Pular para o conteúdo principal

C# - Design Patterns - Template Method

Olá! Seguindo a proposta de padrões de projeto com C#, falaremos hoje sobre o padrão comportamental Template Method. Para ver outros padrões que já visitamos por aqui consulte esse link. Esse tema foi tratado de forma brilhante aqui.

Template Method

Como dito anteriormente ele é um padrão comportamental que define etapas a serem seguidas, ou seja, com esse padrão podemos determinar etapas e a sequencia de execução delas, deixando a cargo de quem está implementantado como será a implementação dessas etapas.

E que vantagem Maria leva?

Bom, o grande diferencial aqui é poder ter um contrato que não só define o que deve ser feito mas também garante a sequencia a ser seguida, processos que seguem o mesmo roteiro porém de diferentes formas podem se beneficiar desse padrão:

  • Frameworks fornecem métodos abstratos ou hooks para as subclasses personalizarem o comportamento;
  • Algoritmos que têm uma estrutura comum mas detalhes diferentes, como ordenação, compilação ou  mesmo criptografia;
  • Classes que precisam definir um fluxo de execução com várias etapas opcionais ou variantes;
  • Processamento de arquivos de diferentes tipos (por exemplo, CSV, XML, JSON), permitindo que as subclasses especifiquem as etapas específicas para analisar cada tipo;

Exemplificando

Para o exemplo vamos considerar um algoritmo que irá ditar como uma casa deve ser construida, isso será feito na classe abstrata "ConstrucaoTemplate", na sequencia teremos duas novas classes que irão implementar essa primeira, sendo elas "ConstrucaoAlvenaria" e "ConstrucaoMadeira".

Toda casa, independente do tipo, tem uma fundação, paredes e telhados porém a forma como essas coisas ocorrem vai variar de acordo com o tipo.

ConstrucaoTemplate

    
        public abstract class ConstrucaoTemplate
        {
            public void Construir()
            {
                Iniciar();

                FazerFundacao();
                FazerParedes();
                FazerTelhado();
   
                Finalizar();
            }    

            protected abstract void FazerFundacao();    

            protected abstract void FazerParedes();    

            protected abstract void FazerTelhado();    

            protected void Iniciar()
            {
                Console.WriteLine("Iniciando a construcao...");
            }
   
            protected void Finalizar()
            {
                Console.WriteLine("Finalizando a construcao...");
            }
        }
    

ConstrucaoAlvenaria

    
    public class ConstrucaoAlvenaria : ConstrucaoTemplate
    {
        protected override void FazerFundacao()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo fundacao da casa de alvenaria...");
        }

        protected override void FazerParedes()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo paredes da casa de alvenaria...");
        }

        protected override void FazerTelhado()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo telhado da casa de alvenaria...");
        }
    }
    

ConstrucaoMadeira

    
    public class ConstrucaoMadeira : ConstrucaoTemplate
    {
        protected override void FazerFundacao()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo fundacao da casa de madeira...");
        }

        protected override void FazerParedes()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo paredes da casa de madeira...");
        }

        protected override void FazerTelhado()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo telhado da casa de madeira...");
        }
    }
    

Executando

	
    Console.WriteLine("Template Method!\r\n");

    Console.WriteLine("\r\nCasa de alvenaria:");
    ConstrucaoTemplate casaAlvenaria = new ConstrucaoAlvenaria();
    casaAlvenaria.Construir();


    Console.WriteLine("\r\nCasa de madeira:");
    ConstrucaoTemplate casaMadeira = new ConstrucaoMadeira();
    casaMadeira.Construir();    
    

Resultado

	
	
Template Method!


Casa de alvenaria:
Iniciando a construcao...
Fazendo fundacao da casa de alvenaria...
Fazendo paredes da casa de alvenaria...
Fazendo telhado da casa de alvenaria...
Finalizando a construcao...

Casa de madeira:
Iniciando a construcao...
Fazendo fundacao da casa de madeira...
Fazendo paredes da casa de madeira...
Fazendo telhado da casa de madeira...
Finalizando a construcao...    
    

Conclusão


Podemos perceber que o padrão Template Method nos garante uma forma uniforme de execução mesmo que a impementação seja diferente, no exemplo demonstramos a construção de dois tipos de casas diferentes que seguem o mesmo processo de construção.

Comentários

Mais visitadas

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Centralizar Texto em Edit

Como todos sabemos o Edit mantém todo texto digitado a esquerda, o que não fica bem quando o usamos para a entrada de números, pois bem, o exemplo abaixo apresenta uma alternativa para centralizar um determinado valor dentro de um Edit: procedure EditChange(Sender: TObject); var vl_label : TLabel; //variável do tipo Label begin vl_label := TLabel.Create(self); //criamos um label WITH vl_label DO BEGIN Font.Name := TEdit(sender).Font.Name; //pegamos a fonte usada no edit Caption := TEdit(sender).Text; //pegamos o conteúdo do edit SendMessage(TEdit(sender).Handle, EM_SETMARGINS, EC_LEFTMARGIN, (TEdit(sender).Width-vl_label.Width) div 2); //centraliza no label e retorna para o edit END ; vl_label.Free; end ;