas pode nos poupar muito trabalho, deixar o código mais limpo e reutilizável, pois bem vamos dar um exemplo de como fazer isso no PL/SQL. Criaremos um tipo table que seja capaz de armazenar nomes de uma tabela de funcionários de forma indexada, e em seguida mostraremos o que foi armazenado, segue o código: 1: declare 2: -- tipo tabela contendo apenas texto e indexado 3: type TipoNomFunc is table of varchar 2(200) index by binary_integer; 4: -- variável do nosso tipo (como nosso tipo é indexado ele funcionará como um array) 5: func TipoNomFunc; 6: -- indice para loop 7: indice number := 1; 8: -- 9: begin 10: -- 11: -- cursor para nossa tabela de funcionarios 12: for emps in ( 13: select * 14: from funcionarios 15: ) 16: loop 17: -- colocamos o nome do funcionario em nosso "vetor" 18: func(indice) := emps.nom_funcionario; 19: -- incrementamos o indice 20:...

Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker

Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker Neste guia, vamos criar uma aplicação básica que acessa um banco de dados PostgreSQL e realiza operações CRUD (Create, Read, Update, Delete). Vamos usar Flask e executar tudo com Docker. Sem estilos ou extras, apenas o essencial. Estrutura do Projeto crud-app/ |-- app/ | |-- app.py | |-- templates/ | | |-- index.html | | |-- edit.html |-- Dockerfile |-- requirements.txt |-- docker-compose.yml Passo 1: Dependências Crie um arquivo requirements.txt com as seguintes linhas: Flask==2.2.2 Flask-SQLAlchemy==3.0.2 psycopg2-binary==2.9.3 Werkzeug==2.2.2 Passo 2: Aplicação Flask Arquivo app/app.py : from flask import Flask, render_template, request, redirect, url_for from flask_sqlalchemy import SQLAlchemy app = Flask(__name__) # Configuração do banco de dados app.config['SQLALCHEMY_DATABASE_URI'] = 'postgresql://user:password@db:5432/crud_db' app.config['SQLALCHEMY_TRACK_MODIFICATIONS'] = False db...

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...