Pular para o conteúdo principal

Netduino

Recentemente o adquiri para um projeto da especialização, mas o que ele é e porque foi minha escolha?

Bom primeiramente como era necessário o uso de .net para esse projeto comecei a procurar algo diferente e então encontrei o netduino, que é uma plataforma eletrônica open source que usa o .net micro framework. Maravilha não? Com isso poderei usar c# para controlar um hardware!

netduino2

Infelizmente não o encontrei no Brasil, tive que importar, acabei escolhendo a Proto Advantage para fazer a compra e como meu primeiro pedido acabou no buraco negro dos correios o pessoal de lá acabou me mandando outro sem custo algum, tive apenas que arcar com metade do frete (fica ai a dica para os interessados, o atendimento dessa empresa é ótimo).

Já existe uma comunidade relativamente ativa, no fórum do site oficial existem vários projetos já em andamento com drivers para lcds, rfids, rede, sensores entre outros, tudo bem explicado, com os esquemas eletrônicos e exemplo dos códigos (sem contar a boa vontade do pessoal, sempre respondendo de pronto as novas postagens).

Um passo a passo já existe no site mas deixo aqui um resumo do que é preciso e também um código do que seria nosso primeiro hello world !

O que preciso instalar?

  1. Microsoft Visual  C# Express 2010
  2. Microsoft .Net Micro Framework v4.1 SDK
  3. Netduino SDK v4.1 32bits ou Netduino SDK v4.1 64bits

Tudo instalado e agora?

Ao conectar o netduino ao pc pelo cabo usb os drivers devem ser instalados automaticamente, feito isso abra o Visual Studio e crie um novo projeto (New Project => Visual C# => Micro Framework => Netduino Application), o que teremos será uma aplicação nos moldes de um console application.

Vamos ao código

Em nosso primeiro exemplo faremos com que o LED programável da própria placa pisque, basicamente iremos criar um OutPutPort para controlar a voltagem desse LED, em seguida, dentro de um loop, faremos com que esse LED ascenda e apague dentro de um intervalo, segue o código:

  1: using System.Threading;
  2: using Microsoft.SPOT.Hardware;
  3: using SecretLabs.NETMF.Hardware.Netduino;
  4: 
  5: namespace NetduinoApplication1
  6: {
  7:     public class Program
  8:     {
  9:         public static void Main()
 10:         {            
 11:             int i = 0;
 12:             OutputPort led = new OutputPort(Pins.ONBOARD_LED, false);
 13:             while (i < 20)
 14:             {
 15:                 led.Write(true);   // liga o LED
 16:                 Thread.Sleep(250); // aguarda 250ms
 17:                 led.Write(false);  // desliga o LED
 18:                 Thread.Sleep(250); // aguarda 250ms
 19:                 i++;
 20:             }
 21:         }
 22: 
 23:     }
 24: }
 25: 

 


Bom é isso, nos próximos meses terei muito a fazer com esse cara, sobrando um tempo eu postarei aqui meu progresso.

Comentários

  1. Quanto ficou a placa com o frete e as taxas? rener@renerlemes.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rener, só o Netduino com o frete padrão deu mais ou menos uns R$ 90,00, mas eu aconselho a pegar com rastreio porque nosso Correio está um caos.

    ResponderExcluir
  3. Off Topic

    Convido os amigos a fazerem parte do site http://mensalao.ning.com/ que tem como objetivo conscientizar os público sobre os crimes do mesnalão. Contamos com sua participação e sugestões

    ResponderExcluir
  4. Esse valor ficou tudo incluso então.Me parece que têm taxas da alfandega e outras coisas.Quanto tempo demorou pra chegar?

    ResponderExcluir
  5. Esse valor é o total, quanto a alfandega nem sempre as coisas importadas sofrem tarifação, nesse caso não sofreu. Quanto ao tempo leva cerca de dez dias quando é envio simples, como disse meu primeiro pedido se perdeu nos correios aqui, como eu não tinha rastreio fiquei sem, mas ai me mandaram outro pela UPS, nessa modalidade chega em três dias mais ou menos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Array no PL/SQL (Oracle)

Trabalhar com estruturas indexadas pode nos poupar muito trabalho, deixar o código mais limpo e reutilizável, pois bem vamos dar um exemplo de como fazer isso no PL/SQL. Criaremos um tipo table que seja capaz de armazenar nomes de uma tabela de funcionários de forma indexada, e em seguida mostraremos o que foi armazenado, segue o código: 1: declare 2: -- tipo tabela contendo apenas texto e indexado 3: type TipoNomFunc is table of varchar 2(200) index by binary_integer; 4: -- variável do nosso tipo (como nosso tipo é indexado ele funcionará como um array) 5: func TipoNomFunc; 6: -- indice para loop 7: indice number := 1; 8: -- 9: begin 10: -- 11: -- cursor para nossa tabela de funcionarios 12: for emps in ( 13: select * 14: from funcionarios 15: ) 16: loop 17: -- colocamos o nome do funcionario em nosso "vetor" 18: func(indice) := emps.nom_funcionario; 19: -- incrementamos o indice 20:...

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn Se você já desenvolveu uma aplicação Flask básica, sabe que o servidor de desenvolvimento embutido não é ideal para produção. Ele não é projetado para lidar com altos volumes de tráfego ou conexões simultâneas. Para tornar sua aplicação Flask mais robusta e pronta para produção, podemos usar o Gunicorn como servidor de aplicação e o Nginx como proxy reverso. Neste artigo, vamos adaptar o exemplo anterior ( Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker ) para incluir o Nginx e o Gunicorn. O que são Nginx e Gunicorn? Gunicorn O Gunicorn (Green Unicorn) é um servidor de aplicação WSGI que roda aplicações Python como o Flask. Ele é eficiente e simples de configurar, lidando com múltiplas requisições ao mesmo tempo, algo que o servidor embutido do Flask não faz bem. Nginx O Nginx é um servidor web que atua como um proxy reverso. Ele recebe requisições HTTP e as encaminha ao Gunicorn. Além disso, o Nginx pode: Servir arquivos ...

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...