Pular para o conteúdo principal

Trigger no Mysql

Uma trigger é um objeto de banco de dados associado a uma tabela, e de acordo com uma determinada ação executada nesta tabela a trigger é executada.

Sintaxe:
DELIMITER |

CREATE TRIGGER trigger_nome   -- nome da trigger
trigger_tempo  -- quando a trigger dispara(AFTER, BEFORE)
trigger_evento -- evento que a dispara(INSERT, UPDATE, DELETE)
ON tabela_nome -- tabela que a trigger faz referência
FOR EACH ROW   -- deve ser disparada para todos os registros trigger_comandos
END;

|DELIMITER ;


Exemplo:
DELIMITER |

CREATE TRIGGER log_usuario
AFTER INSERT ON usuarios
FOR EACH ROW
BEGIN
INSERT INTO log SET user_id=NEW.id, data=NOW();
END;

|DELIMITER ;

Nesse exemplo foi criada uma trigger de log, que para cada inserção na tabela usuarios insere também um registro na tabela log.

Comentários

  1. se eu quise inserir soemnte um campo da tabela usuario como o ID na tabela log.
    Como faço ?

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana,

    Se a sua intenção for um campo de autoincremento eu recomendo o AUTO_INCREMENT, onde você fica livre para usar o autoincremento (passando NULL como valor) ou colocar um valor a sua escolha.
    Caso ele não satisfaça suas necessidades, dê uma olhada aqui http://arjen-lentz.livejournal.com/34627.html, tem um exemplo usando função e trigger.

    Para mais informações sobre o AUTO_INCREMENT visite:
    http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/example-auto-increment.html

    Se inscreva no site, em breve postarei uma matéria com exemplo usando trigger e funções.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Estou tentando fazer uma trigger semelhante a esta, porém, que execute uma ação de acordo com o evento(updating, deleting, inserting). Como isso poderia ser feito? Tentei criar três triggers diferentes, mas o mysql não aceitou mais de uma trigger para a mesma tabela.

    ResponderExcluir
  4. Olá Janaína, infelizmente o MySQl possui essa limitação, de acordo com o próprio manual

    http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/create-trigger.html

    não é possível que uma unica tabela possua mais de uma trigger com o mesmo tempo de ação e evento:

    "There cannot be two triggers for a given table that have the same trigger action time and event. For example, you cannot have two BEFORE UPDATE triggers for a table. But you can have a BEFORE UPDATE and a BEFORE INSERT trigger, or a BEFORE UPDATE and an AFTER UPDATE trigger."

    Talvez eu possa lhe ajudar se eu souber exatamente o que você está tentando fazer, explique-me melhor e tentarei ajuda-la...

    ResponderExcluir
  5. Ola, estou com um problema pra resolver que eh o seguinte:

    Tenho um sistema com uma tabela de usuarios, varias tabelas do sistema e uma tabela de log. A ideia eh fazer o log de todas as acoes do usuario nas demais tabelas do sistema. Nao tenho problema em criar uma trigger pra cada acao da tabela, meu problema eh identificar quem esta fazendo a alteracao. Estou usando banco MySql com PHP

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo desculpe pela demora, bom se a sua intenção é pegar o usuário de conexão com o banco basta você fazer o seguinte SELECT:

    SELECT USER();

    Porém, se sua aplicação se conecta com o banco sempre pelo mesmo usuário e o que muda é o acesso a sua aplicação (por meio de usuário e senha de uma tabela) então você deve criar uma rotina genérica dentro de sua aplicação.

    Não tenho muito conhecimento em PHP, neste site

    http://www.pontophp.com/artigos/37/criando_um_sistema_de_login_basico/

    encontrei um tutorial com login e restrição de acesso, talvez você também encontre o que procura.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite.

    Estou com o seguinte problema para criar uma TRIGGER no Mysql :

    A lógica seria, se alguém inserir alguma coisa na tabela Interface, e o campo State for 21, faço um INSERT na mesma tabela, com determinados valores, caso o campo State seja 24, faço o INSERT com outros valores.

    O problema, é que parece que o MySql, não aceitar criar um trigger de ação INSERT, que faça um INSERT na mesma tabela, ele retorna um erro, quando se tenta dar um INSERT, dizendo que não é possível dar um UPDATE, como se a intenção fosse atualizar um campo da tabela.




    - Preciso criar uma trigger que dá um INSERT na sua própria tabela de evento INSERT, seria isso:

    DELIMITER $$

    DROP TRIGGER /*!50032 IF EXISTS */ `BALF6`.`testeConexao`$$

    CREATE

    /*!50017 DEFINER = 'dba'@'%' */

    TRIGGER `testeConexao` AFTER INSERT ON `Interface`

    FOR EACH ROW BEGIN

    DECLARE vState INT(11);

    SET vState=NEW.State;

    IF(vState=21) THEN

    insert into `BALF6`.`Interface`(state,factory,`year`,sequence,dateinserted,`User`,machine) values(22,'T',9,123456,now(),'Lidio',85);

    END IF;

    IF(vState=24) THEN

    insert into `BALF6`.`Interface`(state,factory,`year`,sequence,dateinserted,`User`,machine) values(29,'T',9,123456,now(),'Lidio',85);

    END IF;

    END;

    $$

    DELIMITER ;





    Você sabe me dizer se realmente o Mysql tem essa restrição? E se tem alguma forma de solucionar esse problema?

    Obrigado.

    Lídio

    ResponderExcluir
  8. Olá Lídio, realmente não é possível fazer isso por uma trigger, é como se o MySQL não fosse capaz de atestar que as condições que irão permitir o INSERT são corretas o bastante para evitar um loop infinito. Você poderia fazer o seguinte, crie um procedimento passando como parâmetros os valores para o INSERT, e dentro do procedimento você testa da maneira que bem entender, segue um exemplo simples onde caso o valor cod seja 111 um segundo INSERT é realizado:

    delimiter |
    create procedure insert_proc (in cod int, in nom varchar(50))
    begin
    insert into clientes(codigo, nome) values(cod, nom);
    if (cod = 111) then
    insert into clientes(codigo, nome) values(cod+100, nom);
    end if;
    end;
    |

    testando:
    call insert_proc(111, 'teste 111');

    ResponderExcluir
  9. Estou tentando criar uma trigger para remover elementos da tabelaB (com chave estrangeira idA) quando for remover um elemento da tabelaA (chave idA).

    O MySQL suporta isto? Qual a sintaxe?
    Estou usando a janela SQL do PHPMyadmin

    (Versão do cliente MySQL: 5.1.30 Versão do Servidor: 5.0.87.d10-ourdelta-log)

    ResponderExcluir
  10. Artigo antigo mas valeu a ajuda.
    estou querendo fazer uma procedure.

    exemplo
    PROCEDURE protest(IN xid INT, IN xvalor LONGTEXT)
    BEGIN

    declare yvalor LONGTEXT;

    SELECT post_content as yvalor FROM wp_posts where id = 178;

    UPDATE wp_posts
    SET post_content = xvalor + yvalor
    WHERE id = xid;

    END

    mas não da certo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do       begin         if TemAtributo(F.Attr,

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a