Pular para o conteúdo principal

Postagens

C# - Design Patterns

Olá meus queridos! Hoje daremos inicio a uma série de postagens falando sobre Design Patterns e utilizaremos o C# para demonstra-los. Essa (e as próximas postagens) são uma iniciativa após o meu ingresso nos excelentes cursos da Alura sobre essa temática, porém lá a linguagem utilizada é Java. Minha intenção aqui é passar por cada padrão mostrando na prática como resolver problemas cotidianos que já foram pensados e resolvidos. Mas do que se trata "Design Patterns"? Segundo a Wikipédia "padrão de projeto (do inglês design pattern) é uma solução geral para um problema que ocorre com frequência dentro de um determinado contexto no projeto de software", ou seja, para a maioria dos "problemas" mais comuns que enfrentamos no dia a dia já existem soluções propostas, testadas e amplamente utilizadas. Desse modo evitamos "reinventar" a roda para problemas comuns e melhor, escrevemos código padronizado que qualquer pessoa que também conheça os padrões ir

PHP - Classes e objetos

Seguindo nosso aprendizado sobre PHP hoje veremos um pouco sobre classes e objetos. Neste post, vamos mostrar como usar classes e objetos no PHP incluindo exemplos práticos (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui ). Classes e objetos foram introduzidos no PHP a partir da versão 4, lançada em 2000, sendo isso um dos principais motivos para sua popularidade crescente como linguagem de programação para desenvolvimento web. Antes disso, o PHP era principalmente utilizado como linguagem de script para a criação de páginas dinâmicas. Classes em PHP Uma classe é um modelo para a criação de objetos. Ela define as propriedades (estado) e métodos (comportamento) dos objetos criados a partir dela. Por exemplo, a seguinte classe "Pessoa" define as propriedades "nome" e "idade" e o método "imprimirDados": class Pessoa {     public $nome;     public $idade;     public func

PHP - Variáveis e funções

Seguindo nossos primeiros passos com o PHP, neste post vamos mostrar como usar variáveis e funções em scripts PHP para serem executados na linha de comando, incluindo exemplos práticos (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui ). Variáveis em PHP As variáveis em PHP são declaradas usando o símbolo "$" seguido pelo nome da variável. O tipo de variável não precisa ser especificado, já que o PHP é uma linguagem de tipagem dinâmica. Por exemplo, o seguinte script atribui o valor "Hello World!" à variável $mensagem e realiza a impressão na tela: <?php     $mensagem = "Hello World!";     echo $mensagem; ?> Funções em PHP As funções em PHP são declaradas usando a palavra-chave "function" seguida pelo nome da função e parênteses. O corpo da função é escrito entre chaves. Por exemplo, o seguinte script define uma função chamada "imprimirMensagem" que impri

C# - Tipos genéricos

A linguagem C# introduziu a funcionalidade de tipos genéricos com a versão 2.0, permitindo que desenvolvedores escrevam código mais flexível e reutilizável. Os tipos genéricos permitem que você escreva uma classe ou método que funciona com qualquer tipo de dados, em vez de estar preso a um tipo específico. Isso permite que o código seja escrito de forma mais genérica, o que aumenta a sua reutilização. Para entender melhor, vamos dar um exemplo de uma classe simples para gerenciar uma lista de objetos. Sem o uso de tipos genéricos, seria necessário escrever uma classe para cada tipo de objeto que desejássemos gerenciar. Por exemplo, uma classe "ListaDeInteiros", outra "ListaDeStrings", e assim por diante. Com o uso de tipos genéricos, é possível escrever uma única classe "Lista<T>" onde T é o tipo genérico. Isso significa que a classe pode ser usada para gerenciar uma lista de qualquer tipo de objeto, sem precisar escreve

PHP - Criando scripts e os executando pela linha de comando

O PHP é uma linguagem de programação popular usada para desenvolvimento web, mas também pode ser usada para criar scripts que podem ser executados diretamente na linha de comando. Neste post, vamos mostrar como criar scripts PHP e como executá-los na linha de comando (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui ). Criando scripts PHP Para criar um script PHP, você precisa criar um arquivo com a extensão ".php". Isso pode ser feito com qualquer editor de texto, como o Bloco de Notas ou o Sublime Text. Dentro do arquivo, você pode escrever o código PHP desejado. Por exemplo, o seguinte script imprime "Hello World!" na tela: <?php     echo "Hello World!"; ?> Executando scripts PHP na linha de comando Para executar um script PHP na linha de comando, você precisa usar o interpretador PHP. No Linux e macOS, o interpretador PHP geralmente vem instalado por padrão e pode ser executado

PHP - Como instalar

PHP é uma linguagem de programação popular usada para desenvolvimento web. Neste post, vamos mostrar como instalar o PHP em sistemas operacionais Linux, macOS e Windows, além de como testar a instalação. Instalação no Linux A maneira mais fácil de instalar o PHP no Linux é usando o gerenciador de pacotes do sistema. Para fazer isso no Ubuntu, por exemplo, você pode usar o seguinte comando: sudo apt-get install php Isso instalará a versão mais recente do PHP disponível no repositório do Ubuntu. Se você deseja instalar uma versão específica, pode especificá-la no comando, como por exemplo: sudo apt-get install php7.4 Instalação no macOS Para instalar o PHP no macOS, você pode usar o gerenciador de pacotes Homebrew. Primeiro, você precisa instalar o Homebrew seguindo as instruções no site oficial. Em seguida, você pode usar o seguinte comando para instalar o PHP: brew install php Assim como no Linux, isso instalará a versão mais recente do PHP di

Hangfire - processamento em background fácil no .NET

A necessidade de realizar uma tarefa em segundo plano é muito comum, seja para gravar um arquivo, enviar um e-mail, executar um processo de banco pesado, enfim, qualquer coisa que não deve "bloquear" o usuário no thread principal, e é aí que o Hangfire entra, ele recebe tarefas e as trata em filas realizando a execução em background e mais: As tarefas entram em uma fila e a execução ocorre na sequência; Uma execução só é considerada "falha" quando as tentativas já se esgotaram (por padrão são 10); Dá para criar uma tarefa simplesmente a colocando na fila; Dá para criar um fluxo de execução de tarefas constante dentro de um intervalo; Dá para agendar a execução de tarefas; Dá para condicionar a execução de tarefas após o sucesso de outra tarefa; Todo o fluxo é tratado em tabelas do próprio Hangfire, podendo ser gerido em vários bancos de dados (relacionais ou não); Os registros referentes as tarefas possuem um tempo limitado de vida, depois de concluidos são apagados