Pular para o conteúdo principal

Servidores de aplicação e Servlets

Neste post falaremos de desenvolvimento web com o Java, utilizando o NetBeans, criaremos uma aplicação Servlet para trabalhar com o servidor de aplicação GlassFish e veremos como distribuí-la.
GlassFish
O GlassFish é um servidor de aplicações Web open source, baseado no Sun Java System Application platform Edition, sendo 100% compativel com as especificações java EE 5.
Servlet
Basicamente é uma classe da linguagem java que processa requisições e respostas dinamicamente.
Criando um projeto no NetBeans
Após uma breve descrição veremos na prática como fazer uma aplicação web utilizando o servidor de aplicações GlassFish possuindo um Servlet para o processamento de informações enviadas pos uma página jsp.
Selecione Arquivo e depois Novo Projeto, na tela que se abrir escolha Java Web e em seguida Aplicação Web.
img1
Na próxima tela devemos informar o nome do projeto e onde ele ficará armazenado.
img2
Em seguida temos as configurações do servidor de aplicações e da versão do Java EE.
img3
E por fim a definição de possíveis Frameworks a serem utilizados.
img4
Criando o Servlet
Após a criação do projeto devemos criar nosso arquivo Servlet, que em noso exemplo receberá dados de um formulário e irá imprimir um determinado valor, acesse Arquivo, Novo Arquivo e na tela que se abrir Web e Servlet.
img5
Em seguida devemos definir o nome e o local do Servlet, recomendamos que um pacote seja criado para armazená-lo.
img6
Na última tela temos a configuração do deployment, mantendo o padrão para nossa aplicação teste.
img7
Feito isso nosso Servlet estará criado, como mencionado anteriormente vamos editar seu código para que seja capaz de imprimir determinado valor.
image
Criando um formulário
Primeiramente devemos selecionar o arquivo index.jsp, apagar o conteúdo presente dentro das tags <body></body>, acessar a Paleta e arrastar um formulário para dentro das tags mencionadas.
img9
Em seguida será aberta a tela para configuração do formulário, onde devemos informar a ação (nome do nosso Servlet), o método (Post para envio de dados) a codificação e o nome do formulário.
img10
(Configurando o formulário)
Repetiremos o mesmo processo para colocar o formulário, mas desta vez iremos arrastar uma Entrada de Texto (Text Input), configurando de modo que seu nome seja “nome”, do tipo texto e largura 25.
img11
(Configurando a caixa de texto)
Para finalizar nosso formulário precisamos de um botão, na Paleta damos um duplo click no componente botão definindo o rótulo como enviar, o tipo como submeter e o nome como btEnviar.
img12
(Configurando o botão)
Finalizando
Nesse momento nossa primeira aplicação Web está pronta, quando compilarmos nosso projeto (F6) nossa página index.jsp será aberta no navegador padrão, onde deverá ser digitado um nome na caixa de texto e ao clicar no botão Enviar nosso Servlet pegará o valor da caixa de texto e apresentará no browser.
img13
(index.jsp)
img14
(Ação do Servlet)
Baixe o exemplo completo aqui.
Fonte
Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans, Edson Gonçalves

Comentários

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width :=