Pular para o conteúdo principal

JS - Métodos de arrays - toString, concat, unshift e shift

Dando continuidade a nossa exploração aos recursos que os "arrays" nos proporcionam, hoje veremos mais quatro métodos interessantes, onde seremos capazes de converter o conteúdo para texto, concatenar itens e outros "arrays", incluir e remover itens do inicio do "array".

toString

A exemplo do "join" o "toString" converte os valores de um "array" em texto, separando cada um por virgula, a grande diferença aqui é que o "toString" não permite informar um novo separador:

var numeros = [1, 2, 3];
numeros.toString();

concat

Inclui um novo valor ao "array" e retorna o resultado final desse processo, também é possível concatenar outros "arrays", isso sem alterar o valor original do "array":

numeros.concat(4);
numeros.concat([10, 100, 1000]);

unshift

Adiciona um item no inicio do "array" e retorna o total de itens do mesmo, anteriormente vimos o "push" para a inclusão de itens, a diferença é que o "push" inclui itens no final, enquanto o "unshift" inclui no inicio:

numeros.unshift(0);
numeros.unshift(-1);

shift

Remove um item do inicio do "array" e retorna o item removido, anteriormente vimos o "pop" para a remoção de itens, a diferença é que o "pop" remove itens no final, enquanto o "shift" remove no inicio:

numeros.shift();



Comentários

Mais visitadas

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a...