Pular para o conteúdo principal

JS - Hoisting

Comportamento do Javascript que eleva ao topo do escopo variáveis e funções literais, ou seja, mesmo que uma variável seja declarada no meio do programa a mesma será colocada no inicio, o ponto de atenção aqui é quanto a atribuição de valores, pois essa permanece no local original. 

Esse comportamento pode gerar problemas pois podemos ser levados a acreditar que as coisas deveriam estar corretas quando na verdade não, uma dica é manter as variáveis no topo dos escopos juntamente com suas atribuições. Agora alguns exemplos usando o escopo de uma função para exemplificar:

Variáveis

Já sabemos que as variáveis "a" e "b" só podem ser acessadas dentro do escopo da função "TesteHoisting", mas o que deve ocorrer com a implementação abaixo? Bom de acordo com o que vimos, o "hoisting" irá elevar as variáveis "a" e "b" ao topo do escopo, e, apesar das variáveis existirem ambas estarão com o valor "undefined", quando o "console.log" for executado as variáveis existirão, porém sem o valor esperado:

function TesteHoisting(){

  console.log('variavel a: ', a);
  console.log('variavel b: ', b);
  
  var a = 3;
  var b = 3; 
}


Funções

Já sabemos que a função "soma" (e as variáveis) só podem ser acessadas dentro do escopo da função "TesteHoisting", mas o que deve ocorrer com a implementação abaixo? Conforme vimos as funções literais também são elevadas, logo, mesmo que ela esteja declarada após o retorno da função o código abaixo funcionará:

function TesteHoisting(){
 
  var a = 3;
  var b = 3;

  return soma();

  function soma() {
    return a + b;
  }
}



Comentários

Mais visitadas

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD...

Array no PL/SQL (Oracle)

Trabalhar com estruturas indexadas pode nos poupar muito trabalho, deixar o código mais limpo e reutilizável, pois bem vamos dar um exemplo de como fazer isso no PL/SQL. Criaremos um tipo table que seja capaz de armazenar nomes de uma tabela de funcionários de forma indexada, e em seguida mostraremos o que foi armazenado, segue o código: 1: declare 2: -- tipo tabela contendo apenas texto e indexado 3: type TipoNomFunc is table of varchar 2(200) index by binary_integer; 4: -- variável do nosso tipo (como nosso tipo é indexado ele funcionará como um array) 5: func TipoNomFunc; 6: -- indice para loop 7: indice number := 1; 8: -- 9: begin 10: -- 11: -- cursor para nossa tabela de funcionarios 12: for emps in ( 13: select * 14: from funcionarios 15: ) 16: loop 17: -- colocamos o nome do funcionario em nosso "vetor" 18: func(indice) := emps.nom_funcionario; 19: -- incrementamos o indice 20:...