Pular para o conteúdo principal

Debugando em um dispositivo real (Android)

No ultimo post sobre Android falamos do ambiente de desenvolvimento e criamos nosso primeiro aplicativo, para testa-lo nós o executamos no emulador. O emulador não é necessariamente o melhor local para testes, isso porque ele é lento, as vezes simplesmente deixa de funcionar (já passei por isso e vi outras pessoas passando) e principalmente a questões que apenas um dispositivo real poderá nos proporcionar. Por isso hoje iremos "debugar" e executar nosso aplicativo em um dispositivo real.

O que usaremos:
  • JDK 1.6
  • Android Developer Tools (Eclipse)
  • Samsung Galaxy tab 2
Para usar um dispositivo real basicamente precisaremos:
  • Se estivermos utilizando um dispositivo como o Nexus One, Nexus S (Android Developer Phone (ADP)) basta fazer download do Google USB Driver.
  • Para outros dispositivos como Sony, LG, HTC, devemos fazer download do OEM USB Drivers.
  • No dispositivo devemos habilitar o modo de debug USB;
  • Conectar o dispositivo ao PC.
  • Usar o "adb.exe devices" para confirmar a presença do dispositivo.
  • Configurar o Eclipse para escolhermos onde debugar nossa aplicação.

Baixando os drivers:

Para os dispositivos do tipo  Android Developer Phone (ADP), basta abrir o Android SDK Manager e instalar o Google USB Driver.

Para os outros dispositivos devemos seguir o guia oficial Android USB driver guide para baixar o driver correto do nosso dispositivo.

Habilitando o modo "debug" por USB

Para isso, no Galaxy Tab, basta acessar configurações

Conectando o dispositivo ao computador

Agora iremos nos certificar que o dispositivo conectado foi reconhecido corretamente, para isso basta abrirmos o Eclipse e em seguida acessar a perspectiva DDMS, se tudo estiver ok veremos nosso dispositivo listado na área "Devices".

Configurações finais

Nesse momento iremos configurar o Eclipse de modo que sempre que "rodarmos" nossa aplicação deveremos ser questionados pela ferramenta onde nos queremos que nossa aplicação seja executada, para tal acessamos "Run-> Run Configurations", na janela que se abrir demos selecionar a aplicação, abrir a aba "Target" e selecionar a opção "Always prompt to pick a device".

Executando o projeto

Agora que tudo esta preparado, drivers baixados, dispositivo conectado e liberado para debug e ferramenta configurada vamos executar nosso aplicativo, ao clicar em "Run" seremos questionados sobre onde a aplicação deve ser instalada.

É isso, após a confirmação poderemos usar nossa aplicação em nosso dispositivo real.

Fonte: 

Comentários

Mais visitadas

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Manipular arquivos com PL/SQL (Oracle)

O bom e velho arquivo, é impressionante como lidamos com seus vários tipos durante todos os dias, bom hoje vamos mostrar um jeito simples de se escrever e ler arquivos apenas com a codificação nativa do Oracle. A primeira coisa a fazer é criar um diretório válido configurado no Oracle, e permissões de acesso a esse diretório para o usuário de banco onde faremos o exemplo, sendo assim suponhamos que nosso usuário de banco se chame programero, e nosso diretório real esteja em c:\programero, então logado como SYSTEM devemos executar os seguintes comandos: 1: -- cria diretorio 2: create or replace directory DIR_PROGRAMERO as ' C:\PROGRAMERO '; 3: -- concede permissão de escrita e leitura para nosso usuário 4: grant read , write on directory DIR_PROGRAMERO to PROGRAMERO; Para escrever, basicamente precisamos apenas saber onde esse arquivo ficará, no nosso caso no diretório criado acima, segue o código de escrita: 1: declare 2: -- nosso handler 3: v_a...

Iniciar e Parar Serviços do Windows (Delphi)

Em certas ocasiões nos deparamos com a necessidade de manipular determinadas atividades do SO, como iniciar ou parar um banco de dados, ou qualquer outro serviço que esteja funcionando no momento. Segue abaixo um código que encontrei na Internet para tal finalidade (não me recordo à fonte, assim que eu a encontrar colocarei). Iniciar Serviço: uses WinSvc; // // start service // // return TRUE if successful // // sMachine: //   machine name, ie: \SERVER //   empty = local machine // // sService //   service name, ie: Alerter // function ServiceStart(   sMachine,   sService : string ) : boolean; var   //   // service control   // manager handle   schm,   //   // service handle   schs   : SC_Handle;   //   // service status   ss     : TServiceStatus;   //   // te...