Pular para o conteúdo principal

JS - Métodos de arrays - forEach, every e some

Nesse post veremos alguns métodos que nos permitem realizar iterações em nossos "arrays", esses métodos devem ser utilizados para percorrer os itens, diferente do que temos feito até agora com os laços.

forEach

Realiza iterações nos itens de um "array", esse método recebe uma função por parâmetro e essa função pode receber três parâmetros, sendo eles o item atual, o índice atual e o próprio "array", onde para cada item do "array" essa função será executada uma vez, tem como finalidade substituir os laços comuns vistos até aqui, já que o "forEach" além de mais elegante é mais performático:

var numeros = [1,2,3,4,5,6,7,8];
numeros.forEach(function(item, index, array) {
  console.log(item);
});


every

Realiza iterações nos itens de um "array", esse método recebe uma função por parâmetro e essa função pode receber um parâmetro, sendo ele o item atual, sua finalidade é retornar um valor booleano baseado em testes realizados em todos os itens do "array", para que o retorno seja verdadeiro todos os itens do "array" devem satisfazer as condições, caso um dos itens seja falso as comparações se encerram e é retornado falso:

numeros.every(function(item) {
  console.log(item);
  return item < 5;
});



some

Realiza iterações nos itens de um "array", esse método recebe uma função por parâmetro e essa função pode receber um parâmetro, sendo ele o item atual, sua finalidade é retornar um valor booleano baseado em testes realizados em alguns itens do "array", para que o retorno seja verdadeiro ao menos um dos itens do "array" deve satisfazer as condições, ao encontrar um verdadeiro as comparações se encerram e é retornado verdadeiro, caso todos os itens sejam falsos o retorno é falso:

numeros.some(function(item) {
  console.log(item);
  return item < 5;
});



Comentários

Mais visitadas

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a...

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...

Centralizar Texto em Edit

Como todos sabemos o Edit mantém todo texto digitado a esquerda, o que não fica bem quando o usamos para a entrada de números, pois bem, o exemplo abaixo apresenta uma alternativa para centralizar um determinado valor dentro de um Edit: procedure EditChange(Sender: TObject); var vl_label : TLabel; //variável do tipo Label begin vl_label := TLabel.Create(self); //criamos um label WITH vl_label DO BEGIN Font.Name := TEdit(sender).Font.Name; //pegamos a fonte usada no edit Caption := TEdit(sender).Text; //pegamos o conteúdo do edit SendMessage(TEdit(sender).Handle, EM_SETMARGINS, EC_LEFTMARGIN, (TEdit(sender).Width-vl_label.Width) div 2); //centraliza no label e retorna para o edit END ; vl_label.Free; end ;