Pular para o conteúdo principal

JS - Métodos de arrays - forEach, every e some

Nesse post veremos alguns métodos que nos permitem realizar iterações em nossos "arrays", esses métodos devem ser utilizados para percorrer os itens, diferente do que temos feito até agora com os laços.

forEach

Realiza iterações nos itens de um "array", esse método recebe uma função por parâmetro e essa função pode receber três parâmetros, sendo eles o item atual, o índice atual e o próprio "array", onde para cada item do "array" essa função será executada uma vez, tem como finalidade substituir os laços comuns vistos até aqui, já que o "forEach" além de mais elegante é mais performático:

var numeros = [1,2,3,4,5,6,7,8];
numeros.forEach(function(item, index, array) {
  console.log(item);
});


every

Realiza iterações nos itens de um "array", esse método recebe uma função por parâmetro e essa função pode receber um parâmetro, sendo ele o item atual, sua finalidade é retornar um valor booleano baseado em testes realizados em todos os itens do "array", para que o retorno seja verdadeiro todos os itens do "array" devem satisfazer as condições, caso um dos itens seja falso as comparações se encerram e é retornado falso:

numeros.every(function(item) {
  console.log(item);
  return item < 5;
});



some

Realiza iterações nos itens de um "array", esse método recebe uma função por parâmetro e essa função pode receber um parâmetro, sendo ele o item atual, sua finalidade é retornar um valor booleano baseado em testes realizados em alguns itens do "array", para que o retorno seja verdadeiro ao menos um dos itens do "array" deve satisfazer as condições, ao encontrar um verdadeiro as comparações se encerram e é retornado verdadeiro, caso todos os itens sejam falsos o retorno é falso:

numeros.some(function(item) {
  console.log(item);
  return item < 5;
});



Comentários

Mais visitadas

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...