Pular para o conteúdo principal

Netduino

Recentemente o adquiri para um projeto da especialização, mas o que ele é e porque foi minha escolha?

Bom primeiramente como era necessário o uso de .net para esse projeto comecei a procurar algo diferente e então encontrei o netduino, que é uma plataforma eletrônica open source que usa o .net micro framework. Maravilha não? Com isso poderei usar c# para controlar um hardware!

netduino2

Infelizmente não o encontrei no Brasil, tive que importar, acabei escolhendo a Proto Advantage para fazer a compra e como meu primeiro pedido acabou no buraco negro dos correios o pessoal de lá acabou me mandando outro sem custo algum, tive apenas que arcar com metade do frete (fica ai a dica para os interessados, o atendimento dessa empresa é ótimo).

Já existe uma comunidade relativamente ativa, no fórum do site oficial existem vários projetos já em andamento com drivers para lcds, rfids, rede, sensores entre outros, tudo bem explicado, com os esquemas eletrônicos e exemplo dos códigos (sem contar a boa vontade do pessoal, sempre respondendo de pronto as novas postagens).

Um passo a passo já existe no site mas deixo aqui um resumo do que é preciso e também um código do que seria nosso primeiro hello world !

O que preciso instalar?

  1. Microsoft Visual  C# Express 2010
  2. Microsoft .Net Micro Framework v4.1 SDK
  3. Netduino SDK v4.1 32bits ou Netduino SDK v4.1 64bits

Tudo instalado e agora?

Ao conectar o netduino ao pc pelo cabo usb os drivers devem ser instalados automaticamente, feito isso abra o Visual Studio e crie um novo projeto (New Project => Visual C# => Micro Framework => Netduino Application), o que teremos será uma aplicação nos moldes de um console application.

Vamos ao código

Em nosso primeiro exemplo faremos com que o LED programável da própria placa pisque, basicamente iremos criar um OutPutPort para controlar a voltagem desse LED, em seguida, dentro de um loop, faremos com que esse LED ascenda e apague dentro de um intervalo, segue o código:

  1: using System.Threading;
  2: using Microsoft.SPOT.Hardware;
  3: using SecretLabs.NETMF.Hardware.Netduino;
  4: 
  5: namespace NetduinoApplication1
  6: {
  7:     public class Program
  8:     {
  9:         public static void Main()
 10:         {            
 11:             int i = 0;
 12:             OutputPort led = new OutputPort(Pins.ONBOARD_LED, false);
 13:             while (i < 20)
 14:             {
 15:                 led.Write(true);   // liga o LED
 16:                 Thread.Sleep(250); // aguarda 250ms
 17:                 led.Write(false);  // desliga o LED
 18:                 Thread.Sleep(250); // aguarda 250ms
 19:                 i++;
 20:             }
 21:         }
 22: 
 23:     }
 24: }
 25: 

 


Bom é isso, nos próximos meses terei muito a fazer com esse cara, sobrando um tempo eu postarei aqui meu progresso.

Comentários

  1. Quanto ficou a placa com o frete e as taxas? rener@renerlemes.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rener, só o Netduino com o frete padrão deu mais ou menos uns R$ 90,00, mas eu aconselho a pegar com rastreio porque nosso Correio está um caos.

    ResponderExcluir
  3. Off Topic

    Convido os amigos a fazerem parte do site http://mensalao.ning.com/ que tem como objetivo conscientizar os público sobre os crimes do mesnalão. Contamos com sua participação e sugestões

    ResponderExcluir
  4. Esse valor ficou tudo incluso então.Me parece que têm taxas da alfandega e outras coisas.Quanto tempo demorou pra chegar?

    ResponderExcluir
  5. Esse valor é o total, quanto a alfandega nem sempre as coisas importadas sofrem tarifação, nesse caso não sofreu. Quanto ao tempo leva cerca de dez dias quando é envio simples, como disse meu primeiro pedido se perdeu nos correios aqui, como eu não tinha rastreio fiquei sem, mas ai me mandaram outro pela UPS, nessa modalidade chega em três dias mais ou menos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a...