Pular para o conteúdo principal

React - State

No exemplo anterior vimos o "props", capaz de armazenar propriedades que podem ser compartilhadas entre os componentes, e hoje veremos o "state", ambos são parecidos, porém o "state" é privado e controlado integralmente pelo componente. Também veremos eventos que serão capazes de alterar o estado de nosso componente assim como veremos como se comporta o ciclo de vida de um componente.

State

Como já foi dito, o "state" é privado e pertence ao componente, ele também possui outras peculiaridades:

Modificando o estado

Só é permitida a atribuição no construtor da classe, logo a única forma de alterar um valor no estado é por meio do método "setState", abaixo exemplo de atribuição no construtor e de alteração em um método chamado "alterarEstado":

cosntructor(props) {
    super(props);
    this.state = { nome: 'Adamastor'};
}

alterarEstado(novoNome) {
    this.setState({
        nome: novoNome
    });
}

Atualizações assíncronas

Como um valor em "props" ou em "state" pode ser assíncrono, caso seja necessário usar seus valores para atualizar o estado devemos faze-lo por meio de uma variação do "setState", que aceita uma função:

this.setState((state, props) => ({
    nome: state.nome,
    salario: props.salario
}));

Atualizações mescladas

Se o estado possuir várias propriedades, podemos atualiza-las de forma separada e em momentos distintos:

cosntructor(props) {
    super(props);
    this.state = { 
        pessoas: [],
        compras: []
    };
}

preencherPessoas(pessoasDoCadastro) {
    this.setState({
        pessoas: pessoasDoCadastro
    });
}

preencherCompras(comprasRealizadas) {
    this.setState({
        compras: comprasRealizadas
    });
}

Fluxo unidirecional

Podemos considerar a árvore de componentes como uma cascata, o estado de cada componente é uma fonte de água adicional unida em um ponto arbitrário cujo fluxo continua a fluir para baixo. Isso quer dizer que se tivermos um componente pai e outro filho (dentro de pai), podemos passar o estado do pai para o filho, mas não o contrário.

Exemplo

No projeto de exemplo criaremos dois componentes, "produto" e "detalhes de entrega", onde no componente "produto" teremos as informações referentes a nome e quantidade, onde a quantidade poderá ser incrementada por meio de um botão, o componente "detalhes de entrega" mostra o nome do produto e detalhes da entrega.

O componente "detalhes de entrega" será usado pelo componente "produto" que passará um de seus valores de estado como uma propriedade, desse modo exemplificaremos um exemplo de uso de estado, com sua criação e atualização e mostraremos um exemplo de compartilhamento de estado de um pai para um filho (fluxo de dados top-down)

Na classe "Produto" a criação do estado, sua atualização e a passagem do estado ao componente filho:

    constructor(props) {
        super(props);
        this.state = {
            nome: 'Jogo',
            quantidade: 1
        }

        this.adicionarProduto = this.adicionarProduto.bind(this);
    }

    adicionarProduto() {
        this.setState((state=> ({
            quantidade: state.quantidade + 1
        }));
    }
...
<DetalheEntrega produto={this.state.nome}></DetalheEntrega>

Na classe "DetalheEntrega" o uso da propriedade recebida:

    constructor(props) {
        super(props);
        this.state = {
            produto: props.produto,
            detalhes: 'Será entregue na rua das flores'
        }
    }

    render() {
      return (
            <div>
                <p>Entrega de {this.state.produto}</p>
                Detalhes: {this.state.detalhes}
            </div>
        );
    }

Projeto completo aqui.

Comentários

Mais visitadas

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a...

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...