Pular para o conteúdo principal

React - State

No exemplo anterior vimos o "props", capaz de armazenar propriedades que podem ser compartilhadas entre os componentes, e hoje veremos o "state", ambos são parecidos, porém o "state" é privado e controlado integralmente pelo componente. Também veremos eventos que serão capazes de alterar o estado de nosso componente assim como veremos como se comporta o ciclo de vida de um componente.

State

Como já foi dito, o "state" é privado e pertence ao componente, ele também possui outras peculiaridades:

Modificando o estado

Só é permitida a atribuição no construtor da classe, logo a única forma de alterar um valor no estado é por meio do método "setState", abaixo exemplo de atribuição no construtor e de alteração em um método chamado "alterarEstado":

cosntructor(props) {
    super(props);
    this.state = { nome: 'Adamastor'};
}

alterarEstado(novoNome) {
    this.setState({
        nome: novoNome
    });
}

Atualizações assíncronas

Como um valor em "props" ou em "state" pode ser assíncrono, caso seja necessário usar seus valores para atualizar o estado devemos faze-lo por meio de uma variação do "setState", que aceita uma função:

this.setState((state, props) => ({
    nome: state.nome,
    salario: props.salario
}));

Atualizações mescladas

Se o estado possuir várias propriedades, podemos atualiza-las de forma separada e em momentos distintos:

cosntructor(props) {
    super(props);
    this.state = { 
        pessoas: [],
        compras: []
    };
}

preencherPessoas(pessoasDoCadastro) {
    this.setState({
        pessoas: pessoasDoCadastro
    });
}

preencherCompras(comprasRealizadas) {
    this.setState({
        compras: comprasRealizadas
    });
}

Fluxo unidirecional

Podemos considerar a árvore de componentes como uma cascata, o estado de cada componente é uma fonte de água adicional unida em um ponto arbitrário cujo fluxo continua a fluir para baixo. Isso quer dizer que se tivermos um componente pai e outro filho (dentro de pai), podemos passar o estado do pai para o filho, mas não o contrário.

Exemplo

No projeto de exemplo criaremos dois componentes, "produto" e "detalhes de entrega", onde no componente "produto" teremos as informações referentes a nome e quantidade, onde a quantidade poderá ser incrementada por meio de um botão, o componente "detalhes de entrega" mostra o nome do produto e detalhes da entrega.

O componente "detalhes de entrega" será usado pelo componente "produto" que passará um de seus valores de estado como uma propriedade, desse modo exemplificaremos um exemplo de uso de estado, com sua criação e atualização e mostraremos um exemplo de compartilhamento de estado de um pai para um filho (fluxo de dados top-down)

Na classe "Produto" a criação do estado, sua atualização e a passagem do estado ao componente filho:

    constructor(props) {
        super(props);
        this.state = {
            nome: 'Jogo',
            quantidade: 1
        }

        this.adicionarProduto = this.adicionarProduto.bind(this);
    }

    adicionarProduto() {
        this.setState((state=> ({
            quantidade: state.quantidade + 1
        }));
    }
...
<DetalheEntrega produto={this.state.nome}></DetalheEntrega>

Na classe "DetalheEntrega" o uso da propriedade recebida:

    constructor(props) {
        super(props);
        this.state = {
            produto: props.produto,
            detalhes: 'Será entregue na rua das flores'
        }
    }

    render() {
      return (
            <div>
                <p>Entrega de {this.state.produto}</p>
                Detalhes: {this.state.detalhes}
            </div>
        );
    }

Projeto completo aqui.

Comentários

Mais visitadas

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...