Pular para o conteúdo principal

JS - Truthy e falsy

Anteriormente vimos como condicionar o fluxo execução com a estrutura condicional "if", comparando valores, hoje veremos como o Javascript entende o que são valores verdadeiros e falsos, através do "truthy" e "falsy",

Falsy

Quando um valor convertido em booleano representa o valor false, sendo eles (considerando var teste;):

  • undefined (if (undefined) teste = true; else teste = false;)
  • null (if (null) teste = true; else teste = false;)
  • NaN (if (NaN) teste = true; else teste = false;) 
  • 0 (if (0) teste = true; else teste = false;)
  • -0 (if (-0) teste = true; else teste = false;)
  • '' (if ('') teste = true; else teste = false;)
  • "" (if ("") teste = true; else teste = false;)
  • false (if (false) teste = true; else teste = false;)
Todos os exemplos acima retornam falso, mantendo a variável "teste" com o valor "false".


Truthy

Quando um valor convertido em booleano representa true, sendo todos os valores diferentes dos "falsy" listados acima:

  • Números (if (1) teste = true; else teste = false;)
  • Objetos (if ( {} ) teste = true; else teste = false;)
  • Arrays (if ( [] ) teste = true; else teste = false;)
  • Texto (if ( '0' ) teste = true; else teste = false;)
  • true (if ( true ) teste = true; else teste = false;)


Operador para a representação booleana

Podemos testar facilmente se um valor é verdadeiro ou falso com o operador "!!", se nos lembrarmos falamos sobre "!" que inverte o valor, ou seja, se um valor for verdadeiro o "!" inverte o mesmo para falso, então ao utilizarmos o "!!" temos o valor booleano real:


Comentários

Mais visitadas

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a...

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...