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JS - Criação de objetos

A algum tempo já estamos usando objetos, porém nesse post veremos mais alguns detalhes sobre objetos e formas de cria-los.

Mutáveis 

Objetos no Javascript são mutáveis, ou seja, é possível alterar valores de suas propriedades, remover propriedades existentes, ou mesmo adicionar outras propriedades:

var pessoa = { nome: 'Eduardo', idade: 17 };
pessoa.idade = 27;
delete pessoa.idade;
pessoa.idade = 37;


Manipulados por referencia

Se criarmos um objeto por meio da atribuição de um objeto existente teremos uma referencia, isso significa que ao mudar propriedades ou valores em um dos objetos teremos como resultado a alteração em ambos:

var copiaPessoa = pessoa;
pessoa.idade = 47;
copiaPessoa.idade = 57;
delete pessoa.idade;
copiaPessoa.idade = 37;



Criando objetos

Agora as formas de se criar um objeto:

De forma Literal

Forma utilizada até agora, onde já atribuímos o objeto e suas propriedades a uma variável:

var carro = {modelo: 'Fiat', cor: 'Prata'};



Por meio de um construtor

O objeto "Object" do Javascript nos permite criar um objeto por meio de um construtor, essa forma se assemelha a forma literal de criação:

var obj1 = {};
var obj2 = new Object();



A partir do método Object.create

No Javascript o "Object" tem um método que nos permite criar um objeto, dessa forma precisamos de um protótipo ao qual o objeto sendo criado se baseará. 

Essa forma de criação nos permite aplicar o conceito de herança, onde os descendentes de um objeto herdam as propriedades do pai, e diferente da forma por referencia as alterações nos descendentes não alteram os pais:

var obj1 = { cod: 1, nom: 'Adamastor'};
var obj2= Object.create(obj1);
obj2.nom = 'Filisteu';


Método hasOwnProperty

Como vimos no exemplo anterior, quando inspecionamos"obj2" pela primeira vez ele não tinha nenhuma propriedade, na verdade ele possuía as propriedades de "obj1", mas elas não foram apresentadas, pois essas propriedade eram herdadas, porém se percorrermos as propriedades com o "for in" ou mesmo se tentarmos acessá-las diretamente conseguiremos ver seus valores. 

O método "hasOwnProperty" determina se uma propriedade pertence ao objeto, para exemplificar, vamos criar o objeto  "obj3" com base no "obj2" e percorrer suas propriedades, em seguida vamos alterar um valor e criar uma nova propriedade para demonstrar que nesse caso passaremos a ter duas propriedades no novo objeto:




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