Planejar é útil, seguir cegamente os planos é burrice
É muito tentador desenhar inúmeros gráficos. Todo o trabalho que precisa ser feito em um projeto de grande porte aparece ali, detalhado, para todos verem, mas quando se deparam com a realidade, os planos desabam. Inclua no seu método de trabalho a possibilidade de mudança, descoberta e inovação.
Inspeção e adaptação
De tempos em tempos, pare o que está fazendo, revise o que já fez e verifique se deveria continuar fazendo a mesma coisa ou se existe uma maneira melhor de fazer.
Mude ou morra
Agarrar-se ao modo antigo de fazer as coisas – comando, controle e previsibilidade rígida – só resultará em fracassos. Nesse meio-tempo, o concorrente que estiver disposto a inovar vai deixar você para trás.
Fracasse rápido para que possa corrigir o problema quanto antes
A cultura corporativa costuma dar mais valor a formulários, procedimentos e reuniões do que à criação de valor concreto, que possa ser verificado a curtos intervalos de tempo pelos usuários. O trabalho que não resulta em valor real é loucura. Trabalhar em um produto em ciclos curtos permite que se obtenha o feedback do usuário logo no começo do desenvolvimento. Assim, você pode eliminar imediatamente tudo aquilo que constitui um desperdício óbvio de esforço.
Trechos do excelente livro "Scrum: The Art of Doing Twice The Work in Half The Time" de Jeff Sutherland
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.