Escopo de variáveis diz respeito aos locais onde uma variável pode ser acessada, é muito importante ter isso em mente pois uma abordagem errada na definição pode resultar em variáveis permanentes na memória, consumindo recurso computacional, valores sendo substituídos de maneira não controlada seja com limpezas ou mesmo substituições.
Tipos
Basicamente temos como tipos de escopo:
- Global - quando temos uma variável fora de função, onde o que for criado dessa forma pode ser acessado em qualquer lugar;
var testeGlobal = 1; (variável global com o valor 1)
function alterarValorGlobal() { testeGlobal = 2; }; (função que altera um valor que não pertence a seu escopo)
- Local - quando temos uma variável em uma função, o que é criado dessa forma só pode ser usado dentro da função. Essa é a forma recomendada, uma vez que as variáveis são mantidas em memória apenas enquanto a função estiver em execução, eliminando os riscos de substituição de valores ou permanência apos o uso;
function testeValorLocal() { var local = 1000; return local; }; (função que trabalha apenas com funções de seu escopo)
var
Sempre devemos usar o "var" (em breve veremos outras formas) ao declarar uma variável, caso contrário mesmo que a variável seja criada dentro de uma função, se ela não for criada com o "var" a mesma se tornará global.
function testeValorGlobal() { valorGlobal = 999; }; (agora, ao executarmos essa função criamos uma variável global, que pode ser acessada de qualquer lugar)
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.