Pular para o conteúdo principal

PHP - Construtores e destrutores

Neste post, vamos mostrar como usar construtores e destrutores em scripts PHP para serem executados na linha de comando, incluindo exemplos práticos (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui).


Construtores em PHP

Construtores são métodos especiais que são chamados automaticamente quando um objeto é criado. Eles geralmente são usados para inicializar as propriedades de um objeto. Por exemplo, a seguinte classe "Pessoa" tem um construtor que inicializa as propriedades "nome" e "idade":

    
class Pessoa {

    public $nome;
    public $idade;

    public function __construct($nome, $idade) {
        $this->nome = $nome;
        $this->idade = $idade;
    }
}
    

Destrutores em PHP

Destrutores são métodos especiais que são chamados automaticamente quando um objeto é destruído. Eles geralmente são usados para liberar recursos alocados pelo objeto, como conexões com banco de dados ou arquivos abertos.

Por exemplo, a seguinte classe "ConexaoBanco" tem um destrutor que fecha uma conexão com o banco de dados:

    
class ConexaoBanco {
    private $conexao;

    public function __construct() {
        $this->conexao = new PDO('mysql:host=localhost;dbname=banco', 'usuario', 'senha');
    }

    public function __destruct() {
        $this->conexao = null;
    }
}
    

Outro exemplo é a seguinte classe "Log" que tem um destrutor que escreve uma mensagem de log no arquivo de log


class Log {

    private $arquivo;

    public function __construct() {
        $this->arquivo = fopen('log.txt', 'a');
    }

    public function escrever($mensagem) {
        fwrite($this->arquivo, $mensagem);
    }

    public function __destruct() {
        fclose($this->arquivo);
    }
}
    

Conclusão

Com construtores e destrutores podemos inicializar nossos objetos e liberar recursos alocados, construtores nos permitem controlar a visibilidade de propriedades e agiliza o uso de objetos assim como destrutores evitam possíveis problemas de vazamento de memória ou recursos não liberados.

Comentários

Mais visitadas

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...