Pular para o conteúdo principal

Função INSTR do Oracle no Delphi

O Oracle possui uma função chamada INSTR(), ela procura por ocorrências de uma determinada palavra dentro de outra, começando de uma determinada posição, e retorna o índice quando encontrado.
Ex.:

SELECT INSTR('EDUARDO TEIXEIRA','ER', 1, 2) "Teste com INSTR"
FROM DUAL;

Teste com INSTR
----------
13

No exemplo acima a busca começa no primeiro caracter da frase 'EDUARDO TEIXEIRA' e procura pelo índice da segunda ocorrência da palavra 'ER', e o resultado foi a 13º posição.
Existe algo parecido no Delphi, é a função POEX, porém ela não trata ocorrências, trazendo sempre o índice da primeira encontrada, então ai vai uma função para o Delphi que faz o mesmo que o INSTR do Oracle:

function INSTR_Delphi(p_busca: string; p_buscado: string; p_inicio: integer; p_incidencia: integer): integer;
var
v_posi : integer; //guarda última posição encontrada
v_inc : integer;   //incidências já encontradas
v_i : integer;       //contador para loop

begin
//pego a primeira incidência do que é procurado
v_posi := PosEx(p_buscado, p_busca, p_inicio);
//
//se retornou alguma coisa continuo testando

if (v_posi 0) and (p_incidencia > 1) then 
begin
//ja pegou uma vez
v_inc := 1; 
//
//repito o teste até o final da palavra alvo
for v_i := v_posi to Length(p_busca) do
begin
//se eu encontrar agora partindo da posição encontrada anteriormente
//guardo a nova posição, se o limite de incidência não foi atingido

if (PosEx(p_buscado, p_busca, v_posi+1) 0) and (v_inc) then
begin
//guardo nova posição
v_posi := PosEx(p_buscado, p_busca, v_posi+1); 
//incremento incidência
v_inc := v_inc + 1;
end; //if (PosEx(p_buscado, p_busca, v_posi+1) 0) and (v_inc) then
end; //for v_i := v_posi to Length(p_busca) do 
end; //if (v_posi 0) and (p_incidencia > 1) then 
//
result := v_posi;
end;//function

Comentários

  1. ola amigo muito obrigado pelo link mais não achei em seu blogger o seu banner de lime-ke se vco fizer depois me avise que trocaremos de boa por enquanto vou apenas colocar seu link em meu blogger valeu abraços continue sempre assim força na luta por destino na blogosfera.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Estou divulgando um evento de tecnologia que o yahoo tem promovido chamado open hack day.

    Os hacks são mashups, pequenas aplicacoes, que agrega/integra serviços, apis, códigos, de qualquer portal ou serviço da Internet.

    E agora vamos fazer o primeiro BR Open Hack Day em novembro 8 e 9, no campus da Universidade Senac aqui em São Paulo. Local com grande estrutura para grandes eventos.

    Estou escrevo então pra informar sobre esse evento, e pra pedir uma coisa:
    Divulgar no blog e nas faculdades de seu relacionamento (mandamos posters, os releases, e alguns exemplares dos materiais individuais).

    Peço então seu retorno, a respeito das questões acima.

    Obrigado,

    Abraço, Rodrigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Array no PL/SQL (Oracle)

Trabalhar com estruturas indexadas pode nos poupar muito trabalho, deixar o código mais limpo e reutilizável, pois bem vamos dar um exemplo de como fazer isso no PL/SQL. Criaremos um tipo table que seja capaz de armazenar nomes de uma tabela de funcionários de forma indexada, e em seguida mostraremos o que foi armazenado, segue o código: 1: declare 2: -- tipo tabela contendo apenas texto e indexado 3: type TipoNomFunc is table of varchar 2(200) index by binary_integer; 4: -- variável do nosso tipo (como nosso tipo é indexado ele funcionará como um array) 5: func TipoNomFunc; 6: -- indice para loop 7: indice number := 1; 8: -- 9: begin 10: -- 11: -- cursor para nossa tabela de funcionarios 12: for emps in ( 13: select * 14: from funcionarios 15: ) 16: loop 17: -- colocamos o nome do funcionario em nosso "vetor" 18: func(indice) := emps.nom_funcionario; 19: -- incrementamos o indice 20:...

Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker

Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker Neste guia, vamos criar uma aplicação básica que acessa um banco de dados PostgreSQL e realiza operações CRUD (Create, Read, Update, Delete). Vamos usar Flask e executar tudo com Docker. Sem estilos ou extras, apenas o essencial. Estrutura do Projeto crud-app/ |-- app/ | |-- app.py | |-- templates/ | | |-- index.html | | |-- edit.html |-- Dockerfile |-- requirements.txt |-- docker-compose.yml Passo 1: Dependências Crie um arquivo requirements.txt com as seguintes linhas: Flask==2.2.2 Flask-SQLAlchemy==3.0.2 psycopg2-binary==2.9.3 Werkzeug==2.2.2 Passo 2: Aplicação Flask Arquivo app/app.py : from flask import Flask, render_template, request, redirect, url_for from flask_sqlalchemy import SQLAlchemy app = Flask(__name__) # Configuração do banco de dados app.config['SQLALCHEMY_DATABASE_URI'] = 'postgresql://user:password@db:5432/crud_db' app.config['SQLALCHEMY_TRACK_MODIFICATIONS'] = False db...

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...