Pesquisar no Programero

domingo, 21 de julho de 2013

Debugando em um dispositivo real (Android)

No ultimo post sobre Android falamos do ambiente de desenvolvimento e criamos nosso primeiro aplicativo, para testa-lo nós o executamos no emulador. O emulador não é necessariamente o melhor local para testes, isso porque ele é lento, as vezes simplesmente deixa de funcionar (já passei por isso e vi outras pessoas passando) e principalmente a questões que apenas um dispositivo real poderá nos proporcionar. Por isso hoje iremos "debugar" e executar nosso aplicativo em um dispositivo real.

O que usaremos:
  • JDK 1.6
  • Android Developer Tools (Eclipse)
  • Samsung Galaxy tab 2
Para usar um dispositivo real basicamente precisaremos:
  • Se estivermos utilizando um dispositivo como o Nexus One, Nexus S (Android Developer Phone (ADP)) basta fazer download do Google USB Driver.
  • Para outros dispositivos como Sony, LG, HTC, devemos fazer download do OEM USB Drivers.
  • No dispositivo devemos habilitar o modo de debug USB;
  • Conectar o dispositivo ao PC.
  • Usar o "adb.exe devices" para confirmar a presença do dispositivo.
  • Configurar o Eclipse para escolhermos onde debugar nossa aplicação.

Baixando os drivers:

Para os dispositivos do tipo  Android Developer Phone (ADP), basta abrir o Android SDK Manager e instalar o Google USB Driver.

Para os outros dispositivos devemos seguir o guia oficial Android USB driver guide para baixar o driver correto do nosso dispositivo.

Habilitando o modo "debug" por USB

Para isso, no Galaxy Tab, basta acessar configurações

Conectando o dispositivo ao computador

Agora iremos nos certificar que o dispositivo conectado foi reconhecido corretamente, para isso basta abrirmos o Eclipse e em seguida acessar a perspectiva DDMS, se tudo estiver ok veremos nosso dispositivo listado na área "Devices".

Configurações finais

Nesse momento iremos configurar o Eclipse de modo que sempre que "rodarmos" nossa aplicação deveremos ser questionados pela ferramenta onde nos queremos que nossa aplicação seja executada, para tal acessamos "Run-> Run Configurations", na janela que se abrir demos selecionar a aplicação, abrir a aba "Target" e selecionar a opção "Always prompt to pick a device".

Executando o projeto

Agora que tudo esta preparado, drivers baixados, dispositivo conectado e liberado para debug e ferramenta configurada vamos executar nosso aplicativo, ao clicar em "Run" seremos questionados sobre onde a aplicação deve ser instalada.

É isso, após a confirmação poderemos usar nossa aplicação em nosso dispositivo real.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.