Pular para o conteúdo principal

Fazendo e Utilizando Pacotes (Delphi)


  • Introdução
Pacotes são utilizados para modularização e distribuição de objetos. São mais fáceis de ser implementados, já que utilizam a codificação padrão da linguagem Delphi, logo são DLLs nativas.
Oferecem como vantagem redução do tamanho do executável, distribuição do código, facilidade de manutenção, dentre outras.



  • Exemplo

  • Primeiro vamos criar o projeto que será utilizado pelo pacote:

    Crie uma nova aplicação, adicionando um label (Nome), um edit e um botão (Confirmar), salve a aplicação com o nome de "Unit_Tpkt.pas" e "Prj_Tpkt.dpr" (o nome do Form continua como padrão), feito isso compile e feche a aplicação.
    * (Note que nosso programa não possui uma finalidade, estamos apenas
    demonstrando a criação de um pacote)


      • Agora vamos criar o pacote com base no programa criado anteriormente:
        Navegue até "File -> New -> Other -> e na aba New escolha Package, na janela que se abriu clique no botão "add", navegue até a pasta onde foi salvo o programa que criamos e selecione "Unit_Tpkt.pas", salve o pacote com o nome de "Package_Tpkt.dpk", clique em compilar, se ocorrer algum erro confirme, após a compilação procure um arquivo chamado "Package_Tpkt.dcp"
        (\arquivos de programas\borland\delphi6\bin ou \arquivos de
        programas\borland\delphi7\Projects\Bpl) e coloque na pasta onde estão os arquivos fontes do pacote.

        • Utilizando o pacote:
        Crie um nova aplicação e insira um botão no formulário, feito isso, navegue até Project -> Options, na janela que se abrir escolha a aba Packages, em runtime packages clique no botão "add" e selecione o arquivo "Package_Tpkt.dcp", feito isso adicione o seguinte código:-abaixo de implementation escreva:
        uses Unit_Tpkt;-no evento onclick do botão coloque o seguinte código:
        Form1:= Tform1.create(application);
        try
        Form1.showmodal;
        finally
        freeandnil(Form1);
        end;
        * (Perceba que no código acima estamos chamando o "Form1", logo, o formulário do programa
        atual deve possuir outro nome)
        • Finalizando
        No exemplo acima utilizamos pacotes de forma estática, e podemos ter uma idéia da utilidade em se implementar pacotes, tornando nossas aplicações mais limpas e uniformes.
        Um exemplo sobre pacotes pode ser baixado aqui.

        Comentários

        1. Meu grande amigo Du

          Ficou ótimo seu blog, muito legal mesmo! Bastante didático!
          Graças a Deus meu blog cresceu bastante em números de acesso, ainda tá pequeno em relação aos outros, mas já estou com uma média de 40 acessos diários. Todo domingo eu indico um blog em uma das minhas colunas no blog, este domingo vou indicar um blog de um amigo meu, mas no próximo vou indicar o seu!
          Um grande abraço

          ResponderExcluir
        2. Bom post a matéria ficou boa, parabéns !!!

          ResponderExcluir

        Postar um comentário

        Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

        Mais visitadas

        Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker

        Criando uma Aplicação CRUD com Flask, PostgreSQL e Docker Neste guia, vamos criar uma aplicação básica que acessa um banco de dados PostgreSQL e realiza operações CRUD (Create, Read, Update, Delete). Vamos usar Flask e executar tudo com Docker. Sem estilos ou extras, apenas o essencial. Estrutura do Projeto crud-app/ |-- app/ | |-- app.py | |-- templates/ | | |-- index.html | | |-- edit.html |-- Dockerfile |-- requirements.txt |-- docker-compose.yml Passo 1: Dependências Crie um arquivo requirements.txt com as seguintes linhas: Flask==2.2.2 Flask-SQLAlchemy==3.0.2 psycopg2-binary==2.9.3 Werkzeug==2.2.2 Passo 2: Aplicação Flask Arquivo app/app.py : from flask import Flask, render_template, request, redirect, url_for from flask_sqlalchemy import SQLAlchemy app = Flask(__name__) # Configuração do banco de dados app.config['SQLALCHEMY_DATABASE_URI'] = 'postgresql://user:password@db:5432/crud_db' app.config['SQLALCHEMY_TRACK_MODIFICATIONS'] = False db...

        Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

        Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

        Alterar cores do PageControl (Delphi)

        O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...