Pesquisar no Programero

sexta-feira, 30 de maio de 2008

SQL Server



Em 1988 a Microsoft lançou sua primeira versão do SQL Server. Ela foi desenvolvida para a plataforma OS/2 juntamente com a Microsoft e a Sybase.


Durante os anos 90 a Microsoft iniciou o desenvolvimento de uma versão para a plataforma NT. Enquanto o SQL Server estava sendo desenvolvido a Microsoft decidiu que ele deveria ser uma camada encapsulada sobre o sistema operacional NT.
Em 1992 a Microsoft assumiu a responsabilidade maior sobre o futuro do SQL Server para o NT.
Em 1993 o Windows NT 3.1 e o SQL Server 4.2 para NT foram lançados. A filosofia da Microsoft em combinar um banco de alta performance com uma interface fácil de usar mostrou-se um sucesso. Microsoft rapidamente tornou-se o segundo mais popular vendedor de softwares de bancos de dados relacionais.
Em 1994 a Microsoft e a Sybase formalmente encerraram sua parceria.
Em 1995 a Microsoft lançou a versão 6.0 do SQL Server. Esse lançamento foi uma das maiores rescritas da tecnologia SQL Server. A versão 6.0 aumentou a performance substancialmente provendo mecanismos internos de replicação e administração centralizada.
Em 1996 a Microsoft lançou a versão 6.5 do SQL Server. Essa versão trouxe melhoras significativas para a tecnologia e disponibilizou diversas novas funcionalidades.
Em 1997 a Microsoft lançou a versão Enterprise do SQL 6.5.
Em 1998 a Microsoft lançou a versão 7 do SQL Server o qual foi completamente rescrito.
Em 2000 a Microsoft lançou o SQL Server 2000. O SQL Server 2000 é o lançamento mais importante do SQL Server até o momento. Essa versão foi construída sobre o framework do SQL Server 7.0. De acordo com o time de desenvolvimento do SQL Server essas mudanças foram desenvolvidas para tornar essa tecnologia mais nova pelos próximos 10 anos.
2003 - O SQL Server 2000 ganha a sua versão em 64-bit podendo acessar maiores quantidades de memória. Infelizmente o time teve de escolher e optou por lançar o SQL Server 2000 apenas para o Itanium.
2005 - É lançado o SQL Server 2005 (com o codinome Yukon) com grande integração a plataforma .NET. O SQL Server dá mais um passo em direção às grandes plataformas corporativas. A Microsoft exibe alguns grandes casos de sucesso (como a Xerox que consegue realizar até 7.000.000 de transações diárias utilizando o SQL Server 2005 e a Bovespa que é a bolsa de valores do Brasil).

2007 - A Microsoft divulga em uma feira mundial de Business Intelligence o lançamento do SQL Server 2008 previsto para 2008. O principal slogan é "ir um pouco além do relacional". Novas funcionalidades como tipos de dados geográficos, controle de carga por usuário, etc estão previstas.

Matérias e dicas relacionadas ao SQL Server


  1. Consulta Top-N SQL Server

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.