Pular para o conteúdo principal

React - State

No exemplo anterior vimos o "props", capaz de armazenar propriedades que podem ser compartilhadas entre os componentes, e hoje veremos o "state", ambos são parecidos, porém o "state" é privado e controlado integralmente pelo componente. Também veremos eventos que serão capazes de alterar o estado de nosso componente assim como veremos como se comporta o ciclo de vida de um componente.

State

Como já foi dito, o "state" é privado e pertence ao componente, ele também possui outras peculiaridades:

Modificando o estado

Só é permitida a atribuição no construtor da classe, logo a única forma de alterar um valor no estado é por meio do método "setState", abaixo exemplo de atribuição no construtor e de alteração em um método chamado "alterarEstado":

cosntructor(props) {
    super(props);
    this.state = { nome: 'Adamastor'};
}

alterarEstado(novoNome) {
    this.setState({
        nome: novoNome
    });
}

Atualizações assíncronas

Como um valor em "props" ou em "state" pode ser assíncrono, caso seja necessário usar seus valores para atualizar o estado devemos faze-lo por meio de uma variação do "setState", que aceita uma função:

this.setState((state, props) => ({
    nome: state.nome,
    salario: props.salario
}));

Atualizações mescladas

Se o estado possuir várias propriedades, podemos atualiza-las de forma separada e em momentos distintos:

cosntructor(props) {
    super(props);
    this.state = { 
        pessoas: [],
        compras: []
    };
}

preencherPessoas(pessoasDoCadastro) {
    this.setState({
        pessoas: pessoasDoCadastro
    });
}

preencherCompras(comprasRealizadas) {
    this.setState({
        compras: comprasRealizadas
    });
}

Fluxo unidirecional

Podemos considerar a árvore de componentes como uma cascata, o estado de cada componente é uma fonte de água adicional unida em um ponto arbitrário cujo fluxo continua a fluir para baixo. Isso quer dizer que se tivermos um componente pai e outro filho (dentro de pai), podemos passar o estado do pai para o filho, mas não o contrário.

Exemplo

No projeto de exemplo criaremos dois componentes, "produto" e "detalhes de entrega", onde no componente "produto" teremos as informações referentes a nome e quantidade, onde a quantidade poderá ser incrementada por meio de um botão, o componente "detalhes de entrega" mostra o nome do produto e detalhes da entrega.

O componente "detalhes de entrega" será usado pelo componente "produto" que passará um de seus valores de estado como uma propriedade, desse modo exemplificaremos um exemplo de uso de estado, com sua criação e atualização e mostraremos um exemplo de compartilhamento de estado de um pai para um filho (fluxo de dados top-down)

Na classe "Produto" a criação do estado, sua atualização e a passagem do estado ao componente filho:

    constructor(props) {
        super(props);
        this.state = {
            nome: 'Jogo',
            quantidade: 1
        }

        this.adicionarProduto = this.adicionarProduto.bind(this);
    }

    adicionarProduto() {
        this.setState((state=> ({
            quantidade: state.quantidade + 1
        }));
    }
...
<DetalheEntrega produto={this.state.nome}></DetalheEntrega>

Na classe "DetalheEntrega" o uso da propriedade recebida:

    constructor(props) {
        super(props);
        this.state = {
            produto: props.produto,
            detalhes: 'Será entregue na rua das flores'
        }
    }

    render() {
      return (
            <div>
                <p>Entrega de {this.state.produto}</p>
                Detalhes: {this.state.detalhes}
            </div>
        );
    }

Projeto completo aqui.

Comentários

Mais visitadas

Funções de data Oracle

  Com o Oracle é possível obter uma série de resultados a partir de uma ou mais datas, como por exemplo verificar o último dia do mês ou verificar a quantidade de meses entre duas datas, então vamos a alguns exemplos:   Data atual do sistema: SYSDATE Remover meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, -1) Adicionar meses de uma data: ADD_MONTHS(SYSDATE, +1) Buscar o último dia do mês: LAST_DAY(SYSDATE) Primeiro dia do mês: TRUNC(SYSDATE, ‘MONTH’) Quantidade de meses entre duas datas: MONTHS_BETWEEN(SYSDATE, ‘27/07/1982’) Primeiro dia do ano: TRUNC(SYSDATE, ‘YEAR’) Dias da semana: DECODE( TO_NUMBER( TO_CHAR          (SYSDATE, ‘D’) ) ,1, ‘domingo’ ,2, ‘segunda-feira’ ,3, ‘terça-feira’ ,4, ‘quarta-feira’ ,5, ‘quinta-feira’ ,6, ‘sexta-feira’ ,7,’sábado’ )

Funções de Data e Hora (Delphi)

É muito comum nos depararmos no dia a dia com a necessidade de manipular datas e horas, seja para um calculo de permanência, dias de atraso enfim, é praticamente escapar de alguma situação que necessite desse tipo de controle. Assim como a necessidade e se utilizar algum recurso para manipular as datas e horas de alguma maneira e freqüente, as duvidas de como o faze-lo também é, basta um breve olhar em qualquer fórum especializado e lá está, alguma duvida relacionada, por isso decidi falar um pouco sobre uma unit muito poderosa chamada DateUtils para a manipulação de data e hora, com um grande numero de métodos e classes que facilitam a vida de qualquer um. Alguns exemplos: CompareDate(constA, B: TDateTime): TValueRelationship; Compara apenas a data de dois valores (do tipo TDateTime) retornando: LessThanValue O primeiro valor é menor que o segundo EqualsValue Os valores são iguais GreaterThanValue O primeiro valor é maior que o segundo CompareDateTime(const A, B: TD

Como Verificar se um Objeto Existe (Delphi)

Em alguns momentos surge a necessidade de verificar se um determinado objeto existe, ou seja se já foi criado, principalmente quando se trabalha com criação dinâmica em tempo de execução, então vamos ao exemplo: - Vamos criar uma variável, um vetor do tipo caixa de texto: var Minha_caixa : array of TEdit; - Em seguida definir o tamanho desse vetor, no caso será dez: setLength(Minha_caixa, 10) - Agora iremos criar nossa caixa de texto: // lembrando que o vetor inicia em zero // logo o índice final é o tamanho total - 1 for vl_i := 0 to Length(Minha_caixa) -1 do begin Minha_caixa[vl_i] := TEdit.Create(self); with Minha_caixa[vl_i] do begin Parent := Self; Name := 'Caixa_N'+IntToStr(vl_i); Text := 'Esta é a '+IntToStr(vl_i)+' º caixa !'; ReadOnly := true; Height := 21; Width :=