A algum tempo a cloud computing tem se mantido nas principais publicações de tecnologia, figurando como um dos (ou o) assunto de maior destaque. Vista com muita desconfiança no inicio hoje já é cotada como solução para determinados casos em grandes empresas.
Mas em que ela consiste afinal de contas ?
Segundo a Wikipédia “A nuvem computacional ou cloud computing consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos). “
A idéia é que ao invés de termos uma estrutura local, com estações e servidores acessando aplicações em rede e/ou locais, haveria uma estrutura na internet que proveria as aplicações sendo necessário apenas estações com acesso a web e os já conhecidos dispositivos de entrada e saída.
O grande problema ainda é o fato de armazenar dados longe do alcance dos olhos, ninguém fica muito a vontade com a idéia de ter seus dados em algum lugar distante e de certo modo acessíveis a terceiros. Isso sem mencionar a disponibilidade, apesar que o tempo que já presenciamos o Google parado, por exemplo, é bem inferior ao tempo perdido muitas vezes com atualizações em servidores locais.
Na InformationWeek de agosto o assunto computação em nuvem foi matéria de capa e várias empresas foram citadas quanto ao uso do novo modelo, porém percebe-se que mesmo essas empresas reconhecem que apenas tarefas não vitais são colocadas em nuvem, o dia em que dados realmente importantes sejam transferidos para ela parece ainda um tanto distante, pelo menos não da maneira que conhecemos o modelo atual.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.