Pular para o conteúdo principal

JS - Métodos de arrays - forEach, every e some

Nesse post veremos alguns métodos que nos permitem realizar iterações em nossos "arrays", esses métodos devem ser utilizados para percorrer os itens, diferente do que temos feito até agora com os laços.

forEach

Realiza iterações nos itens de um "array", esse método recebe uma função por parâmetro e essa função pode receber três parâmetros, sendo eles o item atual, o índice atual e o próprio "array", onde para cada item do "array" essa função será executada uma vez, tem como finalidade substituir os laços comuns vistos até aqui, já que o "forEach" além de mais elegante é mais performático:

var numeros = [1,2,3,4,5,6,7,8];
numeros.forEach(function(item, index, array) {
  console.log(item);
});


every

Realiza iterações nos itens de um "array", esse método recebe uma função por parâmetro e essa função pode receber um parâmetro, sendo ele o item atual, sua finalidade é retornar um valor booleano baseado em testes realizados em todos os itens do "array", para que o retorno seja verdadeiro todos os itens do "array" devem satisfazer as condições, caso um dos itens seja falso as comparações se encerram e é retornado falso:

numeros.every(function(item) {
  console.log(item);
  return item < 5;
});



some

Realiza iterações nos itens de um "array", esse método recebe uma função por parâmetro e essa função pode receber um parâmetro, sendo ele o item atual, sua finalidade é retornar um valor booleano baseado em testes realizados em alguns itens do "array", para que o retorno seja verdadeiro ao menos um dos itens do "array" deve satisfazer as condições, ao encontrar um verdadeiro as comparações se encerram e é retornado verdadeiro, caso todos os itens sejam falsos o retorno é falso:

numeros.some(function(item) {
  console.log(item);
  return item < 5;
});



Comentários

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width :=