Pular para o conteúdo principal

C# - Design Patterns - Template Method

Olá! Seguindo a proposta de padrões de projeto com C#, falaremos hoje sobre o padrão comportamental Template Method. Para ver outros padrões que já visitamos por aqui consulte esse link. Esse tema foi tratado de forma brilhante aqui.

Template Method

Como dito anteriormente ele é um padrão comportamental que define etapas a serem seguidas, ou seja, com esse padrão podemos determinar etapas e a sequencia de execução delas, deixando a cargo de quem está implementantado como será a implementação dessas etapas.

E que vantagem Maria leva?

Bom, o grande diferencial aqui é poder ter um contrato que não só define o que deve ser feito mas também garante a sequencia a ser seguida, processos que seguem o mesmo roteiro porém de diferentes formas podem se beneficiar desse padrão:

  • Frameworks fornecem métodos abstratos ou hooks para as subclasses personalizarem o comportamento;
  • Algoritmos que têm uma estrutura comum mas detalhes diferentes, como ordenação, compilação ou  mesmo criptografia;
  • Classes que precisam definir um fluxo de execução com várias etapas opcionais ou variantes;
  • Processamento de arquivos de diferentes tipos (por exemplo, CSV, XML, JSON), permitindo que as subclasses especifiquem as etapas específicas para analisar cada tipo;

Exemplificando

Para o exemplo vamos considerar um algoritmo que irá ditar como uma casa deve ser construida, isso será feito na classe abstrata "ConstrucaoTemplate", na sequencia teremos duas novas classes que irão implementar essa primeira, sendo elas "ConstrucaoAlvenaria" e "ConstrucaoMadeira".

Toda casa, independente do tipo, tem uma fundação, paredes e telhados porém a forma como essas coisas ocorrem vai variar de acordo com o tipo.

ConstrucaoTemplate

    
        public abstract class ConstrucaoTemplate
        {
            public void Construir()
            {
                Iniciar();

                FazerFundacao();
                FazerParedes();
                FazerTelhado();
   
                Finalizar();
            }    

            protected abstract void FazerFundacao();    

            protected abstract void FazerParedes();    

            protected abstract void FazerTelhado();    

            protected void Iniciar()
            {
                Console.WriteLine("Iniciando a construcao...");
            }
   
            protected void Finalizar()
            {
                Console.WriteLine("Finalizando a construcao...");
            }
        }
    

ConstrucaoAlvenaria

    
    public class ConstrucaoAlvenaria : ConstrucaoTemplate
    {
        protected override void FazerFundacao()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo fundacao da casa de alvenaria...");
        }

        protected override void FazerParedes()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo paredes da casa de alvenaria...");
        }

        protected override void FazerTelhado()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo telhado da casa de alvenaria...");
        }
    }
    

ConstrucaoMadeira

    
    public class ConstrucaoMadeira : ConstrucaoTemplate
    {
        protected override void FazerFundacao()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo fundacao da casa de madeira...");
        }

        protected override void FazerParedes()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo paredes da casa de madeira...");
        }

        protected override void FazerTelhado()
        {
            Console.WriteLine("Fazendo telhado da casa de madeira...");
        }
    }
    

Executando

	
    Console.WriteLine("Template Method!\r\n");

    Console.WriteLine("\r\nCasa de alvenaria:");
    ConstrucaoTemplate casaAlvenaria = new ConstrucaoAlvenaria();
    casaAlvenaria.Construir();


    Console.WriteLine("\r\nCasa de madeira:");
    ConstrucaoTemplate casaMadeira = new ConstrucaoMadeira();
    casaMadeira.Construir();    
    

Resultado

	
	
Template Method!


Casa de alvenaria:
Iniciando a construcao...
Fazendo fundacao da casa de alvenaria...
Fazendo paredes da casa de alvenaria...
Fazendo telhado da casa de alvenaria...
Finalizando a construcao...

Casa de madeira:
Iniciando a construcao...
Fazendo fundacao da casa de madeira...
Fazendo paredes da casa de madeira...
Fazendo telhado da casa de madeira...
Finalizando a construcao...    
    

Conclusão


Podemos perceber que o padrão Template Method nos garante uma forma uniforme de execução mesmo que a impementação seja diferente, no exemplo demonstramos a construção de dois tipos de casas diferentes que seguem o mesmo processo de construção.

Comentários

Mais visitadas

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...