Pular para o conteúdo principal

JS - Variáveis e tipos de dados

Antes de mais nada precisamos ter em mente que uma variável é uma área em memoria capaz de armazenar por tempo determinado um valor, sendo que esse valor pode ser de diferentes tipos, de acordo com a necessidade da aplicação.

As variáveis são identificadas por um nome, sendo por meio desse nome que os valores são manipulados.

Agora que temos uma ideia do que vem a ser uma variável vamos começar a testar, como dito anteriormente, nossas variáveis podem ter tipos específicos e no Javascript realizamos essa declaração a partir da atribuição do valor, ou seja, ao colocar um valor em uma variável estamos dizendo que essa variável é do mesmo tipo do valor sendo atribuído, logo, quando atribuímos um numero para uma variável essa passa a ser do tipo numérico.

Agora aos exemplos (na duvida de como testar, veja aqui uma opção simples), primeiro iremos declarar uma variável:
Se analisarmos a imagem anterior vemos a palavra reservada "var", que é quem indica a criação de uma variável, seguida do nome "minhaVariavel", que é o nome de nossa variável de teste. Nesse primeiro momento nossa variável não tem valor, ou seja, esta indefinida.

Nosso próximo passo vai ser atribuir um valor a variável recém criada:
Agora podemos verificar que para atribuir um valor usamos um novo operador, o "=", onde do lado esquerdo temos o nome de nossa variável, no centro o operador de atribuição e a direita temos o valor atribuído. Independente do tipo de dados a lógica para a atribuição de dados é sempre a mesma.

Nosso exemplo anterior foi com um numero, mas também pode ser:
  • string: cadeia de caracteres, sempre entre aspas duplas ou apostrofo, usamos esse tipo para armazenar nomes, descrições, etc.; 
    • > var texto = 'Adamastor Pedrada'
  • boolean: valores booleanos, true ou false (verdadeiro/falso), usamos esse tipo para definir o estado de uma informação, componente, etc.;
    • > var habilitado = true
  • null: variável sem valor;
    • > var semValor = null
  • undefined: ausência de valor;
    • var ausenciaValor = undefined
  • object: estrutura com características (propriedades) e ações (métodos);
    • > var pessoa = { nome: 'Adamastor', sobrenome: 'Pedrada' }
  • array: estrutura capaz de armazenar uma sequencia de valores, que podem ser acessados por meio de suas posições (índice base 0);
    • > var idades = [10, 22, 34, 45, 56]
Nas próximas postagens entraremos em mais detalhes sobre variáveis.



Comentários

Mais visitadas

Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker

Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker Neste guia, vamos criar uma aplicação básica que acessa um banco de dados PostgreSQL e realiza operações CRUD (Create, Read, Update, Delete). Vamos usar Flask e executar tudo com Docker. Sem estilos ou extras, apenas o essencial. Estrutura do Projeto crud-app/ |-- app/ | |-- app.py | |-- templates/ | | |-- index.html | | |-- edit.html |-- Dockerfile |-- requirements.txt |-- docker-compose.yml Passo 1: Dependências Crie um arquivo requirements.txt com as seguintes linhas: Flask==2.2.2 Flask-SQLAlchemy==3.0.2 psycopg2-binary==2.9.3 Werkzeug==2.2.2 Passo 2: Aplicação Flask Arquivo app/app.py : from flask import Flask, render_template, request, redirect, url_for from flask_sqlalchemy import SQLAlchemy app = Flask(__name__) # Configuração do banco de dados app.config['SQLALCHEMY_DATABASE_URI'] = 'postgresql://user:password@db:5432/crud_db' app.config['SQLALCHEMY_TRACK_MODIFICATIONS'] = False db...

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...