Pular para o conteúdo principal

React - Listas e chaves

No React, utilizamos listas e chaves para renderizar vários componentes de uma vez, onde as listas nos fornecem os dados necessários para criar os componentes e as chaves identificarão de forma unica cada um deles.

Quando falamos em listas estamos nos referindo a qualquer "array" que será percorrido por meio de uma estrutura de repetição, um "map" por exemplo.

Já quando falamos em uma "chave" nos referimos a uma "string" que irá identificar de forma unica o componente visual sendo criado. Essa "chave" ajuda o React a identificar esses elementos, permitindo controlar e identificar alterações.

As chaves são identificadas pela propriedade "key", sendo essa propriedade reservada exclusivamente ao React, se for necessário recuperar a mesma deve-se criar uma nova propriedade no elemento. Outro ponto importante sobre chaves é que devemos sempre dar preferencia para valores que representem de forma unica os itens de nosso "array", apesar de ser possível gerar chaves a partir do índice do "array" essa não é uma prática recomendável devido a questões de desempenho.

Exemplo

Lista
  const convidados = [
    {codigo: 1007nome:"Edmundo"},
    {codigo: 1009nome:"Evair"},
    {codigo: 1012nome:"Marcos"}
  ];


Uso da chave
        {convidados.map((convidado=>
            <Convidado 
                key={convidado.codigo} 
                convidado={convidado}>                
            </Convidado>
        )}

Componente
import React, { Component } from 'react'

class Convidado extends Component {
   
    constructor(props) {
        super(props);
        this.state = { 
            convidado: props.convidado
        };

        this.handleClick = this.handleClick.bind(this);
      }
    
      handleClick() {
        alert('Código:' + this.state.convidado.codigo + '\nNome:' + 
                this.state.convidado.nome);
      }

    render() {
        return(
            <li
                id={this.state.convidado.codigo}
                onClick={this.handleClick}
                >
                {this.state.convidado.nome}
            </li>        
        );
    }
}

export default Convidado

No exemplo anterior temos uma aplicação que nos mostra uma lista de convidados, onde um "array" é percorrido e para cada item é criado um componente "Convidado", onde sua "key" é o código do convidado, as informações do convidado são passadas para o componente onde é mostrado o código e o nome quando clicamos em um item.

O projeto do exemplo pode ser encontrado aqui.

Comentários

Mais visitadas

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD...

dbGrid zebrado (Delphi)

Quando utilizamos dbGrid e este recebe muitos registros fica dificil ler toda a linha, principalmente se possuimos um grande número de colunas, um recurso que podemos lançar mão para ao menos amenizar essa situação é o efeito "zebrado", onde temos linhas com cores diferentes, na verdade duas cores diferentes que se intercalam. Então vamos ao exemplo, no evento OnDrawColumnCell: if odd (ClientDataSet4.RecNo) then DBGrid1.Canvas.Brush.Color:= clmenubar else DBGrid1.Canvas.Brush.Color:= clCream; TDbGrid(Sender).Canvas.font.Color:= clBlack; if gdSelected in State then with (Sender as TDBGrid).Canvas do begin Brush.Color := clmoneygreen; FillRect(Rect); Font.Style := [fsbold] end; TDbGrid(Sender).DefaultDrawDataCell(Rect, TDbGrid(Sender).columns[datacol].field, State);