Pular para o conteúdo principal

Debugando em um dispositivo real (Android)

No ultimo post sobre Android falamos do ambiente de desenvolvimento e criamos nosso primeiro aplicativo, para testa-lo nós o executamos no emulador. O emulador não é necessariamente o melhor local para testes, isso porque ele é lento, as vezes simplesmente deixa de funcionar (já passei por isso e vi outras pessoas passando) e principalmente a questões que apenas um dispositivo real poderá nos proporcionar. Por isso hoje iremos "debugar" e executar nosso aplicativo em um dispositivo real.

O que usaremos:
  • JDK 1.6
  • Android Developer Tools (Eclipse)
  • Samsung Galaxy tab 2
Para usar um dispositivo real basicamente precisaremos:
  • Se estivermos utilizando um dispositivo como o Nexus One, Nexus S (Android Developer Phone (ADP)) basta fazer download do Google USB Driver.
  • Para outros dispositivos como Sony, LG, HTC, devemos fazer download do OEM USB Drivers.
  • No dispositivo devemos habilitar o modo de debug USB;
  • Conectar o dispositivo ao PC.
  • Usar o "adb.exe devices" para confirmar a presença do dispositivo.
  • Configurar o Eclipse para escolhermos onde debugar nossa aplicação.

Baixando os drivers:

Para os dispositivos do tipo  Android Developer Phone (ADP), basta abrir o Android SDK Manager e instalar o Google USB Driver.

Para os outros dispositivos devemos seguir o guia oficial Android USB driver guide para baixar o driver correto do nosso dispositivo.

Habilitando o modo "debug" por USB

Para isso, no Galaxy Tab, basta acessar configurações

Conectando o dispositivo ao computador

Agora iremos nos certificar que o dispositivo conectado foi reconhecido corretamente, para isso basta abrirmos o Eclipse e em seguida acessar a perspectiva DDMS, se tudo estiver ok veremos nosso dispositivo listado na área "Devices".

Configurações finais

Nesse momento iremos configurar o Eclipse de modo que sempre que "rodarmos" nossa aplicação deveremos ser questionados pela ferramenta onde nos queremos que nossa aplicação seja executada, para tal acessamos "Run-> Run Configurations", na janela que se abrir demos selecionar a aplicação, abrir a aba "Target" e selecionar a opção "Always prompt to pick a device".

Executando o projeto

Agora que tudo esta preparado, drivers baixados, dispositivo conectado e liberado para debug e ferramenta configurada vamos executar nosso aplicativo, ao clicar em "Run" seremos questionados sobre onde a aplicação deve ser instalada.

É isso, após a confirmação poderemos usar nossa aplicação em nosso dispositivo real.

Fonte: 

Comentários

Mais visitadas

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a...

Centralizar Texto em Edit

Como todos sabemos o Edit mantém todo texto digitado a esquerda, o que não fica bem quando o usamos para a entrada de números, pois bem, o exemplo abaixo apresenta uma alternativa para centralizar um determinado valor dentro de um Edit: procedure EditChange(Sender: TObject); var vl_label : TLabel; //variável do tipo Label begin vl_label := TLabel.Create(self); //criamos um label WITH vl_label DO BEGIN Font.Name := TEdit(sender).Font.Name; //pegamos a fonte usada no edit Caption := TEdit(sender).Text; //pegamos o conteúdo do edit SendMessage(TEdit(sender).Handle, EM_SETMARGINS, EC_LEFTMARGIN, (TEdit(sender).Width-vl_label.Width) div 2); //centraliza no label e retorna para o edit END ; vl_label.Free; end ;

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD...