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Postagens

PHP - Encapsulamento e modificadores de acesso

Neste post, vamos mostrar como usar encapsulamento e modificadores de acesso em PHP, incluindo exemplos práticos (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui ). Encapsulamento em PHP Encapsulamento é a prática de esconder o estado e comportamento interno de um objeto do mundo externo e fornecer uma interface pública para interagir com o objeto. Isso pode ser alcançado usando modificadores de acesso, como "public", "private" e "protected". Por exemplo, a seguinte classe "ContaBancaria" encapsula a propriedade "saldo": class ContaBancaria { private $saldo; public function __construct($saldoInicial) { $this->saldo = $saldoInicial; } public function depositar($valor) { $this->saldo += $valor; } public function sacar($valor) {

C# - Design Patterns - Chain of Responsibility

Olá a  todos! Seguindo a proposta de padrões de projeto com C#, falaremos hoje sobre o padrão comportamental  Chain of Responsibility . Para ver outros padrões que já visitamos por aqui consulte esse link . Esse tema foi tratado de forma brilhante  aqui . Chain of Responsibility O padrão de projeto Chain of Responsibility é um padrão de design comportamental que permite passar uma solicitação ao longo de uma cadeia de objetos até que um deles a trate. Cada objeto na cadeia tem a chance de tratar a solicitação. É útil quando há múltiplos objetos que podem responder a uma solicitação e você não sabe antecipadamente qual objeto será o responsável. No C#, a implementação deste padrão envolve a definição de uma interface para as solicitações, criação de classes concretas para tratar as solicitações e definição de uma lógica de encadeamento entre essas classes. Ao receber uma solicitação, cada objeto na cadeia verifica se pode tratá-la e, se não puder,

PHP - Herança e polimorfismo

Neste post, vamos mostrar como usar herança e polimorfismo em PHP, incluindo exemplos práticos (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui ). Esses dois elementos que iremos tratar hoje dizem respeito a base do paradigma de orientação a objetos, entende-los é fundamental para criar boas aplicações com recursos reutilizáveis e também compreender recursos e complementos externos a nossa aplicação, sejam das linguagens de programação com as quais estamos lidando como também o uso de plugins e extensões de terceiros. Herança em PHP A herança é um mecanismo que permite que uma classe herde as propriedades e métodos de outra classe. Isso permite a reutilização de código e a organização hierárquica de classes. Por exemplo, a seguinte classe "Estudante" herda da classe "Pessoa" e adiciona a propriedade "matricula": class Estudante extends Pessoa {     public $matricula; } Polim

C# - Design Patterns - Strategy

Olá! Seguindo a proposta de padrões de projeto com C#, falaremos hoje sobre o padrão comportamental Strategy. Para ver outros padrões que já visitamos por aqui consulte esse link . Esse tema foi tratado de forma brilhante aqui . Introdução É muito comum no dia dia nos depararmos com necessidades que executam ações de formas diferentes, ou seja, apesar do trabalho ser o mesmo a forma de execução é distinta, exemplos clássicos são a cobrança de impostos (ICMS e ISS são impostos porém cada um tem seu próprio cálculo), cálculos de descontos entre outros.  Nos exemplos citados anteriormente o que temos é uma mesma tarefa que, em determinado fluxo da aplicação deverá ter um comportamento com um resultado e em outro fluxo teremos comportamentos e resultados diferentes. Uma situação muito comum é simplesmente separar o fluxo em "ifs" e em cada bloco codificar o que precisamos, no exemplo dos impostos bastaria um:  if (

C# - Design Patterns

Olá meus queridos! Hoje daremos inicio a uma série de postagens falando sobre Design Patterns e utilizaremos o C# para demonstra-los. Essa (e as próximas postagens) são uma iniciativa após o meu ingresso nos excelentes cursos da Alura sobre essa temática, porém lá a linguagem utilizada é Java. Minha intenção aqui é passar por cada padrão mostrando na prática como resolver problemas cotidianos que já foram pensados e resolvidos. Mas do que se trata "Design Patterns"? Segundo a Wikipédia "padrão de projeto (do inglês design pattern) é uma solução geral para um problema que ocorre com frequência dentro de um determinado contexto no projeto de software", ou seja, para a maioria dos "problemas" mais comuns que enfrentamos no dia a dia já existem soluções propostas, testadas e amplamente utilizadas. Desse modo evitamos "reinventar" a roda para problemas comuns e melhor, escrevemos código padronizado que qualquer pessoa que também conheça os padrões ir

PHP - Classes e objetos

Seguindo nosso aprendizado sobre PHP hoje veremos um pouco sobre classes e objetos. Neste post, vamos mostrar como usar classes e objetos no PHP incluindo exemplos práticos (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui ). Classes e objetos foram introduzidos no PHP a partir da versão 4, lançada em 2000, sendo isso um dos principais motivos para sua popularidade crescente como linguagem de programação para desenvolvimento web. Antes disso, o PHP era principalmente utilizado como linguagem de script para a criação de páginas dinâmicas. Classes em PHP Uma classe é um modelo para a criação de objetos. Ela define as propriedades (estado) e métodos (comportamento) dos objetos criados a partir dela. Por exemplo, a seguinte classe "Pessoa" define as propriedades "nome" e "idade" e o método "imprimirDados": class Pessoa {     public $nome;     public $idade;     public func

PHP - Variáveis e funções

Seguindo nossos primeiros passos com o PHP, neste post vamos mostrar como usar variáveis e funções em scripts PHP para serem executados na linha de comando, incluindo exemplos práticos (você pode ver o que já publicamos sobre o PHP aqui ). Variáveis em PHP As variáveis em PHP são declaradas usando o símbolo "$" seguido pelo nome da variável. O tipo de variável não precisa ser especificado, já que o PHP é uma linguagem de tipagem dinâmica. Por exemplo, o seguinte script atribui o valor "Hello World!" à variável $mensagem e realiza a impressão na tela: <?php     $mensagem = "Hello World!";     echo $mensagem; ?> Funções em PHP As funções em PHP são declaradas usando a palavra-chave "function" seguida pelo nome da função e parênteses. O corpo da função é escrito entre chaves. Por exemplo, o seguinte script define uma função chamada "imprimirMensagem" que impri