Pesquisar no Programero

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A nuvem em alta

 

A algum tempo a cloud computing tem se mantido nas principais publicações de tecnologia, figurando como um dos (ou o) assunto de maior destaque. Vista com muita desconfiança no inicio hoje já é cotada como solução para determinados casos em grandes empresas.

Mas em que ela consiste afinal de contas ?

image Segundo a Wikipédia A nuvem computacional ou cloud computing consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos).

A idéia é que ao invés de termos uma estrutura local, com estações e servidores acessando aplicações em rede e/ou locais, haveria uma estrutura na internet que proveria as aplicações sendo necessário apenas estações com acesso a web e os já conhecidos dispositivos de entrada e saída.

O grande problema ainda é o fato de armazenar dados longe do alcance dos olhos, ninguém fica muito a vontade com a idéia de ter seus dados em algum lugar distante e de certo modo acessíveis a terceiros. Isso sem mencionar a disponibilidade, apesar que o tempo que já presenciamos o Google parado, por exemplo, é bem inferior ao tempo perdido muitas vezes com atualizações em servidores locais.

image

Na InformationWeek de agosto o assunto computação em nuvem foi matéria de capa e várias empresas foram citadas quanto ao uso do novo modelo, porém percebe-se que mesmo essas empresas reconhecem que apenas tarefas não vitais são colocadas em nuvem, o dia em que dados realmente importantes sejam transferidos para ela parece ainda um tanto distante, pelo menos não da maneira que conhecemos o modelo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Participar do programero, fique a vontade para agradecer, retificar, perguntar ou sugerir.