Pular para o conteúdo principal

JS - Métodos de objeto

Nesse post veremos alguns métodos interessantes de objetos do Javascript, que nos permitem manipular propriedades, verificar a herança, transformar um objeto em texto e converter um texto em objeto.

Object.keys

Cria um "array" com os nomes das propriedades de um objeto:

var animal = { nome: 'Totó', idade: 12};
var propsAnimal = Object.keys(animal);

Object.isPrototypeOf

Indica se um objeto é um protótipo de outro, ou seja, se um objeto (parâmetro do método) herda características de outro (usando o método):

var cachorro = Object.create(animal);
cachorro.buscaGraveto = true;
cachorro.isPrototypeOf(animal);
animal.isPrototypeOf(cachorro);

JSON.stringify

Transforma um objeto em texto:

var animalTxt = JSON.stringify(animal);

JSON.parse 

Transforma uma string (JSON) em um objeto:

var outroAnimal = JSON.parse(animalTxt);

JSON

JSON (JavaScript Object Notation - Notação de Objetos JavaScript) é uma formatação leve de troca de dados. Para seres humanos, é fácil de ler e escrever. Para máquinas, é fácil de interpretar e gerar. Está baseado em um subconjunto da linguagem de programação JavaScript, Standard ECMA-262 3a Edição -Dezembro - 1999. JSON é em formato texto e completamente independente de linguagem, pois usa convenções que são familiares às linguagens C e familiares, incluindo C++, C#, Java, JavaScript, Perl, Python e muitas outras. Estas propriedades fazem com que JSON seja um formato ideal de troca de dados. Mais sobre JSON.



Comentários

Mais visitadas

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...

Palavra com a primeira letra em Maiúsculo (Delphi)

Para casos onde temos palavras que são armazenadas todas em maiúsculo, geralmente surge a necessidade de utiliza-la de uma maneira mais elegante, como o título sugere, então vamos lá: function Primeira_Letra_Maiuscula(p_texto: string): string; begin IF p_texto <> '' THEN result := UpperCase(Copy(p_texto,1,1))+LowerCase(Copy(p_texto,2,Length(p_texto))); end;

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD...