Pular para o conteúdo principal

Aplicação em três camadas (ASP .NET C#)

Quando iniciamos uma nova aplicação é sempre uma boa ideia (e boa pratica) adotar uma forma de organizarmos os recursos que serão desenvolvidos, seja para garantirmos uma melhor manutenção do que esta sendo construído, uma segurança maior ou mesmo para garantir que determinadas responsabilidades da aplicação (apresentação da informação, regras ou acesso a dados) não influenciem uma nas outras quando for necessária sua alteração (correção ou substituição).

Vamos pensar na seguinte situação, em determinado momento no passado nós construímos uma aplicação em ASP para uma empresa, que acessava um repositório em access (jóia não?), ai depois de algum tempo nosso cliente começou a perceber a evolução da internet e solicita a você ajustes nessa aplicação, pois agora ele adquiriu um outro banco de dados e deseja uma nova aplicação web. 

Bom, se sua aplicação não foi bem estruturada, ou seja, as coisas acontecem de forma "misturada" com regras de negocio alterando diretamente questões visuais ou acesso a base de dados diretamente da aplicação, então amigo, nós temos um problema, pois a solicitação foi justamente a alteração da base de dados e da interface, se tudo esta misturado como devemos proceder?

A resposta ingrata dessa pergunta é a famigerada frase "Teremos de fazer do zero".

Percebem a importância da separação de responsabilidades? Se desde o inicio tudo estivesse bem organizado por responsabilidades poderíamos ter reaproveitado boa parte do código e ainda seriamos capazes de evoluir os ajustes por etapas.

O que iremos mostrar aqui é uma forma simples de realizar essa organização, um padrão muito utilizado é a separação em camadas, onde poderíamos destacar:
  • UI - responsável pela interação com o usuário (páginas web, APIs, forms, consoles, etc.);
  • BLL - responsável pelas regras de negócio (definir a validade das informações, como e quando essas informações podem ser enviadas ou recuperadas da base de dados);
  • DAL - responsável pelas ações com a base de dados (comunicação e manipulação da base de dados);

A ideia aqui é que exista independência de responsabilidades, onde cada camada deve fazer estritamente o que lhe é determinada, somado a um nível obrigatório de relação, onde a camada de interface conhece apenas a camada de negócios, a camada de negócios conhece apenas a camada de dados e a camada de dados não conhece ninguém (forever alone).

Com essas diretrizes simples temos o minimo necessário para garantir uma separação robusta que nos dará liberdade para ajustes futuros, existe um exemplo simples no git para demonstrar a ideia apresentada.

Nas próximas postagens iremos ajustar o projeto de exemplo aplicando alguns padrões interessantes.

Comentários

Mais visitadas

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD...

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn Se você já desenvolveu uma aplicação Flask básica, sabe que o servidor de desenvolvimento embutido não é ideal para produção. Ele não é projetado para lidar com altos volumes de tráfego ou conexões simultâneas. Para tornar sua aplicação Flask mais robusta e pronta para produção, podemos usar o Gunicorn como servidor de aplicação e o Nginx como proxy reverso. Neste artigo, vamos adaptar o exemplo anterior ( Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker ) para incluir o Nginx e o Gunicorn. O que são Nginx e Gunicorn? Gunicorn O Gunicorn (Green Unicorn) é um servidor de aplicação WSGI que roda aplicações Python como o Flask. Ele é eficiente e simples de configurar, lidando com múltiplas requisições ao mesmo tempo, algo que o servidor embutido do Flask não faz bem. Nginx O Nginx é um servidor web que atua como um proxy reverso. Ele recebe requisições HTTP e as encaminha ao Gunicorn. Além disso, o Nginx pode: Servir arquivos ...