No ultimo post sobre Android falamos do ambiente de desenvolvimento e criamos nosso primeiro aplicativo, para testa-lo nós o executamos no emulador. O emulador não é necessariamente o melhor local para testes, isso porque ele é lento, as vezes simplesmente deixa de funcionar (já passei por isso e vi outras pessoas passando) e principalmente a questões que apenas um dispositivo real poderá nos proporcionar. Por isso hoje iremos "debugar" e executar nosso aplicativo em um dispositivo real.
O que usaremos:
- JDK 1.6
- Android Developer Tools (Eclipse)
- Samsung Galaxy tab 2
Para usar um dispositivo real basicamente precisaremos:
- Se estivermos utilizando um dispositivo como o Nexus One, Nexus S (Android Developer Phone (ADP)) basta fazer download do Google USB Driver.
- Para outros dispositivos como Sony, LG, HTC, devemos fazer download do OEM USB Drivers.
- No dispositivo devemos habilitar o modo de debug USB;
- Conectar o dispositivo ao PC.
- Usar o "adb.exe devices" para confirmar a presença do dispositivo.
- Configurar o Eclipse para escolhermos onde debugar nossa aplicação.
Baixando os drivers:
Para os dispositivos do tipo Android Developer Phone (ADP), basta abrir o Android SDK Manager e instalar o Google USB Driver.
Para os outros dispositivos devemos seguir o guia oficial Android USB driver guide para baixar o driver correto do nosso dispositivo.
Habilitando o modo "debug" por USB
Para isso, no Galaxy Tab, basta acessar configurações
Conectando o dispositivo ao computador
Agora iremos nos certificar que o dispositivo conectado foi reconhecido corretamente, para isso basta abrirmos o Eclipse e em seguida acessar a perspectiva DDMS, se tudo estiver ok veremos nosso dispositivo listado na área "Devices".
Configurações finais
Nesse momento iremos configurar o Eclipse de modo que sempre que "rodarmos" nossa aplicação deveremos ser questionados pela ferramenta onde nos queremos que nossa aplicação seja executada, para tal acessamos "Run-> Run Configurations", na janela que se abrir demos selecionar a aplicação, abrir a aba "Target" e selecionar a opção "Always prompt to pick a device".
Executando o projeto
Agora que tudo esta preparado, drivers baixados, dispositivo conectado e liberado para debug e ferramenta configurada vamos executar nosso aplicativo, ao clicar em "Run" seremos questionados sobre onde a aplicação deve ser instalada.
É isso, após a confirmação poderemos usar nossa aplicação em nosso dispositivo real.
Fonte:
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.