Pular para o conteúdo principal

LinearLayout (Android)

Em nosso ultimo post sobre Android falamos sobre como utilizar o RelativeLayout, hoje mostraremos uma outra forma de agrupar os componentes com o uso do LinearLayout.
No exemplo a seguir veremos como funciona as duas formas de orientação utilizando três botões para ilustrar. Uma propriedade em particular ganhará destaque (android:layout_weight), responsável por definir a proporção que cada componente terá.

O que usaremos:
  1. JDK 1.6
  2. Android Developer Tools (Eclipse)

Criando um novo projeto

Vamos abrir o Eclipse em seguida File - New - Project - Android - Android Application Project:

Na próxima tela iremos especificar o nome da aplicação, o nome do projeto e o nome do pacote:

Na próxima tela nos certificaremos da criação de uma atividade, selecionando a opção “Create activity”:

Vamos manter o ícone padrão:
Em seguida vamos escolher uma atividade em branco selecionando “BlankActivity”:


Por fim seremos questionados quanto a alguns detalhes de nossa atividade, aqui também manteremos o padrão:

Exemplo

Vamos abrir o arquivo : res/layout/activity_main.xml:

E colar esse código:


    
Analisando o código podemos perceber a propriedade (android:orientation="horizontal"), responsável por colocar os componentes um ao lado do outro. Outra propriedade interessante é a (android:layout_weight="1") usado no terceiro botão, perceba que os outros botão não tem essa propriedade logo possuem o valor zero, isso faz com que ambos preencham exatamente a mesma quantidade de espaço na tela, em contrapartida o terceiro botão preenche a parte restante da tela, se tornando assim o componente com a maior largura.
Ao executar nosso aplicativo teremos o seguinte resultado:

Agora vamos abrir o arquivo res/layout/main.xml novamente, substituindo o código existente por esse:


    
O novo código possui como diferença a mudança na orientação da tela, que agora esta como vertical, vale ressaltar agora que a propriedade (android:layout_weight="1) passa a ter efeito na altura e não mais na largura.
Ao executar nosso aplicativo novamente teremos o seguinte resultado:


Fonte: 

Comentários

Mais visitadas

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...