Pular para o conteúdo principal

React - Ciclo de vida

Os componentes no React, assim como recursos de diversas outras tecnologias, possui um ciclo de vida bem definido, ou seja, sabemos exatamente as etapas executadas da criação a destruição de um componente.

Os métodos do ciclo de vida de componentes são invocados em diferentes momentos, e eles podem ser organizados em três grupos: "mounting" onde são montados na tela, "updating" onde são atualizados e "unmounting" onde são desmontados e removidos da tela.

Mounting

Nesse momento temos a inicialização, a construção dos componentes (pré/pós) e a renderização.

constructor

Chamado antes que o componente seja montado:



getDerivedStateFromProps

Executado antes da renderização (render):



render

Único método puro, devendo sempre se manter puro, ou seja, sem modificar o estado do componente:



componentDidMount

Executado após a montagem do componente:



componentWillMount (legado, não deve ser usado)

Executado antes da montagem, e funcionará apenas até a versão 17.

Updating

Aqui temos o recebimento de propriedades, a definição e a atualização deve ocorrer a atualização do componente (caso ele deva ser atualizado) a renderização e a confirmação da atualização.

getDerivedStateFromProps

Funciona da mesma forma descrita em "mounting".

shouldComponentUpdate

Executado antes da renderização, ao receber novas propriedades ou estado e permite determinar se a renderização deve ou não ocorrer:



render

Funciona da mesma forma descrita em "mounting".

getSnapshotBeforeUpdate

Executado antes do retorno da renderização mais recente seja escrito no DOM:



componentDidUpdate

Executado após uma atualização:



componentWillReceiveProps (legado, não deve ser usado)

Executado antes que o componente montado receba propriedades, e funcionará apenas até a versão 17.

componentWillUpdate (legado, não deve ser usado)

Executado antes da renderização quando novas propriedades ou estado estão sendo recebidos, e funcionará apenas até a versão 17.

Unmounting

Na última etapa temos apenas a sinalização do inicio da destruição dos componentes.

componentWillUnmount

Executado antes que um componente seja desmontado ou destruído:


Exemplo

Aqui pode ser encontrado um exemplo que demonstra todo ciclo de vida de um componente, onde um componente de teste é criado, atualizado e depois removido, onde cada método do ciclo de vida é chamado gerando uma mensagem no console.

Ao iniciar a aplicação não temos nada no console:



Ao clicar no botão "Mostrar componente" nosso componente é criado passando pela etapa de "mounting":



Com o componente criado temos agora o botão "Mudar estado do componente teste!" que quando clicado inicia a etapa "updating":



Por fim, ao clicar no botão "Esconder componente" nosso componente é removido, passando pela etapa "unmounting":


Comentários

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // temp char pointer   psTemp : PChar;   //   // check point   dwChkP : DWord; begin   ss.dwCurrentState := -1;   //

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width :=