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JS - Métodos de arrays - toString, concat, unshift e shift

Dando continuidade a nossa exploração aos recursos que os "arrays" nos proporcionam, hoje veremos mais quatro métodos interessantes, onde seremos capazes de converter o conteúdo para texto, concatenar itens e outros "arrays", incluir e remover itens do inicio do "array". toString A exemplo do "join" o "toString" converte os valores de um "array" em texto, separando cada um por virgula, a grande diferença aqui é que o "toString" não permite informar um novo separador: var numeros = [1, 2, 3]; numeros.toString(); concat Inclui um novo valor ao "array" e retorna o resultado final desse processo, também é possível concatenar outros "arrays", isso sem alterar o valor original do "array": numeros.concat(4); numeros.concat([10, 100, 1000]); unshift Adiciona um item no inicio do "array" e retorna o total de itens do mesmo, anteriormente vimos o "pu

JS - Métodos de arrays - push, pop, join, reverse e sort

Hoje veremos alguns métodos básicos para se trabalhar com "arrays", capazes de incluir e remover itens do final do "array", transformar os itens de um "array" em uma "string", inverter a ordem dos itens de um "array" e ordenar de forma alfabética um "array". push Adiciona um item ao final do array, esse método retorna o total de itens do "array" atualizado: var frutas = ['uva', 'manga', 'laranja']; frutas.push('maracujá'); pop Remove um item do final do "array", esse método retorna o item removido: frutas.pop(); join Juntar itens de um "array" retornando uma "string", é possível indicar qual o separador desejado, se nada for informado é assumido a virgula: frutas.join(); frutas.join(' - '); reverse Inverte os itens de um array, atenção pois esse método realmente altera a posição dos itens dentro do array.

JS - Métodos de objeto

Nesse post veremos alguns métodos interessantes de objetos do Javascript, que nos permitem manipular propriedades, verificar a herança, transformar um objeto em texto e converter um texto em objeto. Object.keys Cria um "array" com os nomes das propriedades de um objeto: var animal = { nome: 'Totó', idade: 12}; var propsAnimal = Object.keys(animal); Object.isPrototypeOf Indica se um objeto é um protótipo de outro, ou seja, se um objeto (parâmetro do método) herda características de outro (usando o método): var cachorro = Object.create(animal); cachorro.buscaGraveto = true; cachorro.isPrototypeOf(animal); animal.isPrototypeOf(cachorro); JSON.stringify Transforma um objeto em texto: var animalTxt = JSON.stringify(animal); JSON.parse  Transforma uma string (JSON) em um objeto: var outroAnimal = JSON.parse(animalTxt); JSON JSON (JavaScript Object Notation - Notação de Objetos JavaScript) é uma formatação leve de troca

JS - Criação de objetos

A algum tempo já estamos usando objetos, porém nesse post veremos mais alguns detalhes sobre objetos e formas de cria-los. Mutáveis  Objetos no Javascript são mutáveis, ou seja, é possível alterar valores de suas propriedades, remover propriedades existentes, ou mesmo adicionar outras propriedades: var pessoa = { nome: 'Eduardo', idade: 17 }; pessoa.idade = 27; delete pessoa.idade; pessoa.idade = 37; Manipulados por referencia Se criarmos um objeto por meio da atribuição de um objeto existente teremos uma referencia, isso significa que ao mudar propriedades ou valores em um dos objetos teremos como resultado a alteração em ambos: var copiaPessoa = pessoa; pessoa.idade = 47; copiaPessoa.idade = 57; delete pessoa.idade; copiaPessoa.idade = 37; Criando objetos Agora as formas de se criar um objeto: De forma Literal Forma utilizada até agora, onde já atribuímos o objeto e suas propriedades a uma variável: var carro = {mod

JS - Saltos

Saltos são formas de interromper um fluxo de instruções, onde somos capazes de parar, pular ou mesmo ignorar uma certa linha de execução. Dois deles já foram vistos, um é o "return" que podemos interromper o fluxo de execução de uma função, evitando a continuidade de um trabalho, o outro é o "break" utilizado para o encerramento de verificação dentro da condicional "switch". Temos ainda o "continue" que apenas descarta o fluxo atual de execução, direcionando para a próxima instrução válida. return No exemplo abaixo criaremos uma função que recebe um número, se o número for par daremos um salto interrompendo a execução dos comandos restantes: function saltoReturn(a) {   if (a % 2 === 0)     return 'Par';   return 'Impar'; }  break No próximo exemplo usaremos o "break" em um "loop", onde iremos percorrer de um a cinco e encerrar as repetições assim que o número tres for encontrado:

JS - Estruturas de repetição - for in

Até aqui vimos estruturas de repetição que, dado uma lógica, executa "n" vezes um bloco de código, o "for in" por sua vez é um pouco diferente, ele é usado para percorrer propriedades de um objeto, nos permitindo acesso ao nome de cada propriedade. Isso é bastante útil se pensarmos que podemos acessar e alterar valor de propriedades utilizando seu nome. Sintaxe for ( var  "< item atual >" in "< objeto >") {   "< instrucoes >" } Exemplo No exemplo abaixo iremos declarar um objeto com três propriedades, em seguida iremos percorre-las para mostrar os valores atuais e alterar os mesmos:

JS - Estruturas de repetição - do / while

Diferente das outras estruturas de repetição, o "do / while" sempre executa ao menos uma iteração da repetição, isso porque o teste para definir a continuidade do "loop" fica no final do comando. Outra peculiaridade desse comando é a necessidade de um ";" para indicar o fim da instrução. Sintaxe do {   "< instrucao >" } while ( "< condicao >" ); Exemplo Agora iremos repetir a impressão de uma variável enquanto seu valor for menor que dez, como ela inicia em zero e a cada iteração é incrementado um, serão impressos os números de zero a nove: Exemplo de uma iteração No exemplo abaixo continuaremos com a mesma validação, onde a variável deve ser menor que dez, só que dessa vez o valor dessa variável será dez, ou seja, já iniciará inválida, como essa verificação só ocorre ao final do comando teremos uma iteração: