Pular para o conteúdo principal

Elixir - Tipos e operações básicas

Tipos básicos

Os tipos de dados em uma linguagem nos ajudam a entender a natureza da informação sendo manipulada, assim como nos permite garantir a integridade dessas informações, hoje veremos os tipos básicos do Elixir e suas principais características.

Inteiros

São números, no Elixir existe suporte para números binários, octais e hexadecimais:

iex> 255 255

iex> 0b0110 6 iex> 0o644 420 iex> 0x1F 31

Pontos flutuantes

Números com casa decimal, sendo obrigatório ao menos um número antes do separador decimal, possuem até 64 bits suportando números exponenciais:

iex> 3.14 3.14 iex> .14 ** (SyntaxError) iex:2: syntax error before: '.' iex> 1.0e-10 1.0e-10

Booleanos

São valores que determinam se algo é verdadeiro ou falso, no Elixir temos "true" e "false":

iex> true true iex> false false

Átomos

São constantes (valores que não se alteram) onde nome e valor representam a mesma coisa. Nomes de módulos também são considerados átomos e também são usados para referenciar módulos de bibliotecas do Erlang:

iex> :foo :foo iex> :foo == :bar false

iex> is_atom(MyApp.MyModule) true

iex> :crypto.strong_rand_bytes 3 <<23, 104, 108>>

Strings

Representam texto sendo codificados em UTF-8 sendo obrigatório o uso de aspas duplas, dentro de uma string além do exto desejado também é possível incluir quebras de linha (\n):

iex> "Hello" "Hello" iex> "dziękuję" "dziękuję"

iex> "foo ...> bar" "foo\nbar" iex> "foo\nbar" "foo\nbar"


Operações básicas

Operações são a capacidade de uma linguagem em transformar um dado, seja por meio de cálculos ou formatações, também estamos considerando como operações a capacidade de comparar dados, o que nos garante uma forma de realizar avaliações nos mesmos a fim de se chegar a "respostas" que podem nos dizer se dentro de uma avaliação temos uma igualdade, um valor maior que outro, etc.

Aritmética

A exemplo das demais linguagens Elixir suporta as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão, um detalhe é que operações com divisão sempre retornam um número de ponto flutuante. Ainda sobre a divisão, temos a disposição duas funções interessantes, sendo um para divisão inteira "div" e outra para se obter o resto "rem":

iex> 2 + 2 4 iex> 2 - 1 1 iex> 2 * 5 10 iex> 10 / 5 2.0

iex> div(10, 5) 2 iex> rem(10, 3) 1

Booleanos

Os operadores booleanos nos permitem determinar uma expressão e funcionam com qualquer tipo de dados, que são "||" (ou), "&&" (e) e "!" (negação). Existem ainda outros três operadores que exigem o uso de um booleano "true/fasle" que são "and", "or" e "not":

iex> -20 || true -20 iex> false || 42 42 iex> 42 && true true iex> 42 && nil nil iex> !42 false iex> !false true

iex> true and 42 42 iex> false or true true iex> not false true iex> 42 and true ** (ArgumentError) argument error: 42 iex> not 42 ** (ArgumentError) argument error

Comparação

Temos a disposição os operadores de comparação padrão "==" (igual), "!=" (diferente), "===" (igual para tipos diferentes), "!==" (diferente para tipos diferentes), "<=" (menor ou igual), ">=" (maior ou igual), "<" (menor), ">" (maior):

iex> 1 > 2 false iex> 1 != 2 true iex> 2 == 2 true iex> 2 <= 3 true

iex> 2 == 2.0 true iex> 2 === 2.0 false

Interpolação de strings

Em Elixir somos capazes de utilizar em uma mesma expressão uma string e uma varável, o que resulta em um resultado único (uma forma de "concatenar"):

iex> name = "Sean" iex> "Hello #{name}" "Hello Sean"

Concatenação de strings

O operador para concatenação é o "<>":

iex> name = "Sean" iex> "Hello " <> name "Hello Sean"


Comentários

Mais visitadas

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...