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JS - Variáveis e tipos de dados

Antes de mais nada precisamos ter em mente que uma variável é uma área em memoria capaz de armazenar por tempo determinado um valor, sendo que esse valor pode ser de diferentes tipos, de acordo com a necessidade da aplicação. As variáveis são identificadas por um nome, sendo por meio desse nome que os valores são manipulados. Agora que temos uma ideia do que vem a ser uma variável vamos começar a testar, como dito anteriormente, nossas variáveis podem ter tipos específicos e no Javascript realizamos essa declaração a partir da atribuição do valor, ou seja, ao colocar um valor em uma variável estamos dizendo que essa variável é do mesmo tipo do valor sendo atribuído, logo, quando atribuímos um numero para uma variável essa passa a ser do tipo numérico. Agora aos exemplos (na duvida de como testar, veja aqui uma opção simples), primeiro iremos declarar uma variável: Se analisarmos a imagem anterior vemos a palavra reservada "var", que é quem indica a criação d

Como testar meu código Javascript?

Bom, essa é uma pergunta importante, uma vez que precisamos de uma forma de testar nossos códigos Javascript.  Existem uma infinidade de ferramentas de edição, temos também um runtime bem famoso que nos permite, entre outras coisas, usar o terminal local do SO para testar Javascript, mas por enquanto vamos optar por uma solução mais simples, uma vez que o Javascript é interpretado pelo browser, porque não usa-lo para testar nosso código? Pois bem, usaremos o "console" do browser para experimentar nosso código. Todos os browsers possuem uma área para essa finalidade, onde podemos digitar nosso código e receber "feedback" na hora. No Chrome, para acessar o console basta acessar as "Ferramentas do desenvolvedor": Feito isso uma nova área no browser é aberta e com isso temos acesso a diversos recursos, entre eles o console: Após esses passos seremos capazes de testar nosso código e seguir com nossos exemplos!

Aplicação em três camadas (ASP .NET C#)

Quando iniciamos uma nova aplicação é sempre uma boa ideia (e boa pratica) adotar uma forma de organizarmos os recursos que serão desenvolvidos, seja para garantirmos uma melhor manutenção do que esta sendo construído, uma segurança maior ou mesmo para garantir que determinadas responsabilidades da aplicação (apresentação da informação, regras ou acesso a dados) não influenciem uma nas outras quando for necessária sua alteração (correção ou substituição). Vamos pensar na seguinte situação, em determinado momento no passado nós construímos uma aplicação em ASP para uma empresa, que acessava um repositório em access (jóia não?), ai depois de algum tempo nosso cliente começou a perceber a evolução da internet e solicita a você ajustes nessa aplicação, pois agora ele adquiriu um outro banco de dados e deseja uma nova aplicação web.  Bom, se sua aplicação não foi bem estruturada, ou seja, as coisas acontecem de forma "misturada" com regras de negocio alterando diretamente

Subindo uma solução para o GIT (VS2013)

Segue abaixo uma "receita de bolo" para realizar o controle do código fonte de uma solução desenvolvida no Visual Studio com o Git ( fonte ): Com nossa solução aberta no Visual Studio 2013: Selecionar File | Add to Source Control; Selecionar Microsoft Git Provider; As duas etapas acima irão criar um repositório local do GIT. Agora no Git: No browser de sua preferência (IE 6) abrir a página do GitHub e logar em sua conta; Criar um novo repositório (IMPORTANTE não escolher a opção "Initialize this repository with a README") As duas etapas acima irão criar um repositório vazio sem uma master branch; Uma vez que o repositório tenha sido criado será disponibilizado seu endereço, na primeira página do mesmo, copiar essa URL. De volta ao Visual Studio: É importante que o Git Provider tenha sido escolhido como provedor, verificar em Tools/Options/Source Control/Plug-in Selection Abrir o Team Explorer; Selecionar Home | Unsynced Commits;

Hello React!

Hoje iremos criar um "Hello World" com react passo a passo, a ideia é passar por todas as etapas necessárias desde a criação até a geração para publicação. Node: Como iremos utilizar o "Create React App" precisaremos do Node ( baixar aqui ); Instalando o Create React App: No prompt de comando executar "npm install -g create-react-app"; Criando nossa aplicação: No prompt de comando selecionar uma pasta (C:\Projects por exemplo) e  executar "create-react-app hello-app"; Feito isso, tudo que é necessário para nossa primeira aplicação estará instalado, para testar se tudo esta correto: Entrar no diretório da aplicação: No prompt de comando executar "cd hello-app"; Abrir o web server: No prompt de comando executar "npm start" (é provável que seja solicitado liberação de acesso para o Node); Como podemos perceber nossa aplicação esta "hospedada" e "rodando", qualquer alte

Compactando arquivos (Android)

Dica rápida! Segue uma dica rápida para realizar a compactação de arquivos no Android, não deixem de visitar o artigo original 1 Classe import android.util.Log; import java.io.BufferedInputStream; import java.io.BufferedOutputStream; import java.io.FileInputStream; import java.io.FileOutputStream; import java.util.zip.ZipEntry; import java.util.zip.ZipOutputStream; public class Compress { private static final int BUFFER = 2048 ; private String[] _files; private String _zipFile; public Compress (String[] files, String zipFile) { _files = files; _zipFile = zipFile; } public void zip () { try { BufferedInputStream origin = null ; FileOutputStream dest = new FileOutputStream(_zipFile); ZipOutputStream out = new ZipOutputStream( new BufferedOutputStream(dest)); byte data[] = new byte [BUFFER]; for ( int i= 0 ; i < _files.length; i++) { Log.v( "Compress"

Click com botão direito e menu de contexto no Silverlight

Quando o Silverlight 4 foi lançado um dos recursos mais aguardados era o clique do botão direito, até então não era possível incluir nada nessa funcionalidade. Hoje contamos com o "Context Menu control", sendo ele quem iremos mostrar ao clicar com o botão direito. Já apresentamos aqui um exemplo de como realizar isso, hoje mostraremos com mais detalhes. Novo projeto Vamos iniciar o Visual Studio 2010 e criar uma nova aplicação Silverlight (Silverlight Application Project), com o nome ContextMenuSample: Em seguida vamos adicionar as referencias para o "Toolkit", que ira nos permitir trabalhar com "ContextMenu" e "MenuItem": Agora vamos incluir um "TextBox". O click direito apresentará o "context menu", nele teremos dois menus, sendo eles "Grow Font" e "Shrink Font", ao selecionar uma das opções o tamanho da fonte será alterado. Dando continuidade, adicionaremos dois eventos importantes, "Mo