Pular para o conteúdo principal

Debugando em um dispositivo real (Android)

No ultimo post sobre Android falamos do ambiente de desenvolvimento e criamos nosso primeiro aplicativo, para testa-lo nós o executamos no emulador. O emulador não é necessariamente o melhor local para testes, isso porque ele é lento, as vezes simplesmente deixa de funcionar (já passei por isso e vi outras pessoas passando) e principalmente a questões que apenas um dispositivo real poderá nos proporcionar. Por isso hoje iremos "debugar" e executar nosso aplicativo em um dispositivo real.

O que usaremos:
  • JDK 1.6
  • Android Developer Tools (Eclipse)
  • Samsung Galaxy tab 2
Para usar um dispositivo real basicamente precisaremos:
  • Se estivermos utilizando um dispositivo como o Nexus One, Nexus S (Android Developer Phone (ADP)) basta fazer download do Google USB Driver.
  • Para outros dispositivos como Sony, LG, HTC, devemos fazer download do OEM USB Drivers.
  • No dispositivo devemos habilitar o modo de debug USB;
  • Conectar o dispositivo ao PC.
  • Usar o "adb.exe devices" para confirmar a presença do dispositivo.
  • Configurar o Eclipse para escolhermos onde debugar nossa aplicação.

Baixando os drivers:

Para os dispositivos do tipo  Android Developer Phone (ADP), basta abrir o Android SDK Manager e instalar o Google USB Driver.

Para os outros dispositivos devemos seguir o guia oficial Android USB driver guide para baixar o driver correto do nosso dispositivo.

Habilitando o modo "debug" por USB

Para isso, no Galaxy Tab, basta acessar configurações

Conectando o dispositivo ao computador

Agora iremos nos certificar que o dispositivo conectado foi reconhecido corretamente, para isso basta abrirmos o Eclipse e em seguida acessar a perspectiva DDMS, se tudo estiver ok veremos nosso dispositivo listado na área "Devices".

Configurações finais

Nesse momento iremos configurar o Eclipse de modo que sempre que "rodarmos" nossa aplicação deveremos ser questionados pela ferramenta onde nos queremos que nossa aplicação seja executada, para tal acessamos "Run-> Run Configurations", na janela que se abrir demos selecionar a aplicação, abrir a aba "Target" e selecionar a opção "Always prompt to pick a device".

Executando o projeto

Agora que tudo esta preparado, drivers baixados, dispositivo conectado e liberado para debug e ferramenta configurada vamos executar nosso aplicativo, ao clicar em "Run" seremos questionados sobre onde a aplicação deve ser instalada.

É isso, após a confirmação poderemos usar nossa aplicação em nosso dispositivo real.

Fonte: 

Comentários

Mais visitadas

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...