Pular para o conteúdo principal

Elixir - Tipos e operações básicas

Tipos básicos

Os tipos de dados em uma linguagem nos ajudam a entender a natureza da informação sendo manipulada, assim como nos permite garantir a integridade dessas informações, hoje veremos os tipos básicos do Elixir e suas principais características.

Inteiros

São números, no Elixir existe suporte para números binários, octais e hexadecimais:

iex> 255 255

iex> 0b0110 6 iex> 0o644 420 iex> 0x1F 31

Pontos flutuantes

Números com casa decimal, sendo obrigatório ao menos um número antes do separador decimal, possuem até 64 bits suportando números exponenciais:

iex> 3.14 3.14 iex> .14 ** (SyntaxError) iex:2: syntax error before: '.' iex> 1.0e-10 1.0e-10

Booleanos

São valores que determinam se algo é verdadeiro ou falso, no Elixir temos "true" e "false":

iex> true true iex> false false

Átomos

São constantes (valores que não se alteram) onde nome e valor representam a mesma coisa. Nomes de módulos também são considerados átomos e também são usados para referenciar módulos de bibliotecas do Erlang:

iex> :foo :foo iex> :foo == :bar false

iex> is_atom(MyApp.MyModule) true

iex> :crypto.strong_rand_bytes 3 <<23, 104, 108>>

Strings

Representam texto sendo codificados em UTF-8 sendo obrigatório o uso de aspas duplas, dentro de uma string além do exto desejado também é possível incluir quebras de linha (\n):

iex> "Hello" "Hello" iex> "dziękuję" "dziękuję"

iex> "foo ...> bar" "foo\nbar" iex> "foo\nbar" "foo\nbar"


Operações básicas

Operações são a capacidade de uma linguagem em transformar um dado, seja por meio de cálculos ou formatações, também estamos considerando como operações a capacidade de comparar dados, o que nos garante uma forma de realizar avaliações nos mesmos a fim de se chegar a "respostas" que podem nos dizer se dentro de uma avaliação temos uma igualdade, um valor maior que outro, etc.

Aritmética

A exemplo das demais linguagens Elixir suporta as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão, um detalhe é que operações com divisão sempre retornam um número de ponto flutuante. Ainda sobre a divisão, temos a disposição duas funções interessantes, sendo um para divisão inteira "div" e outra para se obter o resto "rem":

iex> 2 + 2 4 iex> 2 - 1 1 iex> 2 * 5 10 iex> 10 / 5 2.0

iex> div(10, 5) 2 iex> rem(10, 3) 1

Booleanos

Os operadores booleanos nos permitem determinar uma expressão e funcionam com qualquer tipo de dados, que são "||" (ou), "&&" (e) e "!" (negação). Existem ainda outros três operadores que exigem o uso de um booleano "true/fasle" que são "and", "or" e "not":

iex> -20 || true -20 iex> false || 42 42 iex> 42 && true true iex> 42 && nil nil iex> !42 false iex> !false true

iex> true and 42 42 iex> false or true true iex> not false true iex> 42 and true ** (ArgumentError) argument error: 42 iex> not 42 ** (ArgumentError) argument error

Comparação

Temos a disposição os operadores de comparação padrão "==" (igual), "!=" (diferente), "===" (igual para tipos diferentes), "!==" (diferente para tipos diferentes), "<=" (menor ou igual), ">=" (maior ou igual), "<" (menor), ">" (maior):

iex> 1 > 2 false iex> 1 != 2 true iex> 2 == 2 true iex> 2 <= 3 true

iex> 2 == 2.0 true iex> 2 === 2.0 false

Interpolação de strings

Em Elixir somos capazes de utilizar em uma mesma expressão uma string e uma varável, o que resulta em um resultado único (uma forma de "concatenar"):

iex> name = "Sean" iex> "Hello #{name}" "Hello Sean"

Concatenação de strings

O operador para concatenação é o "<>":

iex> name = "Sean" iex> "Hello " <> name "Hello Sean"


Comentários

Mais visitadas

Array no PL/SQL (Oracle)

Trabalhar com estruturas indexadas pode nos poupar muito trabalho, deixar o código mais limpo e reutilizável, pois bem vamos dar um exemplo de como fazer isso no PL/SQL. Criaremos um tipo table que seja capaz de armazenar nomes de uma tabela de funcionários de forma indexada, e em seguida mostraremos o que foi armazenado, segue o código: 1: declare 2: -- tipo tabela contendo apenas texto e indexado 3: type TipoNomFunc is table of varchar 2(200) index by binary_integer; 4: -- variável do nosso tipo (como nosso tipo é indexado ele funcionará como um array) 5: func TipoNomFunc; 6: -- indice para loop 7: indice number := 1; 8: -- 9: begin 10: -- 11: -- cursor para nossa tabela de funcionarios 12: for emps in ( 13: select * 14: from funcionarios 15: ) 16: loop 17: -- colocamos o nome do funcionario em nosso "vetor" 18: func(indice) := emps.nom_funcionario; 19: -- incrementamos o indice 20:...

Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker

Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker Neste guia, vamos criar uma aplicação básica que acessa um banco de dados PostgreSQL e realiza operações CRUD (Create, Read, Update, Delete). Vamos usar Flask e executar tudo com Docker. Sem estilos ou extras, apenas o essencial. Estrutura do Projeto crud-app/ |-- app/ | |-- app.py | |-- templates/ | | |-- index.html | | |-- edit.html |-- Dockerfile |-- requirements.txt |-- docker-compose.yml Passo 1: Dependências Crie um arquivo requirements.txt com as seguintes linhas: Flask==2.2.2 Flask-SQLAlchemy==3.0.2 psycopg2-binary==2.9.3 Werkzeug==2.2.2 Passo 2: Aplicação Flask Arquivo app/app.py : from flask import Flask, render_template, request, redirect, url_for from flask_sqlalchemy import SQLAlchemy app = Flask(__name__) # Configuração do banco de dados app.config['SQLALCHEMY_DATABASE_URI'] = 'postgresql://user:password@db:5432/crud_db' app.config['SQLALCHEMY_TRACK_MODIFICATIONS'] = False db...

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...