Pular para o conteúdo principal

C# - Design Patterns - Template Method

Olá! Seguindo a proposta de padrões de projeto com C#, falaremos hoje sobre o padrão comportamental Template Method. Para ver outros padrões que já visitamos por aqui consulte esse link. Esse tema foi tratado de forma brilhante aqui.

Template Method

Como dito anteriormente ele é um padrão comportamental que define etapas a serem seguidas, ou seja, com esse padrão podemos determinar etapas e a sequencia de execução delas, deixando a cargo de quem está implementantado como será a implementação dessas etapas.

E que vantagem Maria leva?

Bom, o grande diferencial aqui é poder ter um contrato que não só define o que deve ser feito mas também garante a sequencia a ser seguida, processos que seguem o mesmo roteiro porém de diferentes formas podem se beneficiar desse padrão:

  • Frameworks fornecem métodos abstratos ou hooks para as subclasses personalizarem o comportamento;
  • Algoritmos que têm uma estrutura comum mas detalhes diferentes, como ordenação, compilação ou  mesmo criptografia;
  • Classes que precisam definir um fluxo de execução com várias etapas opcionais ou variantes;
  • Processamento de arquivos de diferentes tipos (por exemplo, CSV, XML, JSON), permitindo que as subclasses especifiquem as etapas específicas para analisar cada tipo;

Exemplificando

Para o exemplo vamos considerar um algoritmo que irá ditar como uma casa deve ser construida, isso será feito na classe abstrata "ConstrucaoTemplate", na sequencia teremos duas novas classes que irão implementar essa primeira, sendo elas "ConstrucaoAlvenaria" e "ConstrucaoMadeira".

Toda casa, independente do tipo, tem uma fundação, paredes e telhados porém a forma como essas coisas ocorrem vai variar de acordo com o tipo.

ConstrucaoTemplate

    
        public abstract class ConstrucaoTemplate
        {
            public void Construir()
            {
                Iniciar();

                FazerFundacao();
                FazerParedes();
                FazerTelhado();
   
                Finalizar();
            }    

            protected abstract void FazerFundacao();    

            protected abstract void FazerParedes();    

            protected abstract void FazerTelhado();    

            protected void Iniciar()
            {
                Console.WriteLine("Iniciando a construcao...");
            }
   
            protected void Finalizar()
            {
                Console.WriteLine("Finalizando a construcao...");
            }
        }
    

ConstrucaoAlvenaria

    
    public class ConstrucaoAlvenaria : ConstrucaoTemplate
    {
        protected override void FazerFundacao()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo fundacao da casa de alvenaria...");
        }

        protected override void FazerParedes()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo paredes da casa de alvenaria...");
        }

        protected override void FazerTelhado()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo telhado da casa de alvenaria...");
        }
    }
    

ConstrucaoMadeira

    
    public class ConstrucaoMadeira : ConstrucaoTemplate
    {
        protected override void FazerFundacao()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo fundacao da casa de madeira...");
        }

        protected override void FazerParedes()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo paredes da casa de madeira...");
        }

        protected override void FazerTelhado()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo telhado da casa de madeira...");
        }
    }
    

Executando

	
    Console.WriteLine("Template Method!\r\n");

    Console.WriteLine("\r\nCasa de alvenaria:");
    ConstrucaoTemplate casaAlvenaria = new ConstrucaoAlvenaria();
    casaAlvenaria.Construir();


    Console.WriteLine("\r\nCasa de madeira:");
    ConstrucaoTemplate casaMadeira = new ConstrucaoMadeira();
    casaMadeira.Construir();    
    

Resultado

	
	
Template Method!


Casa de alvenaria:
Iniciando a construcao...
Fazendo fundacao da casa de alvenaria...
Fazendo paredes da casa de alvenaria...
Fazendo telhado da casa de alvenaria...
Finalizando a construcao...

Casa de madeira:
Iniciando a construcao...
Fazendo fundacao da casa de madeira...
Fazendo paredes da casa de madeira...
Fazendo telhado da casa de madeira...
Finalizando a construcao...    
    

Conclusão


Podemos perceber que o padrão Template Method nos garante uma forma uniforme de execução mesmo que a impementação seja diferente, no exemplo demonstramos a construção de dois tipos de casas diferentes que seguem o mesmo processo de construção.

Comentários

Mais visitadas

Array no PL/SQL (Oracle)

Trabalhar com estruturas indexadas pode nos poupar muito trabalho, deixar o código mais limpo e reutilizável, pois bem vamos dar um exemplo de como fazer isso no PL/SQL. Criaremos um tipo table que seja capaz de armazenar nomes de uma tabela de funcionários de forma indexada, e em seguida mostraremos o que foi armazenado, segue o código: 1: declare 2: -- tipo tabela contendo apenas texto e indexado 3: type TipoNomFunc is table of varchar 2(200) index by binary_integer; 4: -- variável do nosso tipo (como nosso tipo é indexado ele funcionará como um array) 5: func TipoNomFunc; 6: -- indice para loop 7: indice number := 1; 8: -- 9: begin 10: -- 11: -- cursor para nossa tabela de funcionarios 12: for emps in ( 13: select * 14: from funcionarios 15: ) 16: loop 17: -- colocamos o nome do funcionario em nosso "vetor" 18: func(indice) := emps.nom_funcionario; 19: -- incrementamos o indice 20:...

Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker

Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker Neste guia, vamos criar uma aplicação básica que acessa um banco de dados PostgreSQL e realiza operações CRUD (Create, Read, Update, Delete). Vamos usar Flask e executar tudo com Docker. Sem estilos ou extras, apenas o essencial. Estrutura do Projeto crud-app/ |-- app/ | |-- app.py | |-- templates/ | | |-- index.html | | |-- edit.html |-- Dockerfile |-- requirements.txt |-- docker-compose.yml Passo 1: Dependências Crie um arquivo requirements.txt com as seguintes linhas: Flask==2.2.2 Flask-SQLAlchemy==3.0.2 psycopg2-binary==2.9.3 Werkzeug==2.2.2 Passo 2: Aplicação Flask Arquivo app/app.py : from flask import Flask, render_template, request, redirect, url_for from flask_sqlalchemy import SQLAlchemy app = Flask(__name__) # Configuração do banco de dados app.config['SQLALCHEMY_DATABASE_URI'] = 'postgresql://user:password@db:5432/crud_db' app.config['SQLALCHEMY_TRACK_MODIFICATIONS'] = False db...

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn Se você já desenvolveu uma aplicação Flask básica, sabe que o servidor de desenvolvimento embutido não é ideal para produção. Ele não é projetado para lidar com altos volumes de tráfego ou conexões simultâneas. Para tornar sua aplicação Flask mais robusta e pronta para produção, podemos usar o Gunicorn como servidor de aplicação e o Nginx como proxy reverso. Neste artigo, vamos adaptar o exemplo anterior ( Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker ) para incluir o Nginx e o Gunicorn. O que são Nginx e Gunicorn? Gunicorn O Gunicorn (Green Unicorn) é um servidor de aplicação WSGI que roda aplicações Python como o Flask. Ele é eficiente e simples de configurar, lidando com múltiplas requisições ao mesmo tempo, algo que o servidor embutido do Flask não faz bem. Nginx O Nginx é um servidor web que atua como um proxy reverso. Ele recebe requisições HTTP e as encaminha ao Gunicorn. Além disso, o Nginx pode: Servir arquivos ...