Pular para o conteúdo principal

UpdateProgress ASP .NET (AJAX)

Uma cosia que com certeza deixa muita gente perdido e porque não dizer puto ao executar determinada rotina de um sistema e a desorientação, principalmente se for uma rotina demorada, não saber se ela terminou, se ainda esta executando ou mesmo se abortou por alguma razão é desesperador.
Hoje mostraremos como montar um esquema bem simples para indicar o progresso de uma rotina, para iniciar vamos criar um Website, colocar um botão e um label (apenas para mérito de ilustração).
Agora para fazermos o prometido vamos colocar um ScriptManager (dentro do da marca form, deve estar onde exista o runat=server):
img1
Em seguida precisamos de um UpdatePanel englobando tudo aquilo passível de uma execução demorada (no nosso caso tudo):
img2
Para finalizar o UpdateProgress, nele existirá a mensagem e uma imagem, um gif animado dando a impressão de “trabalho”:
img3
O código completo da página (dentro do form, além disso nada foi alterado):
img7
Finalizando forçaremos a espera de três segundos ao clicar no botão, para podermos ver nosso trabalho:
img4
É isso ai, tudo muito simples (com um layout bem trabalhado da um toque bem profissional), agora o resultado de nosso teste:
IMG6

Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    O motivo do meu contato não é sobre seu post, que aliás é muito legal, mas eu ainda tenho umas coisas a aprender pra poder fazer certas coisas, o motivo é que tenho seu banner no meu blog, e hoje percebi que ele sumiu, o código está lá mas a imagem "fugiu", entrei no seu blog pra pegar o código novamente e percebi q aqui também sua imagem não aparece.
    Não sei se você já percebeu isso, mas resolvi avisar.
    Se você está apenas mudando seu banner, por favor me avise quando estiver pronto, assim poderei mudar o código também no meu blog.
    Deu pra entender?
    Acho que ficou meio confuso.
    Qualquer dúvida entre em contato.
    Ah! desculpe usar o espaço de comentário, mas não consegui de outra forma.
    obrigado
    Susi - Histoblog

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduardo!

    Não vou comentar seu post, pois não entendi bulhufas! Sou um tanto tapada para essas tecnologias, mil desculpas!

    Vim agradecer sua visita!

    Eu fiz mesmo, mandei o e-mail, para o deputado desaforado! Depois fiquei com medo...Tenho a fantasia de que todo político é mafioso...

    Obrigada pelo voto!!!!

    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn

Aplicação Flask usando Nginx e Gunicorn Se você já desenvolveu uma aplicação Flask básica, sabe que o servidor de desenvolvimento embutido não é ideal para produção. Ele não é projetado para lidar com altos volumes de tráfego ou conexões simultâneas. Para tornar sua aplicação Flask mais robusta e pronta para produção, podemos usar o Gunicorn como servidor de aplicação e o Nginx como proxy reverso. Neste artigo, vamos adaptar o exemplo anterior ( Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker ) para incluir o Nginx e o Gunicorn. O que são Nginx e Gunicorn? Gunicorn O Gunicorn (Green Unicorn) é um servidor de aplicação WSGI que roda aplicações Python como o Flask. Ele é eficiente e simples de configurar, lidando com múltiplas requisições ao mesmo tempo, algo que o servidor embutido do Flask não faz bem. Nginx O Nginx é um servidor web que atua como um proxy reverso. Ele recebe requisições HTTP e as encaminha ao Gunicorn. Além disso, o Nginx pode: Servir arquivos ...

Array no PL/SQL (Oracle)

Trabalhar com estruturas indexadas pode nos poupar muito trabalho, deixar o código mais limpo e reutilizável, pois bem vamos dar um exemplo de como fazer isso no PL/SQL. Criaremos um tipo table que seja capaz de armazenar nomes de uma tabela de funcionários de forma indexada, e em seguida mostraremos o que foi armazenado, segue o código: 1: declare 2: -- tipo tabela contendo apenas texto e indexado 3: type TipoNomFunc is table of varchar 2(200) index by binary_integer; 4: -- variável do nosso tipo (como nosso tipo é indexado ele funcionará como um array) 5: func TipoNomFunc; 6: -- indice para loop 7: indice number := 1; 8: -- 9: begin 10: -- 11: -- cursor para nossa tabela de funcionarios 12: for emps in ( 13: select * 14: from funcionarios 15: ) 16: loop 17: -- colocamos o nome do funcionario em nosso "vetor" 18: func(indice) := emps.nom_funcionario; 19: -- incrementamos o indice 20:...

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...