Pular para o conteúdo principal

JS - Métodos de arrays - toString, concat, unshift e shift

Dando continuidade a nossa exploração aos recursos que os "arrays" nos proporcionam, hoje veremos mais quatro métodos interessantes, onde seremos capazes de converter o conteúdo para texto, concatenar itens e outros "arrays", incluir e remover itens do inicio do "array".

toString

A exemplo do "join" o "toString" converte os valores de um "array" em texto, separando cada um por virgula, a grande diferença aqui é que o "toString" não permite informar um novo separador:

var numeros = [1, 2, 3];
numeros.toString();

concat

Inclui um novo valor ao "array" e retorna o resultado final desse processo, também é possível concatenar outros "arrays", isso sem alterar o valor original do "array":

numeros.concat(4);
numeros.concat([10, 100, 1000]);

unshift

Adiciona um item no inicio do "array" e retorna o total de itens do mesmo, anteriormente vimos o "push" para a inclusão de itens, a diferença é que o "push" inclui itens no final, enquanto o "unshift" inclui no inicio:

numeros.unshift(0);
numeros.unshift(-1);

shift

Remove um item do inicio do "array" e retorna o item removido, anteriormente vimos o "pop" para a remoção de itens, a diferença é que o "pop" remove itens no final, enquanto o "shift" remove no inicio:

numeros.shift();



Comentários

Mais visitadas

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn Se você já desenvolveu uma aplicação Flask básica, sabe que o servidor de desenvolvimento embutido não é ideal para produção. Ele não é projetado para lidar com altos volumes de tráfego ou conexões simultâneas. Para tornar sua aplicação Flask mais robusta e pronta para produção, podemos usar o Gunicorn como servidor de aplicação e o Nginx como proxy reverso. Neste artigo, vamos adaptar o exemplo anterior ( Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker ) para incluir o Nginx e o Gunicorn. O que são Nginx e Gunicorn? Gunicorn O Gunicorn (Green Unicorn) é um servidor de aplicação WSGI que roda aplicações Python como o Flask. Ele é eficiente e simples de configurar, lidando com múltiplas requisições ao mesmo tempo, algo que o servidor embutido do Flask não faz bem. Nginx O Nginx é um servidor web que atua como um proxy reverso. Ele recebe requisições HTTP e as encaminha ao Gunicorn. Além disso, o Nginx pode: Servir arquivos ...

Centralizar Texto em Edit

Como todos sabemos o Edit mantém todo texto digitado a esquerda, o que não fica bem quando o usamos para a entrada de números, pois bem, o exemplo abaixo apresenta uma alternativa para centralizar um determinado valor dentro de um Edit: procedure EditChange(Sender: TObject); var vl_label : TLabel; //variável do tipo Label begin vl_label := TLabel.Create(self); //criamos um label WITH vl_label DO BEGIN Font.Name := TEdit(sender).Font.Name; //pegamos a fonte usada no edit Caption := TEdit(sender).Text; //pegamos o conteúdo do edit SendMessage(TEdit(sender).Handle, EM_SETMARGINS, EC_LEFTMARGIN, (TEdit(sender).Width-vl_label.Width) div 2); //centraliza no label e retorna para o edit END ; vl_label.Free; end ;

Array no PL/SQL (Oracle)

Trabalhar com estruturas indexadas pode nos poupar muito trabalho, deixar o código mais limpo e reutilizável, pois bem vamos dar um exemplo de como fazer isso no PL/SQL. Criaremos um tipo table que seja capaz de armazenar nomes de uma tabela de funcionários de forma indexada, e em seguida mostraremos o que foi armazenado, segue o código: 1: declare 2: -- tipo tabela contendo apenas texto e indexado 3: type TipoNomFunc is table of varchar 2(200) index by binary_integer; 4: -- variável do nosso tipo (como nosso tipo é indexado ele funcionará como um array) 5: func TipoNomFunc; 6: -- indice para loop 7: indice number := 1; 8: -- 9: begin 10: -- 11: -- cursor para nossa tabela de funcionarios 12: for emps in ( 13: select * 14: from funcionarios 15: ) 16: loop 17: -- colocamos o nome do funcionario em nosso "vetor" 18: func(indice) := emps.nom_funcionario; 19: -- incrementamos o indice 20:...