Pular para o conteúdo principal

Como acessar objetos da Master Pages (.NET)

 

Muitas vezes imaginamos rotinas genéricas a serem usadas por todas as nossa páginas, como por exemplo uma determinada mensagem em certa região, se essa região for justamente um ponto em comum a todas como um espaço da Master Page como deveríamos proceder?

image

Simples, primeiro na página a efetuar a alteração devemos colocar uma tag indicando o tipo de nossa Master Page:

<%@ MasterType VirtualPath="~/Padrao.Master" %>

Em seguida para alterar a propriedade de um Label por exemplo precisaremos de um método na Master Page (code behind) que o faça:

public void insereMsg(String msg){

Label1.Text = msg;

}

E agora para finalizar na página (code behind) apenas chamamos o método da Master Page:

this.Master.insereMsg(“Nova mensagem !!!”);

 

É isso, bem simples, agora com uma boa padronização podemos diminuir consideravelmente nosso código.

Comentários

  1. Como meu banner foi feito por uma amiga agora a conta dela expirou, estou procurando solucionar o problema.

    ResponderExcluir
  2. Oi Du, como vai?
    Faz tempo que não te importuno, passei em alguns blogs hoje e vi que vc também os segue como eu.
    Desculpe invadir sua área de comentários novamente, mas não tem outro jeito de falar com vc.
    Valeu Du!
    Inté!

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos fico no aguardo então e Susi você nunca me importuna, adoro seus comentários, bjos...

    ResponderExcluir
  4. Tentei fazer, mais apresenta o erro:
    Circular file references are not allowed.

    já tentei setar batch=false em Web.Config e o erro continua.

    Pode me ajudar?
    E-mail/MSN: erivandosena@bol.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.

Mais visitadas

Listar arquivos existentes em diretório (Delphi)

Mostraremos uma maneira simples e prática para listar o conteúdo de um diretório com a opção de incluir nessa listagem os arquivos de seus subdiretórios. No exemplo abaixo temos um Edit para receber o diretório a ser pesquisado um CheckBox para indicar se os subdiretórios entrarão na pesquisa um botão para efetuar a pesquisa e um Memo para listar os arquivos encontrados, no final um Edit que receberá o cálculo final (em bytes) da soma do tamanho dos arquivos. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin   tamanhoTotal := 0;   memLista.Lines.Clear;   ListarArquivos(edtDiretorio.Text, chkSub.Checked);   Edit1.Text := IntToStr( tamanhoTotal ); end; procedure TForm1.ListarArquivos(Diretorio: string; Sub:Boolean); var   F: TSearchRec;   Ret: Integer;   TempNome: string; begin   Ret := FindFirst(Diretorio+'\*.*', faAnyFile, F);   try     while Ret = 0 do ...

Alterar cores do PageControl (Delphi)

O padrão Windows todo cinza não é muito atraente, por isso quando nos utilizarmos do PageControl podemos alterar suas cores e fontes da seguinte maneira: Em primeiro lugar devemos alterar a propriedade OwnerDraw para TRUE ; Depois implementar seu método DrawTab da seguinte maneira: //pinta a fonte Control.Canvas.Font.Color:=clBlack; // // pinta a paleta / aba Control.Canvas.brush.Color:=clSkyBlue; PageControl1.Canvas.Rectangle(Rect); Control.Canvas.TextOut(Rect.left+5,Rect.top+3,PageControl1.Pages[tabindex].Caption); // pinta a parte interna (tabsheet) PageControl1.Pages[TabIndex].brush.Color := Control.Canvas.brush.Color; PageControl1.Pages[TabIndex].Repaint; Caso a intenção seja manter cada aba com seu próprio estilo basta adicionar um CASE filtrando o índice das abas: case TabIndex of   0: Control.Canvas.Font.Color:=clBlack;   1: Control.Canvas.Font.Color:=clWindow; ...

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width := ...