Em nosso ultimo post sobre Android falamos sobre como utilizar o RelativeLayout, hoje mostraremos uma outra forma de agrupar os componentes com o uso do LinearLayout.
No exemplo a seguir veremos como funciona as duas formas de orientação utilizando três botões para ilustrar. Uma propriedade em particular ganhará destaque (android:layout_weight), responsável por definir a proporção que cada componente terá.
O que usaremos:
- JDK 1.6
- Android Developer Tools (Eclipse)
Criando um novo projeto
Vamos abrir o Eclipse em seguida File - New - Project - Android - Android Application Project:
Na próxima tela iremos especificar o nome da aplicação, o nome do projeto e o nome do pacote:
Na próxima tela nos certificaremos da criação de uma atividade, selecionando a opção “Create activity”:
Vamos manter o Ãcone padrão:
Em seguida vamos escolher uma atividade em branco selecionando “BlankActivity”:
Por fim seremos questionados quanto a alguns detalhes de nossa atividade, aqui também manteremos o padrão:
Exemplo
Vamos abrir o arquivo :
res/layout/activity_main.xml
:
E colar esse código:
Analisando o código podemos perceber a propriedade (android:orientation="horizontal"), responsável por colocar os componentes um ao lado do outro. Outra propriedade interessante é a (android:layout_weight="1") usado no terceiro botão, perceba que os outros botão não tem essa propriedade logo possuem o valor zero, isso faz com que ambos preencham exatamente a mesma quantidade de espaço na tela, em contrapartida o terceiro botão preenche a parte restante da tela, se tornando assim o componente com a maior largura.
Ao executar nosso aplicativo teremos o seguinte resultado:
Agora vamos abrir o arquivo
res/layout/main.xml
novamente, substituindo o código existente por esse:
O novo código possui como diferença a mudança na orientação da tela, que agora esta como vertical, vale ressaltar agora que a propriedade (android:layout_weight="1) passa a ter efeito na altura e não mais na largura.
Ao executar nosso aplicativo novamente teremos o seguinte resultado:
Fonte:
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.