Pular para o conteúdo principal

JS - O objeto this

Em Javascript o objeto "this" pode assumir valores distintos de acordo com o local onde é invocado, e agora veremos alguns exemplos.

Métodos de objetos

O "this" aparece em métodos de objetos como uma referencia ao objeto principal, ou seja, ele representa o próprio objeto que possui o método:

var pessoa = {
  nome: 'Teresa',
  recuperarNome: function() { return this.nome; }
};



No exemplo acima "this" representa o objeto "pessoa", logo possui acesso a propriedade "nome".

Em funções

Em funções o objeto "this" pode ter dois valores, quando em uma função que não pertence a um objeto "this" retorna o objeto global, que no caso no browser é o "window", já o outro valor é a referencia ao objeto instanciado:

Função que não pertence a um objeto


function funcaoTeste() {
  return this;
}



No exemplo acima temos como resultado da função o objeto global do browser, "window".

Referencia ao objeto instanciado


function FuncaoConstrutora() {
  this.nome = 'Teresa';
  this.idade = 1;
}

var novaPessoa = new FuncaoConstrutora();
novaPessoa.nome;


No exemplo acima temos uma função construtora, que, quando chamada com a palavra reservada "new" cria um novo objeto, onde as propriedades "this.nome" e "this.idade" dizem respeito apenas a nova variável "novaPessoa", não podendo ser acessada de outra forma. Vale ressaltar que se "FuncaoConstrutora" for executada como uma função normal, sem o "new", teremos duas variáveis no escopo global da aplicação.

Comentários

Mais visitadas

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a...

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...

Centralizar Texto em Edit

Como todos sabemos o Edit mantém todo texto digitado a esquerda, o que não fica bem quando o usamos para a entrada de números, pois bem, o exemplo abaixo apresenta uma alternativa para centralizar um determinado valor dentro de um Edit: procedure EditChange(Sender: TObject); var vl_label : TLabel; //variável do tipo Label begin vl_label := TLabel.Create(self); //criamos um label WITH vl_label DO BEGIN Font.Name := TEdit(sender).Font.Name; //pegamos a fonte usada no edit Caption := TEdit(sender).Text; //pegamos o conteúdo do edit SendMessage(TEdit(sender).Handle, EM_SETMARGINS, EC_LEFTMARGIN, (TEdit(sender).Width-vl_label.Width) div 2); //centraliza no label e retorna para o edit END ; vl_label.Free; end ;