Testes são muito importantes no cenário do desenvolvimento atual, logo nada mais natural que os testes passem a ser encarados dentro de uma perspectiva ágil. Sam Laing elaborou um manifesto com os seguintes diretrizes:
Testar durante o desenvolvimento, mais que testar somente ao final
Os testes ágeis devem começar logo no início do projeto e durante o desenvolvimento.
É dever do time pensar e definir quais testes deverão ser criados e como serão criados, quais as estratégias de teste serão adotadas, quais riscos deverão ser evitados ou mitigados.
Trabalhar a prevenção de defeitos, mais que procurar defeitos
Via de regra, bom design, boa arquitetura e um desenvolvimento orientado a testes vai fazer com que se tenha menos defeitos.
Outro ponto essencial é o foco no valor, desenvolver somente o código estritamente necessário para atender ao que o cliente vai precisar ou que irá gerar valor para ele. E nada mais do que isso.
Testar entendimentos, mais que checar funcionalidades
Sempre validar se o que o time entendeu sobre a necessidade do cliente é realmente o que o cliente precisa, o cliente precisa participar dessa validação. Protótipos são uma forma de tornar esse processo mais claro.
Construir o melhor sistema, mais que quebrar o sistema
O time de desenvolvimento deve sempre focar no melhor, quanto maior o esforço para a entrega, quanto maior o foco no resultado maiores as chances de se entregar algo de valor ao cliente.
Time responsável pela qualidade, mais que responsabilidade exclusiva dos analistas de testes
Toda equipe é responsável pela qualidade, todos os envolvidos tem o compromisso com a entrega e com a qualidade, analistas, desenvolvedores e clientes. No momento que todos estão participando ativamente do progresso da solução falhas podem ser identificadas de forma rápida assim como o foco no valor gerado também.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.