Pular para o conteúdo principal

JS - Criação de objetos

A algum tempo já estamos usando objetos, porém nesse post veremos mais alguns detalhes sobre objetos e formas de cria-los.

Mutáveis 

Objetos no Javascript são mutáveis, ou seja, é possível alterar valores de suas propriedades, remover propriedades existentes, ou mesmo adicionar outras propriedades:

var pessoa = { nome: 'Eduardo', idade: 17 };
pessoa.idade = 27;
delete pessoa.idade;
pessoa.idade = 37;


Manipulados por referencia

Se criarmos um objeto por meio da atribuição de um objeto existente teremos uma referencia, isso significa que ao mudar propriedades ou valores em um dos objetos teremos como resultado a alteração em ambos:

var copiaPessoa = pessoa;
pessoa.idade = 47;
copiaPessoa.idade = 57;
delete pessoa.idade;
copiaPessoa.idade = 37;



Criando objetos

Agora as formas de se criar um objeto:

De forma Literal

Forma utilizada até agora, onde já atribuímos o objeto e suas propriedades a uma variável:

var carro = {modelo: 'Fiat', cor: 'Prata'};



Por meio de um construtor

O objeto "Object" do Javascript nos permite criar um objeto por meio de um construtor, essa forma se assemelha a forma literal de criação:

var obj1 = {};
var obj2 = new Object();



A partir do método Object.create

No Javascript o "Object" tem um método que nos permite criar um objeto, dessa forma precisamos de um protótipo ao qual o objeto sendo criado se baseará. 

Essa forma de criação nos permite aplicar o conceito de herança, onde os descendentes de um objeto herdam as propriedades do pai, e diferente da forma por referencia as alterações nos descendentes não alteram os pais:

var obj1 = { cod: 1, nom: 'Adamastor'};
var obj2= Object.create(obj1);
obj2.nom = 'Filisteu';


Método hasOwnProperty

Como vimos no exemplo anterior, quando inspecionamos"obj2" pela primeira vez ele não tinha nenhuma propriedade, na verdade ele possuía as propriedades de "obj1", mas elas não foram apresentadas, pois essas propriedade eram herdadas, porém se percorrermos as propriedades com o "for in" ou mesmo se tentarmos acessá-las diretamente conseguiremos ver seus valores. 

O método "hasOwnProperty" determina se uma propriedade pertence ao objeto, para exemplificar, vamos criar o objeto  "obj3" com base no "obj2" e percorrer suas propriedades, em seguida vamos alterar um valor e criar uma nova propriedade para demonstrar que nesse caso passaremos a ter duas propriedades no novo objeto:




Comentários

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do       begin         if TemAtributo(F.Attr,

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width :=